CulturaNotícias

Evento de artes integradas promove encontro entre os diversos setores da cultura neste sábado (04)

Class News

Trabalhadoras/es da cultura e comunidade poderão prestigiar diversas ações e manifestações artístico-culturais durante o EncontrARTE, que acontecerá das 14h às 20h30, no espaço cultural da FETEG

Com o objetivo de promover o encontro entre os diversos setores da cultura, a Federação de Teatro de Goiás (FETEG) realizará, neste sábado (04), o EncontrARTE, um evento de artes integradas. Feira de brechós, apresentações de música, teatro, dança e malabarismo, exposição de colagens, exibições de curtas metragens, muralismo, atividade de educação ambiental sobre gestão de resíduos a partir da compostagem comunitária e quadrilha junina integram a programação, que começa às 14 horas. A entrada é gratuita, mas a entidade convida o público a contribuir com a doação de 1kg de alimento não perecível ou uma peça de agasalho, que será destinado para instituições sociais.

O evento também marca o encerramento do curso gratuito de Produção Cultural ministrado pela FETEG, em Goiânia, sendo um espaço para alunas/os colocarem em prática os aprendizados e trocas feitas ao longo da formação, que teve início em abril, com o objetivo de capacitar agentes culturais para o enfrentamento das novas condições de produção cultural, considerando os impactos da pandemia da Covid-19.

O EncontrARTE acontecerá no Espaço Cultural da FETEG, que fica na Rua 88, nº 646, no Setor Sul, em Goiânia, e será aberto para trabalhadoras/es da cultura e toda comunidade.

O projeto
O curso de Produção Cultural integra o Projeto EncontrARTE, uma realização da FETEG em parceria com o Ministério do Turismo, a Secretaria Especial da Cultura e a Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Elias Vaz. O projeto, que está sendo desenvolvido nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Cavalcante, ainda inclui formações de teatro e musicalização, um Seminário da FETEG e a produção de quatro web séries.

Tudo isso com a proposta de mitigar os efeitos negativos da pandemia da Covid-19 na produção cultural, com a execução de ações que permitam a articulação de perspectiva de geração de renda como exercício dos direitos culturais, a geração de ideias para o retorno sustentável da produção artística pós pandemia e a garantia da diversidade brasileira com a capacitação dos segmentos culturais mais vulneráveis e atingidos pelo impacto da pandemia.

“O projeto reúne ações culturais para fomentar uma ocupação mais potente da arte em nossas cidades, problematizando os aspectos simbólicos e estruturais do nosso território. Para tanto, aposta na formação cultural como ação transformadora que permitirá maior visibilidade, cidadania e exercício dos direitos culturais destes agrupamentos de ativistas que são, por natureza, provenientes dos segmentos vulneráveis de nossa população”, destaca Constantino Isidoro, um dos idealizadores do projeto.

PROGRAMAÇÃO
14h-18h – Feira de Brechós / Gestão de Resíduos – Educação ambiental a partir da compostagem comunitária – Cecília Kanda
14h-14h30 – Show de abertura com o Babalorixá Alex de Xangô – Movimento Agô
14h30-15h – Solenidades e Certificações
15h-15h30 – Laroyê está em casa – Casa de Laroyê
15h30-17h – Cineclube / Cineclubismo de Goiás – Eduardo Alonso
16h-18h – [Histórias Encaixotadas] – Teatro Lambe-Lambe – Varanda Teatro
17h – Espetáculo de Dança com Camila Ribeiro
17h30-20h – Miniexposição Afrociberdelia – Victor Queiroz
18h – Pequi Elétrico, música e projeção – Amanda Mushroom e José Alves
18h30 – Intervenções Hip Hop: Show de Inà Avessa e Muralismo com Clébio Barboza
19h30 – Arraiá EncontrARTE
20h30 – Encerramento

SERVIÇO
EncontrARTE Goiânia
Data: 04/06/2022 (sábado)
Horário: 14h às 20h30
Local: Federação de Teatro de Goiás (FETEG) – Rua 88, nº 646, Setor Sul, Goiânia – GO
Entrada: 1kg de alimento não perecível ou uma peça de agasalho
Mais informações: @encontrartegoiania

Delson Carlos

Delson Carlos, Assessor de imprensa,Profissional de Marketing , colunista social, passou pelo: Jornal A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás . Há 10 anos, escreve a coluna social Paparazzi, do Jornal Diário de Aparecida. Editor da Revista Class. formando em Marketing e pós-graduado em Marketing digital. Estudioso das redes sociais.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo