GastronomiaNotíciasSaúde

Tem sentido cansaço? Boa alimentação ajuda a combater a fadiga e o estresse

Class News

Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas de alimentos para melhorar a disposição e qualidade de vida

O cuidado com a saúde e o bem-estar está diretamente ligado a uma dieta saudável e equilibrada. Quem come bem tem mais disposição para as atividades do dia a dia e fica menos suscetível a doenças. A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, alerta que a má alimentação pode favorecer sintomas como fadiga, cansaço, estresse, má qualidade do sono, má digestão, alterações do funcionamento do intestino, além de queda na imunidade.

A especialista observa que o consumo de fontes de vitamina C, como laranja, mexerica, caqui, abacaxi e kiwi amarelo, por exemplo, reforça o sistema imunológico e aumenta a disposição. “Outros nutrientes essenciais para a imunidade, como zinco e selênio, podem ser encontrados nas carnes, nos feijões e nas castanhas”, ensina.

Consumir boas fontes de ferro, vitaminas A, B12, B9 e zinco, ajuda na prevenção da anemia, que pode causar cansaço excessivo e sonolência. “Esses nutrientes são facilmente encontrados nas carnes, feijões, vegetais verdes escuros, ovos, cereais integrais e castanha”, indica a nutricionista.

Renata explica que para aproveitar melhor os nutrientes da dieta alimentar e melhorar a qualidade de vida, é fundamental uma boa hidratação ao longo do dia. “Todas as reações metabólicas do nosso corpo dependem de água e, sem ela, sintomas intestinais, gástricos, dores de cabeça, fadiga e retenção de líquido ficam muito mais frequentes. Beber água de forma fracionada, desde o início do dia, certamente fará toda a diferença”, afirma.

Aliada à rotina alimentar equilibrada, uma boa noite de sono é essencial para o autocuidado e para melhorar a disposição. “Chás calmantes, como camomila e erva-cidreira, são boas opções antes de dormir. Além disso, é essencial evitar alimentos de difícil digestão, como as frituras, no final do dia, e também os que contêm cafeína, como café e refrigerantes, pois podem atrapalhar a qualidade do sono”, alerta a especialista.

Renata dá 4 dicas práticas de cuidado com a alimentação.

1  – Faça uma lista de compras. Ela vai ajudar a não esquecer de nada.

2 – Compre pelo menos 3 tipos diferentes de frutas e 4 tipos de verduras e legumes. Na compra seguinte, evite repetir os itens para aumentar a variedade de alimentos consumidos.

3 – Escolha lugares de boa procedência para as compras. Dê preferência para aqueles que tenham variedade de frutas, verduras e legumes para ajudar a variar o cardápio dos alimentos frescos. 

4 – Tenha uma garrafa de água sempre por perto para ajudar a manter a boa hidratação.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Em agosto de 2023, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 3ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo