Cultura

Ballet goiano a caminho de Cuba

Bailarinos e coreógrafos goianos estão em Cuba em um mês dedicado à especialização e todo o conhecimento será compartilhado em Goiânia, no próximo mês de agosto com oficinas públicas e apresentações. Leidy Escobar, Marcus Vinícius Nascimento, Caroline Escobar e Danielly Marques fazem parte do projeto Ballet Cubano a caminho de Cuba, beneficiado pela Lei Goyazes, da Prefeitura Municipal de Goiânia e participam de um curso no Pro Danza, de Cuba.

Leidy é cubana, bailarina e maitre com mais de 50 anos mostra a boa forma e é dona de um currículo invejável. Foi primeira bailarina do Ballet de Cuba e já dançou grandes ballets como Giselle e o Lago dos Cisnes. Em Goiânia tem uma companhia de dança que leva o próprio nome e das integrantes foram Caroline e Danielly. Marcus, também coreógrafo e bailarino, é graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós-graduado em Sistema Laban/Bartenieff pela Faculdade de Dança Angel Vianna do Rio de Janeiro (RJ).

Marcos explica que, no retorno da viagem haverá um curso oferecido à comunidade entre os dias 6 a 10 de agosto, no Dançarte Cia de Dança. No dia 11 está prevista uma apresentação no Teatro Sesi e, além da equipe que foi para Cuba, os alunos da oficina participarão do espetáculo. “No total, 20 vagas serão oferecidas para a comunidade.Esses bailarinos farão aulas de ballet clássico e participarão de uma montagem coreográfica que será apresentada dia 11”, completa Marcus.

De volta à terra natal, Leidy afirma que está muito feliz em participar deste projeto e trazer, novamente a Goiânia, um pouco do ballet cubano. “O ballet de Cuba é referência mundial e teremos a oportunidade de trazer novidades para compartilhar com bailarinos goianos. É uma oportunidade ímpar”, finalizou.

 

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo