Delson CarlosEntrevistasNotícias

Entrevista por Delson Carlos 04/09/2023

Class News

Foto: André Cywinski

Nutricionista Anna Carolina Cró, o amor pela profissão que fala alto

Hoje, o novo conceito da coluna de segunda-feira traz entrevista com um assunto de relevância com uma nutricionista que muito aprende com seus pacientes e que vem se destacando em sua área profissional.

A Nutricionista Anna Carolina Cró, atende atualmente em seu consultório próprio no Orion Businnes Complex no Setor Marista em Goiânia, em três área da nutrição, sendo elas a clínica, a esportiva e a estética. Ela é formada pela Universidade Federal de Goiás há 30 anos (Turma 89/93). Ela é atuante em psiquiatria nutricional, área que muito a fascina. Para ela o cérebro humano e suas perfeitas reações, comandando o corpo, tudo funciona bem com a cabeça no lugar. “O corpo corresponde a tudo, somos humanos e isso é maravilhoso”, enfatiza.

 DC – Por que você escolheu a profissão de Nutricionista?

AC –  Eu escolhi ser nutricionista porque tenho uma família de obesos, aliás eu mesma já estava acima do peso, como dizem, no efeito sanfona. E a nutrição veio para mim como um presente. Entrei na UFG em 1989 com excelente colocação e depois vi que tudo na nossa vida se resume em comer e beber bem, e acima de tudo viver de forma possivelmente, dentro dos padrões, mais saudável. Na época da faculdade eu ainda trabalhava como modelo e sempre gostei do que faço até hoje. Tenho 30 anos de formada e nunca desisto de nada. O novo e a ciência sempre me acompanham, e eu amo ser nutricionista.

DC – Conte um pouco sobre a sua formação e sua trajetória de atuação profissional?

AC – Assim que me formei, ainda trabalhava como modelo na agencia New Face com Ronaldo Oliveira, e tive a oportunidade de conhecer o meu primeiro patrão com carteira assinada, o qual me ensinou muito bem o processo de vendas, Ciro Lizita Sampaio. Assim, com ele, vendi cartões de crédito American Express nos bancos do estado de Goiás. Logo em seguida entrei como Nutricionista da academia Athetic’s Sports, onde fiquei de 1995 ao ano de 1999. Neste mesmo ano fui trabalhar no C.E.P (Centro de Educação e Psicologia). Em 2000 fui convidada para trabalhar na academia Fit 21 em Brasília – DF, onde também tive consultório. Foram 2 anos de muito aprendizado, sucessos e fracassos. Em 2022 tive consultório no Medical Center em Goiânia. Nesta época fui convidada para ser nutricionista de produção, “Todo nutricionista não escapa dessa área”. Atuei como Nutricionista no início da formação da Ferrovia Norte – Sul, eixo Porangatu – GO, terra da minha mãe, e também atuei durante anos no restaurante Nacional Expresso. Atuei como Nutricionista na Churrascaria do Walmor, e do antigo restaurante China no Goiânia Shopping. Atuei como Personal Dieter de muitas famílias em Goiânia. Fiz rotulagem de pães de queijo, biscoitos, dos sorvetes Beijo Frio e dos patês do antigo Empório Libanês. Agradeço a todas essas pessoas maravilhosas que sempre me deram oportunidade de trabalho. De 2002 a 2019 eu também trabalhava na Clínica Brasil, onde fiquei como Nutricionista por 17 anos. Lá também aprendi muito e agradeço imensamente tudo que fizeram por mim. Fiz muitos trabalhos voluntários no posto Cascata de Luz no Jardim Cascata, na área de nutrição, sei como uma pessoa sem condições de comprar comida e vivendo miseravelmente consegue sobreviver com tão pouca renda, isso mesmo, são sobreviventes, porque, as vezes eles só tinham farinha, sal e água, e eu ainda tentava adequar alimentação dessas pessoas. Fiz pós-graduação em nutrição clínica, estética, esportiva e prescrição de fitoterápicos no IPOG. Atualmente também faço curso de oratória. Leio muito, e nas minhas noites de insônia, eu estudo, faço com ela a insônia crônica, adquirida por noites infindáveis fazendo comerciais para todo o Brasil, ainda na época como modelo, seja uma aliada e não mais algo ruim, é o que chamo de insônia produtiva. Depois que saó da Clínica Brasil, ainda fui para um consultório no laboratório Oswaldo Cruz, outro grande aprendizado. Com tudo isso agradeço aos meus pais, José Rodrigues Cró Neto e Maria Gonçalves Rodrigues Cró, meus irmãos biológicos e não biológicos, a Antônio Carlos Martins da Cunha, Raimunda Borges do Espirito Santo, Juliano Gonçalves Rodrigues Cró, Danilo Gonçalves Rodrigues Cró, aos quais me apoiara e apoiam muito, amo vocês. E agradeço a Deus, o qual entreguei a minha vida ao qual ele conduz.

DC – Por favor, nos conte um pouco da sua rotina profissional atual?

AC – Acordo cedo, as 6h30min, chego no consultório as 8hs e fico atendendo até as 18h30min, particular e convenio. Aqui no consultório ocorrem histórias de vida, choro, resistência, foco e milagres. Eu digo, dentro de um hospital ou consultório nós vimos sim, milagres acontecerem.

DC – Com a pandemia de Covid-19, alta nos preços dos alimentos básicos, do gás de cozinha e disparidades sociais cada vez mais evidentes, a segurança alimentar no Brasil é uma questão que retorna ao debate público. Qual é a importância de falarmos sobre ela? E qual é o caminho mais adequado para dirimir a ocorrência da fome?

AC – A segurança alimentar no mundo inteiro está abalada, não só no pós pandemia, mas também pela guerra entre Rússia e Ucrânia.

DC – Em sua opinião que competências são essenciais ao nutricionista que trabalha na área de atuação que você se vê? Será que a formação em graduação possibilita o desenvolvimento dessas competências?

AC – Competência é sinônimo de muita experiência.

DC – Muita gente ainda vê o acompanhamento nutricional apenas relacionado ao emagrecimento. Para além disso, como a Nutrição pode ajudar a construir um estilo de vida mais saudável?

AC– Nós Nutricionistas, atuamos desde quando a criança está no ventre da mãe, nós nascemos e temos que viver com comidas e bebidas equilibradas. O leite materno é assim, é incrível saber que o corpo reage em consonância com o que ingerimos, então o mecanismo saúde/ doença, passa pelo princípio que o alimento também é nosso medicamento. Vida saudável tem que ser adequada aos padrões atuais de comportamento humano, impossível protocolar algo em um paciente que não tem uma reeducação alimentar básica.

DC – Qual o principal desafio na hora de educar seus pacientes para que escolham consumir comida de verdade?

AC – Toda comida é verdadeira, comida de verdade é aquela que o paciente tem acesso.

DC –  O que, na sua opinião, é imprescindível para uma carreira de sucesso na área da nutrição, e qual o seu recado para quem está começando?

AC – Experienciar desde muito jovem a vida e saboreá-la com responsabilidade, ter em mente que todos somos iguais e precisamos de estudar muito. Vivam a vida de Nutricionistas, pois ensinamos e influenciamos realmente a comer e beber em equilíbrio, qualidade, adequação, com quantidade, leveza, flexibilidade e estudo contínuo do corpo humano. A vida é bela, não importa, sigam seus corações e o cérebro e intuitivamente, que no fim dará certo. Levantem e só vão, e confiem que vai dar certo e tentem, tentem muito, pensem fora da caixa, inquiram, estudem, e sejam vocês mesmos, e verão que não haverá barreiras.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo