Notícias

Brasil é Segundo País com Maior Nível de Estresse do Mundo

Class News

Naturóloga esclarece principais dúvidas e dá dicas de como tratar e/ou aliviar os sintomas. Em cada 10 pessoas brasileiras 3 sofrem desse mau

De acordo com levantamento do International Stress Management Association, a população brasileira está entre em uma das mais estressadas do mundo. Segundo a entidade, o Brasil é o segundo país do planeta com o maior nível de estresse. Esse é apenas um dos dados que alerta sobre a importância de debater o assunto e procurar métodos para se livrar desse mau.

De cada dez trabalhadores brasileiros, pelo menos três sofrem da chamada síndrome de Burnout, que seria o esgotamento mental intenso, causado por pressões no ambiente profissional. De acordo com a pesquisa, os mais afetados são os profissionais que lidam diretamente com o público, como médicos, professores e enfermeiros. “O Stress infelizmente, a cada dia tem sido o grande norteador de nossas vidas! Nossas reações, alterações de saúde física e emocionais são em grande maioria resultado do excesso de tensão gerados”, destaca a naturóloga Giane Honorato Braga.

Giane é graduada em Naturólogia pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, especialista em Iridologia Alemã e Metodo Ray Id, e em Fitoterapia Clínica e Nutracêutica. Ela atua na área clínica e Spa há 12 anos com Terapia Floral, Frequências Quânticos, Aromaterapia, Fitoterapia, Iridologia e outras práticas. E ainda docência para graduação em estética e cursos na área de Terapias Integrativas e Complementares. Responsável pelo desenvolvimento da Identidade Olfativa, técnicas e produtos terapêuticos exclusivos Mandarin SPA Urbano.

Com esse currículo admirável a profissional explica que o nosso organismo tem a capacidade inata de lidar com situações de estresse, como se nosso dia fosse uma montanha russa e em alguns momentos subimos, descemos, looping. O problema é quando nós mantemos em looping todo o tempo.

Como aliviar o estresse?

Segundo Giane, que também é sócia juntamente com o Deborah Faria e Cadu Fedato, do Mandarin SPA Urbano, alguns caminhos simples, mas eficazes podem ser realizados para minimizar esse impacto, criando rotinas e hábitos que podem ajudar muito no dia a dia, como:

– Terapias Integrativas e Complementares são grandes ferramentas para nos conhecermos ainda mais, além de aliviar nosso estresse, otimizar nossa saúde, fazendo com que adoeçamos menos, melhoram nossa qualidade de sono o que contribui imensamente para menos tensão, diminuição de quadros de ansiedade, dores musculares, nos levando a um quadro de saúde de forma Integrativa, observando o indivíduo como um todo. Algumas delas são: aromaterapia, terapia floral, banhos terapêuticos, massagens Ayurvédica cromoterapia, acupuntura e outras.

– Trazer o foco para a respiração por alguns minutos de forma simples, apenas inspirando e expirando amplamente e de forma consciente. Alguns ciclos de respiração já garantirão uma mente mais clara, uma sensação de calma e um olhar ampliado sobre a situação do momento. Pois em momentos de muita tensão normalmente nossa respiração é bem curta.

– Comece pelo principal! Parece óbvio, mas o tempo todo nos distraímos e nos tornamos grandes “desperdiçadores de tempo”, procrastinando, acumulando ainda mais tensão! Logo pela manhã devemos realizar as atividades mais importantes do nosso dia, as que nos requerem a maior energia e entrega. Alguns autores apontam que a primeira hora do dia deve ser dedicada a pessoa mais importante de sua vida, você! Usando este momento para uma prática meditativa, exercícios respiratórios, atividade física, leitura, exercícios mentais para “desenhar o dia”, entre outros. Mesmo que cada um destes com tempos curtos, mas que se tornem um hábito em sua vida e utilizando essa primeira pra si! Sem celulares, redes sociais, e-mails. E a partir dessa comece sempre pelo que elegeu em seu dia anterior que seria a sua terça mais importante do dia e assim por diante!

– Alimentação saudável e atividades físicas são fundamentais. Lembrando também que nos alimentamos não somente do que comemos, mas do que ouvimos, das pessoas com quem nos relacionamos, músicas, livros e todas essas escolhas que fazemos assim como na alimentação, nutrem (ou não ) nossa alma, nossas emoções e podem gerar um Mindset de tensão, ansiedade, tristeza, irritabilidade.

– Auto responsabilidade – em muitas vezes delegamos aos outros e a causas externas o motivo de nosso estresse, porém a capacidade de lidar com as situações de estresse só aumenta, nos tornando mais resilientes quando observamos nossa responsabilidade na situação.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo