Gastronomia

Brasileiro que come fora de casa gasta menos de 30 minutos para almoçar, diz pesquisa

Mas a correria do dia a dia não é o único desafio de quem se alimenta fora. Encontrar um substituto à altura para o tradicional arroz com feijão não é tarefa fácil. De olho nesse filão de quem precisa comer fora e rapidamente, redes como a Fast Açaí oferecem opções dentro do conceito “healthy fast food” (refeição rápida e saudável)

Uma pesquisa divulgada no ano passado e realizada com mais de três mil trabalhadores brasileiros em mais de 80 municípios aponta que 75% deles almoçam fora de casa. O mesmo levantamento revela que os que fazem essa refeição fora do lar  gastam um tempo médio de 30 minutos, já contando o tempo para ir ao caixa pagar. Portanto, para o ato de comer propriamente dito são destinados menos de meia hora. O estudo foi encomendado por uma empresa nacional de vale alimentação.

 

Porém, a correria do dia a dia não é o único desafio de quem se alimenta fora: encontrar um substituto a altura para o tradicional arroz com feijão, muitas vezes não é tarefa fácil. A dupla é a preferida no prato da grande maioria da população brasileira, afinal os dois alimentos juntos oferecem uma considerável qualidade protéica, pois possuem todos os aminoácidos essenciais ao corpo, além de serem ricos em ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras.

 

De olho nesse filão de pessoas que precisam comer fora, mas não abrem mão de uma refeição com qualidade nutritiva, surgem empresas e redes, como a Fast Açaí, que são especializadas em refeições rápidas e saudáveis. A marca possui um cardápio com opções que podem substituir, eventualmente, o tradicional arroz com feijão sem que se perca os nutrientes necessários.

 

Os wraps e os sanduíches naturais da marca são um bom exemplo e a engenheira de alimentos  Helen Leite explica porque. “Se você for comparar o arroz e feijão com os wraps e sanduíches naturais vai perceber que esses últimos são  mais rico em nutrientes por causa da diversidade de ingredientes e de verduras que o contém como cenoura, tomate e abóbora cabotiá que são ricas em fibras e vitaminas, C, A, cálcio e fósforo”, conclui a engenheira de Alimentos. Para Helen, não há desvantagem alguma na substituição do tradicional arroz com feijão.


A Cenoura é rica em vitamina A, combate os radicais livres, possui antioxidante e protege a visão. Além disso ela evita o aparecimento de doenças e possui vitaminas B, C e K e sais minerais como o Potássio, Sódio, Cálcio, Magnésio e betacaroteno. O tomate é um dos frutos mais usados na culinária em todo o mundo. Ele é rico em vitaminas A, B e C, em sais minerais como o fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Ajuda no desenvolvimento de dentes, músculos e ossos, além de auxiliar na proteção do sistema imunológico ele possui o licopeno, um carotenoide que é antioxidante. Já a abóbora é uma boa fonte de betacaroteno, vitamina C e vitamina E (que têm propriedades antioxidantes) e de vitaminas do complexo B. A fruta ainda é rica em fibras e fonte de cálcio, ferro, fósforo e potássio.

A Nutricionista e consultora da Fast Açaí, Simone Rocha, explica que saber fazer boas escolhas é fundamental para uma dieta equilibrada. “Fuja da tentação de substituir o almoço por um lanche tipo ‘junk food’, sem nenhuma qualidade nutricional, rico em gorduras de baixa qualidade e fritura”, afirma.

 

Entre as opções de sanduíches oferecidas pela marca, é possível encontrar alimentos dos três grupos que são recomendados para uma refeição saudável. São eles:

Energéticos:  compostos pelos carboidratos; como pães, massas e  cereais . São responsáveis por fornecer a energia  necessária para enfrentar as atividades do dia, deve-se preferir os integrais. Os Sanduíches Naturais são feitos com pão de forma integral e os Wraps com massa fina de pão folha.

Construtores:  compostos por proteínas; como carne,  leite  e derivados. São importantes para a estrutura e sistema imunológico do organismo. Todos os sabores de Sanduíches Naturais e Wraps contém proteínas, como por exemplo, frango, filé, carne seca e peito de peru defumado.

Reguladores:  verduras, legumes e frutas. Ricos em  vitaminas , minerais e fibras, auxiliam o sistema digestivo e ajudam o corpo a funcionar de maneira equilibrada. Em alguns sabores de Sanduíches Naturais e Wraps, você encontra verduras que são benéficas ao organismo, tais como: Wrap de Frango e Sanduíche Natural de Frango, que contém cenoura, que é rica em vitamina A antioxidantes e betacaroteno – um elemento importante para a visão. Wrap de Carne Seca contém abóbora cabotiá, que é riquíssima em carotenoides e fibras. O açaí, que é o carro chefe da marca, também entra neste grupo, pois é uma fruta rica em vitaminas, minerais e fibras.

 

Sobre Fast Açaí – A rede de franquia Fast Açaí tem uma proposta inovadora que visa atender, por meio de um mix diferenciado de produtos, o conceito de “healthy fast food” (refeição rápida e saudável). A  marca, fundada em 2012, traz o açaí como carro-chefe em seu cardápio, mas disponibiliza também o cupuaçu, sanduíches naturais e o Wrap, espécie de sanduíche feito com pão folha integral e que recebe vários recheios, tudo com ingredientes selecionados e sem conservantes.

Atualmente, a empresa conta com mais de 160 unidades em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal, cidades turísticas como Rio Quente, Caldas Novas, Pirenópolis, Salvador, Fortaleza e Rio de Janeiro.

Depois de conquistar o Brasil, a franquia goiana Fast Açaí ampliou suas fronteiras e chegou ao mercado internacional. A marca inicia suas operações em Angola, no continente africano e em negociações na Europa, e vizinhos sul-americanos. Há também negociações avançadas para abertura de novas unidades em países da Europa nos vizinhos sul-americanos. A expectativa é alcançar 200 contratos de franquias assinados até o fim de 2017.

Pela seriedade e ótima postura mercadológica, no ano de 2017, a marca recebeu selo de Alimento Confiável do SIAEG, Excelência em Franchising 2017 e Top 25 do Brasil, o que confirma a qualidade em atendimento e originalidade do produto.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

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