Saúde

Cinco benefícios do Chai para a saúde

Class News
Foto: Isadora Heimig

Popular na Índia, bebida combina o chá com especiarias e conquista cada vez mais fãs no mundo inteiro

O chá é originário da China, onde há 4 mil anos surgiu o hábito de beber a infusão das folhas da Cammelia sinensis, mas a popularização da bebida no Ocidente se deve a outro país asiático: a Índia. Antiga colônia britânica, foi lá que se iniciou o cultivo no século 19 para abastecer os súditos da coroa, e o mundo conheceu o chá. Hoje a Índia responde por 22% da produção mundial – é o segundo maior produtor, perdendo para a China –, mas só um quinto desse total é exportado. O restante é consumido pelos indianos, com destaque para uma variedade da bebida que vem ganhando fãs no Brasil: o Chai.

Na Índia, é comum o anfitrião servir o Chai aos convidados após as refeições. Na receita original, a preparação associa as folhas a uma mescla de especiarias que varia de acordo com a região do país – são mais de 3 mil misturas. A mais comum é a que combina gengibre, canela, cravo, noz-moscada, pimenta e cardamomo. Por influência inglesa, costuma ser servido com leite (mas você pode abrir mão dele, se preferir), adoçado com açúcar (também opcional) e derramado a distância para a formação de espuma.

Conheça cinco benefícios do Chai para a saúde:

1. Aumenta a vitalidade

As propriedades do Chai são estimulantes e naturais devido à teína no chá preto, que vai liberando substâncias energéticas ao longo da digestão de forma saudável. É ideal para iniciar o dia e se manter ativo durante toda a jornada cotidiana.

2. Previne resfriados

Os antioxidantes do chá e das especiarias melhoram as nossas respostas imunológicas. O gengibre, em especial, também é eficaz ao aliviar sintomas se já estamos resfriados, funcionando como antifebril e expulsando secreções.

3. Estimula o metabolismo

A canela e o cardamomo ativam o metabolismo e seu consumo regular estimula as enzimas pancreáticas, melhorando o desenvolvimento das gorduras ao longo da digestão. Assim, o Chai pode ser tanto uma bebida para degustar durante a tarde como pode ser a base de um café da manhã energizante.

4. Cuida da saúde cardiovascular

A bebida é rica em polifenóis, que regulam os níveis de gorduras no sangue e impedem a adesão das mesmas nas artérias.

5. Reduz a sensação de inchaço

Ao potencializar as atividades do estômago, as substâncias que compõem o Chai acabam impulsionando a digestão de forma natural e saudável.

Onde encontrar

Presente nos principais centros do país, a Tea Shop disponibiliza o Chai e outros 130 chás e infusões nas 34 lojas físicas e também na loja virtual pelo site. A rede nasceu em Barcelona, Espanha, há três décadas e hoje tem quase 100 lojas em seis países. As operações no Brasil ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Cuiabá, Vitória, Florianópolis, Santos, Gramado, Balneário Camboriú, Niterói, Vila Velha (ES), Caxias do Sul (RS) e Canoas (RS). Para garantir folhas frescas e aromáticas, a Tea Shop dispõe de um sistema de rastreamento dos produtos e adota selos e certificações internacionais que garantem a procedência dos chás e técnicas sustentáveis de cultivo nos países de origem. Para dicas, receitas e e-commerce, acesse www.teashop.com.br

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo