CulturaGoverno

Cine Goiás Itinerante inova e leva Oficina de stop motion gratuita para municípios goianos

Class News

Novidade é ministrada pelo cineasta Nuno Aymar e foi aprovada por professores e pelo público infanto-juvenil

O Cine Goiás Itinerante tem novidades para o mês de novembro com a chegada da Oficina de Stop Motion, ministrada pelo cineasta Nuno Aymar. O objetivo é levar cultura, diversão e conhecimentos sobre cinema e sustentabilidade para as crianças dos municípios goianos. O curso é direcionado para o público acima de 12 anos e é totalmente gratuito.

“As crianças ficaram deslumbradas e encantadas com o material mostrado, tudo feito com objetos recicláveis. Durante a oficina elas conferiram, ao vivo, como é feito uma animação cinematográfica”, contou Nuno. As crianças também manusearam aparelhos fotográficos e receberam dicas diretamente de um celular, onde poderão usar no seu dia-a-dia.

A aula de estreia foi realizada no município de Guapó, que fica a 122km da capital, na Escola Municipal de Tempo Integral Verônica Moreira de Souza. A gestora, Maria Aparecida Neves, afirma a importância deste projeto: “Trazer o cinema para a escola e tudo que engloba este mundo foi de grande importância para as crianças. Elas nunca mais vão esquecer o que foi ministrado. É sobre oportunidades e precisamos disso”, afirma.

A Oficina de Stop Motion tem o intuito de apresentar uma introdução ao stop motion (técnica de criação de filmes por meio de fotos) junto com um exercício interativo dos fundamentos básicos para a criação de uma animação utilizando objetos recicláveis. Além de estimular o interesse pela arte de animação cinematográfica e desenvolver capacidades criativas de trabalho em grupo, a atividade ainda conscientiza os jovens sobre
a importância da reciclagem para a conservação do meio ambiente.

O próximo passo do Cine Goiás Itinerante será o Natal na Praça, no mês de dezembro. O objetivo da iniciativa é exibir filmes com temática natalina em mais de 20 municípios gratuitamente.

O projeto

O Cine Goiás Itinerante tem o objetivo de democratizar o acesso ao audiovisual no interior do Estado, divulgar o cinema ambiental e capacitar profissionais da área. Os pilares do programa são a exibição de filmes que participaram do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e ações de qualificação e promoção da arte cinematográfica para a população. A iniciativa já atendeu mais de 150 municípios.

Agenda 2024

Os gestores interessados em levar o projeto ao seu município, precisam se cadastrar no site https://mapagoiano.cultura.go.gov.br, entrar na aba “oportunidades”, ler o regulamento, clicar em Inscrição Cine Goiás Itinerante 2024, preencher os campos com os dados solicitados e escolher a data desejada. Após a inscrição, é preciso aguardar a confirmação via e-mail ou contato da equipe responsável.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo