Gastronomia

Frutas são indispensáveis na ceia de Natal, seja em receitas ou ‘in natura’

Class News

Nutricionista da Rede Oba Hortifruti sugere receitas com algumas das três estrelas dessa época do ano: pêssego, ameixa e uvas passas, na salada, na farofa e no manjar

Salada de folhas com pêssego

A ceia de Natal costuma ser sinônimo de mesa farta, geralmente repleta de pratos variados – a maioria bastante pesada e calórica, das entradas às sobremesas –, caprichosamente preparados para esta noite de união e confraternização. Ali, em um determinado cantinho da mesa, ou até em uma bancada separada, uma profusão de frutas à disposição, mas muito mais para ornamentar a noite do que para serem consumidas, que acabam sendo preteridas tanto durante a ceia como no almoço do dia seguinte.

              Ignorar as frutas e preferir os pratos quentes e as sobremesas processadas é um erro do ponto de vista nutricional e, por isso, a nutricionista da Rede Oba Hortifruti, Renata Guirau, fala da importância das frutas nessa época e traz três receitas de sobremesas à base de pêssego, ameixa e frutas secas que contribuem bastante para diminuir o teor calórico dos alimentos tradicionalmente consumidos nesta data, como para incrementar e diversificar a ceia natalina.

              “Alimentos frescos e preparações caseiras devem ser acrescentados à ceia de Natal com toda certeza. Uma boa salada, legumes cozidos ou assados, frutas integradas aos pratos principais, inclusive às carnes, são boas opções”, ressalta Renata.

              Isto porque os vegetais deixam a ceia menos calórica e aumentam o teor de fibras, de vitamina C, de antioxidantes e de minerais como o ferro, o potássio e o magnésio, só para citar alguns dos benefícios que frutas e verduras trazem ao jantar do dia 24 de dezembro.

              Um exemplo é o pêssego. Rico no antioxidante betacaroteno, que atua na saúde da pele, sobre o sistema imunológico e na prevenção de doenças crônicas, a fruta é perfeita para ser incorporada às saladas, em uma combinação com folhas e temperos agridoces, como o molho de mostarda e mel, por exemplo.

              Além de incrementar o sabor dos pratos, as frutas agregam, principalmente, vitaminas, antioxidantes e fibras às preparações, sem contar que reduzem as calorias ingeridas. Outro exemplo são as polêmicas uvas passas: na farofa, além de contribuir com o sabor da iguaria, elas têm papel fundamental ao agregarem mais nutrientes e levarem ao prato mais fibras e alguns antioxidantes importantes para o organismo.

              “As uvas passas preservam alguns dos nutrientes das uvas, sendo o principal deles o resveratrol, um antioxidante relacionado à prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, possuem fibras, que ajudam na saciedade e no bom funcionamento do intestino”, lembra a nutricionista do Oba.

              Mas, quem não gosta da mistura entre doce e salgado – no caso de frutas compondo pratos que tradicionalmente não levam esses ingredientes –, é importante consumi-las in natura.

              CRIANÇAS

              Para as crianças, em geral fascinadas pelo Natal pelas luzes, cores, presentes e tantas guloseimas à disposição, Renata não recomenda um cardápio diferenciado daquele que será servido aos adultos na ceia. Para Renata, deve-se oferecer aos pequenos os mesmos alimentos a serem consumidos pelos adultos e, para ambos, com moderação.

              “O segredo em eventos que envolvem muitas preparações, como ocorre nas ceias, é mostrar para as crianças que o motivo da comemoração não é a comida, mas que os alimentos ali presentes apenas fazem parte da celebração. Isso porque muitas vezes temos o hábito de comer o tempo todo ou de comer mais do que seria confortável para o nosso corpo, apenas porque os alimentos estão ali expostos. O segredo é mais sobre o equilíbrio nas quantidades do que necessariamente modificar os alimentos oferecidos na ceia”, afirma a nutricionista.

              Confira abaixo três receitas sugeridas por Renata Guirau que levam frutas para tornar sua ceia de Natal mais gostosa, nutritiva e saudável, além de muito mais saborosa:

SALADA DE FOLHAS COM PÊSSEGO 

4 pêssegos cortados em quatro partes

½ maço de rúcula

½ maço de alface roxa

100g de presunto de parma fatiado

10 nozes cortadas ao meio

1 colher de sopa de azeite

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta

1 colher de sopa de mostarda

2 colheres de sopa de mel

4 colheres de sopa de água

Preparo:
1) Para o molho, misture a mostarda, a água, o azeite, o mel, o sal e a pimenta.

2) Monte a salada misturando as folhas e adicionando o tempero.

3) Acrescente os pêssegos, o presunto de parma e as nozes e sirva em seguida.

MANJAR DE COCO COM AMEIXA

1 lata de leite condensado

1 litro de leite

½ xícara de amido de milho

200mL de leite de coco

Preparo:
1) Misture tudo e leve para cozinhar em fogo baixo até engrossar.

2) Coloque em uma forma untada com manteiga e leve para gelar por quatro horas.

Para a calda, misture:

2 xícaras de água

1 xícara de açúcar

1 xícara de ameixa seca sem caroço picada

2 cravos da índia

1 pau de canela

1) Leve ao fogo baixo até atingir consistência de calda e sirva sobre o manjar já desenformado.

FAROFA COM FRUTAS SECAS 

½ xícara de bacon picado

3 colheres de sopa de azeite

1 cebola média picada

4 dentes de alho amassados

4 colheres de sopa de ameixa seca sem caroço picada

4 colheres de sopa de uva passa branca

1 cenoura ralada

½ xícara de azeitonas pretas picadas

4 colheres de sopa de cheiro verde picado

2 xícaras de farinha de mandioca torrada

Sal e pimenta à vontade

Preparo:
1) Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho.

2) Acrescente o bacon e deixe fritar.

3) Acrescente os demais ingredientes e vá misturando delicadamente para os ingredientes incorporarem sabor.

4) Quando a cenoura estiver macia, desligue o fogo e sirva em seguida.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo