Gastronomia

Chocolate todo dia? Pode sim!

Class News

Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, orienta sobre os cuidados necessários para quem não resiste a um pedacinho do doce diariamente

Com a proximidade da Páscoa, logo pensamos nele, o chocolate! Durante a época mais doce do ano, é praticamente impossível resistir a um pedaço. Para os preocupados com a balança, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica que não é necessário excluir completamente o chocolate da rotina, e que, até é  possível comer um pouquinho todos os dias, desde que haja cautela.

“Quando pensamos na frequência ideal do consumo do chocolate, temos que considerar a dieta da pessoa como um todo e também os seus objetivos. O indicado é evitar o consumo excessivo de açúcar, mas, para quem não resiste, dentro de uma alimentação equilibrada é possível incluir uma pequena porção, de até 20 gramas de chocolate diariamente”, comenta a especialista.

E, você sabia que o chocolate pode trazer benefícios para o organismo? Uma pesquisa recente na área de saúde cardiovascular reforçou que o cacau, ingrediente principal dos chocolates, têm ação antioxidante e função protetora contra doenças do coração. Por conta disso, a orientação da nutricionista é tentar sempre optar pelas versões mais amargas, que possuem maior teor de cacau e menos quantidade de açúcar na composição.

“Opções como a Barra de Chocolate Amargo Oba Bem Querer são boas escolhas na hora da compra. E quanto mais amargo, melhor, pois concentrará maior quantidade de antioxidantes e de minerais e também oferecerá os benefícios do cacau” explica Renata.

Para quem prefere o chocolate mais doce, uma ideia é ir adaptando o paladar aos Poucos. Para isso, vale apostar em opções como os chocolates meio-amargos, também presentes entre as opções da linha Oba Bem Querer. A última dica da especialista para quem não abre mão de adoçar o dia com o chocolate é fazer o consumo do doces na forma de sobremesa, logo após uma refeição contendo outros alimentos. “Quando combinamos o chocolate com o almoço, por exemplo, o doce acaba tendo menor influência em nossa glicemia, quando comparado ao seu consumo isolado”, finaliza a nutricionista.

Para quem quiser variar no consumo, a profissional sugere duas receitas: picolé de banana com chocolate e brownie fit.

Brownie de chocolate fit

4 claras em neve

4 gemas

½ xícara de adoçante culinário

½ xícara de nozes

100g de chocolate amargo

50g de chocolate ao leite

Modo de preparo:

1) Misture as gemas, o adoçante e o chocolate amargo previamente derretido.

2) Em seguida, incorpore as claras em neve delicadamente, até formar um creme

homogêneo.

3) Rale o chocolate ao leite e pique as nozes grosseiramente.

4) Misture o chocolate ralado com as nozes e decore a massa.

5) Leve ao forno por cerca de 20 minutos e sirva em seguida.

Picolé de banana com chocolate

1 banana

50g de chocolate amargo

Modo de preparo:

1) Corte uma banana prata em pedaços.

2) Coloque palitinhos de churrasco para apoiar cada parte.

3) Em seguida, mergulhe no chocolate amargo derretido.

4) Leve ao congelador por 15 minutos e está pronto para servir!

Barras e ovos de chocolate Oba Bem querer

O Oba Hortifruti acaba de anunciar o lançamento da nova linha de barras e ovos de chocolate Oba Bem Querer em parceria com a Callebaut, uma das maiores produtoras de chocolate do mundo.

Em algumas lojas Oba é possível encontrar opções de barras de 90g e 100g, em mais de dez sabores, que vão desde os tradicionais, como chocolate ao leite, chocolate branco e amargo, até sugestões especiais como o chocolate ruby com frutas, chocolate de caramelo com café e chocolate caramelo com frutas e fava tonka.

Além disso, ovos de 400g nos sabores chocolate ao leite sem açúcar, chocolate amargo, chocolate ruby com frutas, chocolate meio amargo com frutas, chocolate caramelo com frutas e fava tonka e chocolate meio a meio com miçangas coloridas também estão disponíveis nos estabelecimentos selecionados da rede.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo