GastronomiaNotícias

Descubra o sabor do verão com a receita rápida de Ceviche Tropical da Chef Carmem Brito

Class News

Saúde e Economia: Prepare em 10 Minutos um prato sob medida para os dias quentes

À medida que as temperaturas sobem e as rotinas se tornam mais ativas, nossa culinária tende a espelhar o desejo por pratos que sejam deliciosos, mas também refrescantes e fáceis de preparar. A chef Carmen Brito, conhecida por sua cozinha intuitiva e autoral à frente do Brito Buffet, criou uma receita que atende a todos esses requisitos:  Ceviche Tropical, um prato que promete conquistar paladares neste verão.

Ele combina a leveza da tilápia com a doçura da manga e a vivacidade dos pimentões vermelho, verde e amarelo. Um convite aos sentidos. Como a própria Chef Carmem Brito diz, “O ceviche é uma tela em branco que nos permite pintar com os sabores vibrantes da estação”. E, de fato, a receita é uma obra de arte comestível que fica pronta em um piscar de olhos.

O processo é tão simples quanto refrescante: tomamos a tilápia já picada e a banhamos na acidez cítrica do limão, que “cozinha” o peixe sem a necessidade de calor. A manga e o leite de coco garantem o toque tropical em um contraste perfeito, enquanto os pimentões dão uma crocância sutil. Cebola, azeite, cheiro verde e um toque de sal completam o quadro, criando um prato equilibrado que Carmem Brito descreve como “uma dança de sabores que refresca e satisfaz”.

Além do sabor, o Ceviche Tropical é um aliado da saúde. A tilápia é uma fonte excelente de proteína magra, enquanto a manga é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. É um prato que alimenta o corpo tanto quanto a alma, reforçando a ideia de que “alimentar-se bem é uma forma de respeito próprio”, nas palavras da Chef.

Para os que buscam praticidade sem abrir mão do sabor, esta receita se torna ainda mais atraente. Com os ingredientes já picados, são necessários menos de 5 minutos para misturar e servir. Carmem Brito reforça: “Não há desculpas para não se aventurar na cozinha com pratos que são tão fáceis de preparar quanto irresistíveis ao paladar.”

Economicamente falando, o Ceviche Tropical é um prato que não pesa no orçamento. A tilápia é um peixe acessível, e os demais ingredientes são frequentemente encontrados a preços convidativos, especialmente quando em temporada.

Assim, o Ceviche Tropical da Chef Carmem Brito é mais que uma receita, é um convite à celebração do verão com um prato que é tão nutritivo quanto econômico, tão fácil de fazer quanto delicioso. Afinal, como lembra a chef, “o melhor da culinária é quando ela nos permite desfrutar da vida com simplicidade e sabor”. E este prato é a personificação dessa filosofia.

Ceviche Tropical

*Ingredientes*

– 500g de tilápia

– 2 cebolas roxas

– 1 cebola branca

– Suco de 4 limões

– 200g de leite de coco

– 2 colheres de coentro picadinho

– Pimenta a gosto

– 1 colher de azeite

– 100g de pimentão verde

– 100g de pimentão vermelho/amarelo

– 100g de pimentão verde

Preparo

1. Comece cortando a tilápia em cubinhos e reserve.

2. Em uma tigela, adicione o leite de coco e o suco de limão. 

3. Adicione os pimentões verde e vermelho à tigela.

4. Acrescente a cebola branca e a cebola roxa.

5. Adicione o cheiro verde da sua preferência. A chef usa coentro. 

6. Adicione a manga em ponto firme cortada em cubinhos (não pode ser madura demais).

7. Tempere a gosto com sal.

8. Misture bem todos os ingredientes.

9. Sirva e desfrute desta deliciosa receita de Ceviche Tropical.

Créditos das Fotos: Ceviche / Ilustrativa 

Carmem Brito: Lorena Lázaro 

Assista o passo a passo no Instagram: @brito.equipe

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo