Viagem

Bora Bora – A mais bela ilha do Pacífico

Class News

Considerada a ilha mais romântica da Polinésia Francesa, Bora Bora é destino de viagem tradicional para quem está lua de mel e para os casais em geral que desejam conhecer o irresistível cenário das ilhas polinésias. Conhecida como a “pérola da Polinésia” e considerada por muitos a mais bela ilha do Pacífico, Bora Bora fica a 278 quilômetros do Tahiti, o que equivale a 45 minutos de voo. Além das praias de areia branca e do mar azul-esverdeado, o destino atrai os turistas por seus hotéis e resorts luxuosos, com bangalôs que adentram a água. Uma das grandes vantagens de se hospedar em Bora Bora é admirar o azul impressionante do oceano do seu próprio bangalô, simplesmente olhando para baixo dos seus pés, pois muitos deles ficam sobre a água e têm parte do chão de vidro.

Os “motus” (ilhotas) foram um cordão, criando uma barreira natural que represam as águas do oceano e dão a ilusão de que o turista está diante de uma grande lagoa azul. Já as tranquilas praias formam o cenário ideal para esportes náuticos. Entre as opções de passeios, é possível fazer cruzeiros em catamarãs para apreciar o pôr do sol, piqueniques dentro da água ou excursões às motus. Quem gosta de mergulho pode apreciar corais, raias e muitos peixes coloridos. Na região, pode-se nadar, mergulhar, praticar windsurfe, andar de jet-ski, passear no fundo do mar de lagoonarium, um veículo dotado de um domo que lembra um pequeno submarino, entre muitas outras atividades. Para os aventureiros há também alguns roteiros incluindo escaladas.

Também na ilha fica o Monte Otemanu, um vulcão que parece um castelo e que figura em algumas listas entre os vulcões mais bonitos do planeta. Além disso, durante a Segunda Guerra Mundial, o exército americano, sob o pretexto de proteger o território francês da Polinésia dos soldados japoneses, ergueram alguns “bunkers” na ilha e até hoje é possível encontrar canhões por lá. Os amantes da aventura podem explorar antigas fortificações de quando Bora Bora foi uma base militar. Para quem gosta de compras, há artesanato, roupas, objetos de arte e outros produtos, mas as peças feitas com pérolas são a grande atração. Variados bares e restaurantes completam a infraestrutura local. A temperatura média anual é de 28?C, sendo o verão (de novembro a abril) o período mais chuvoso e o inverno (maio a outubro) com dias mais secos. A água do mar registra temperatura em torno de 26 °C.

Como chegar

Para aqueles que planejam visitar a ilha da Polinésia Francesa, é preciso fazer algumas paradas no meio do caminho. A forma mais fácil é por avião, encarando primeiro uma conexão em Santiago do Chile. Da capital chilena até Papeete, capital da Polinésia, são cerca de 10 horas de viagem. Uma das companhias aéreas que oferece o itinerário é a LATAM, então fique de olho nas passagens para não pagar valores exorbitantes!

Já em Papeete, o turista deverá pegar um avião com voo doméstico para o Aeroporto de Bora Bora, que não fica situado na ilha principal. Nesse trecho são mais 45 minutos de viagem, sendo que a companhia aérea Air Tahiti é uma das principais a fazer o itinerário. Se você está em outra ilha da Polinésia Francesa, é possível chegar também a Bora Bora. Algumas das possibilidades são a partir de Raiatea e Moorea, por exemplo.

Uma vez em Bora Bora, o turista deverá fazer o trajeto até a sua hospedagem via barco. Muitos dos hotéis e resorts da região disponibilizam um receptivo já no aeroporto, recebendo seus clientes na saída dos voos e encaminhando para suas embarcações oficiais (que são incumbidas de fazer a parte final do traslado). Caso o hotel que você esteja hospedado não disponibilize essa alternativa, é necessário pegar uma balsa pública para chegar à Bora Bora.

Outra forma de chegar à ilha paradisíaca é por meio de cruzeiros. Nesse caso, vale lembrar que as paradas são mais rápidas e não permitem que o viajante conheça a fundo o ambiente ao redor. Em todo caso, é uma boa pedida para quem quiser aliar a viagem em um navio luxuoso com uma paisagem incrível de background. Algumas das companhias que oferecem o tour são a Royal Caribbean e a MSC Cruzeiros.

Vida noturna

Definitivamente agitação não é o forte da ilha paradisíaca. Muito procurada por casais, especialmente em lua de mel, Bora Bora tem uma atmosfera que se divide entre as manhãs regadas a muito sol e noites tranquilas dentro de hotéis e resorts. Para aqueles que não dispensam agito, a dica é passar alguns dias em Papeete, que possui uma grande diversidade de bares, casas noturnas e estabelecimentos de música ao vivo.

Mas e o que fazer em Bora Bora? Bom, por lá a dica é desacelerar e curtir a contato direto com a natureza – além de aproveitar a sua companhia! Se quiser ampliar a sua experiência, opte por um hotel ou resort mais completo que proporcione opções extras aos hóspedes. Isso porque a maioria dos turistas aproveita a noite apenas para beber um drink no deck ou então jantar no restaurante do complexo. Como nesses casos a hospedagem tem um peso bem grande, escolha bem o lugar que ficará para não se arrepender depois.

Alguns hotéis oferecem também shows – principalmente de danças típicas da Polinésia Francesa – para entreter seus hóspedes durante a estadia na ilha. Essa é uma boa opção para quem quer ver algo diferente por lá. Agora se você está em uma acomodação mais modesta, a boa pedida é reservar um jantar em algum dos resorts top de linha da região. Boas alternativas são o Four Seasons Bora Bora e o St. Regis Bora Bora.

É possível também tentar uma aventura e ir jantar em algum restaurante fora do seu hotel. Para isso, você precisará combinar um horário com os barqueiros – para que eles possam fazer a travessia até a ilha principal. Em todo caso, coloque na balança se essa experiência vale a pena, pois muitas vezes ela poderá causar mais transtorno do que distração.

Onde se hospedar:

Four Seasons Resort Bora Bora – Com vista para as magníficas águas azul-turquesa de uma praia privativa, o Four Seasons Resort Bora Bora possui luxuosos bangalôs sobre a água e vilas à beira-mar com vista para o Monte Otemanu. Depois de um treino revigorante na academia ao ar livre, você pode usufruir de uma tarde de tratamento personalizado no spa em frente ao mar. O Four Seasons Resort está localizado em Point Matira em Bora Bora, que foi eleita “a melhor ilha do mundo” pelo U.S. News em 2012. O Aeroporto Motu Mute fica a 15 minutos de barco da propriedade. O resort dispõe de piscina infinita, quadra de tênis e passeios gratuitos guiados de mergulho com snorkel no santuário da lagoa, habitada por diversos animais marinhos exóticos. Você também pode desfrutar de caiaque, passeios de catamarã, windsurf e alimentação de tubarões. Os bangalôs e vilas são espaçosos e possuem móveis de madeira tradicional, pé-direito alto e telhado de palha. Todas as acomodações dispõem de macios travesseiros de plumas e base para iPod. Você pode experimentar uma variedade de pratos nos 4 restaurantes no local, que oferecem especialidades da polinésia, francesas e asiáticas. O Sunset Bar & Lounge é o local perfeito para terminar seu dia, assistindo o pôr do sol sobre a lagoa. Essa acomodação também tem uma das localizações mais bem avaliadas em Bora Bora! Os hóspedes estão mais felizes com ela, em comparação a outras acomodações na região.

Hilton Bora Bora Nui Resort and Spa – Esta acomodação está a 1 minuto de caminhada da praia. Com localização exclusiva em uma enseada privativa em Motu To’opua, o Conrad Bora Bora Nui apresenta vista panorâmica do mar azul e uma praia de areia branca. A propriedade dispõe de villas de luxo flutuando sobre as águas azul-turquesa da lagoa e também no alto da colina. Você pode desfrutar da piscina de borda infinita, usufruir de tratamentos personalizados no spa diurno e saborear a culinária requintada nos 4 restaurantes. As villas reformadas com ar-condicionado apresentam piso de madeira e um banheiro elegante revestido em mármore. Todas as villas incluem uma ampla área de estar com TV de tela plana a cabo, além de um menu de travesseiros personalizável, closet com penteadeira e uma seleção de bebidas de cortesia. Algumas villas oferecem piscinas infinitas privativas de imersão e redes de catamarã com vista do oceano. O resort oferece 3 bares, clube infantil, spa no alto da colina e academia. Para sua comodidade, o WiFi é gratuito em todos os ambientes. O Conrad Bora Bora Nui fica a aproximadamente 20 minutos de barco do Aeroporto de Bora Bora.

The St Regis Bora Bora Resort – Localizado na ilha tropical de Bora Bora, à beira-mar, o St Regis Resort apresenta 2 piscinas, 2 bares, 4 restaurantes e um spa luxuoso. Todas as acomodações possuem uma varanda com vista panorâmica da lagoa ou das ilhas vizinhas. O St Regis Bora Bora Resort fica a 10 minutos de carro dos Montes Otemanu e Pahia. A propriedade está ainda a 15 minutos de barco do Aeroporto de Bora Bora. Já a vila de Vaitape fica a 20 minutos de barco e de carro. As villas dispõem de ar-condicionado, esculturas polinésias esculpidas à mão, decoração em madeira exótica e um banheiro revestido em mármore italiano com banheira e chuveiro com efeito de chuva. Algumas villas têm uma piscina de imersão privativa, banheira de hidromassagem ou chuveiro ao ar livre. Situado sobre as águas azuis, o Le Lagoon Restaurant serve gastronomia da polinésia, acompanhada pela vista do Monte Otemanu. Além disso, o Te-Pahu serve pratos grelhados de estilo mediterrâneo, e você pode desfrutar de sushi, frutos do mar e saquê no Sushi Tome Restaurant. Se preferir, você também pode saborear pratos da gastronomia italiana no Far Niente. O Miri Miri Spa conta com serviços de massagem, saunas seca e a vapor, hammam (banho turco) e tratamentos de beleza. Outras comodidades incluem serviço de mordomo e uma academia aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você pode ainda usufruir gratuitamente de equipamentos para mergulho com snorkel e windsurfe, além de cabanas à beira da praia e guarda-sóis. Para sua comodidade, o WiFi é gratuito em todos os ambientes.

Le Meridien Bora Bora – Localizado em uma praia deserta sem estrada de acesso, o Le Méridien oferece vista panorâmica da Lagoa Bora Bora até o Monte Otemanu. As instalações incluem um centro de proteção de tartarugas marinhas, piscina infinita e 2 restaurantes. Você pode escolher entre os bangalôs sobre a água e de frente para o mar, ou suítes e villas com piscina privativa de frente para a praia. Todas as acomodações dispõem de cofre, TV via satélite, base para iPod e frigobar. Equipamentos de mergulho com snorkel, caiaques, canoas e pedalinhos estão disponíveis gratuitamente. Você também pode relaxar com os diversos tratamentos corporais e massagens no spa. O Restaurante Le Tipanie possui vista da lagoa, e serve culinárias da Polinésia, asiática e ocidental. Já o restaurante Le Te Ava permite que você faça suas refeições com os pés na areia, e o Bar Miki Miki oferece vista da praia. O Aeroporto Motu Mute fica a 9 km.

 

Onde fazer as refeições com sofisticação:

Lagoon Restaurant by Jean-Georges

St James Bora Bora

The Chef’s Table by La Villa

Bam Boo

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo