Gastronomia

05 Receitas de Bacalhau para Preparar na Semana Santa ou no Dia de Páscoa

Class News

Páscoa é tempo de relembrar a ressurreição de Cristo, mas também de celebrar a data junto a familiares e amigos com muita fartura à mesa. Sem dúvida, o bacalhau é um alimento imprescindível nessa época do ano por ser muito tradicional e, claro, por ser uma delícia!

Sua versatilidade permite que esteja presente em muitos pratos variados e saborosos: moqueca, risoto, ao creme, ao molho e muito mais! Veja abaixo cinco receitas para preparar na Páscoa e conquistar o paladar de toda a sua família e amigos!

Bacalhau ao Creme Gratinado

Tempo: 1h

Rendimento: 8 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes do Bacalhau ao Creme Gratinado

2kg de bacalhau dessalgado em lascas

1kg de batatas em rodelas médias

3 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola ralada

1 cubo de caldo de legumes

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

3 xícaras (chá) de leite

1 pote de requeijão cremoso (200g)

1/2 xícara (chá) de queijo provolone ralado

1/2 xícara (chá) de queijo mussarela ralado

Sal e noz-moscada ralada a gosto

Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo

Cozinhe o bacalhau em uma panela com água fervente por 5 minutos. Retire e reserve. Na mesma panela com a água fervente do cozimento, cozinhe as batatas por 5 minutos. Escorra e reserve. Em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga e frite a cebola e o caldo de legumes por 3 minutos. Polvilhe com a farinha e refogue por 3 minutos, mexendo. Junte o leite, aos poucos, mexendo até engrossar. Desligue e misture o requeijão, os queijos, sal e noz-moscada. Em um refratário médio, espalhe um pouco do molho e, por cima, faça uma camada com metade das batatas. Espalhe metade do bacalhau e cubra com metade do molho. Repita as camadas, terminando em molho. Polvilhe com parmesão e leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 25 minutos ou até dourar. Retire e sirva em seguida.

Moqueca de Bacalhau

 Tempo: 1h (+24h de molho)

Rendimento: 5 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes da Moqueca de Bacalhau

1kg de bacalhau em postas

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Suco de 1 limão

2 cebolas em rodelas

4 tomates em rodelas

2 pimentões verdes em rodelas

1 pimentão amarelo em rodelas

2 xícaras (chá) de azeitona preta sem caroço

1/2 xícara (chá) de coentro picado

2 vidros de leite de coco (400ml)

1 xícara (chá) de molho de tomate

1/2 xícara (chá) de água

5 colheres (sopa) de azeite de dendê

Modo de preparo

Coloque o bacalhau em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 24 horas, na geladeira, trocando a água por 8 vezes durante esse tempo. Escorra e lave em água corrente. Tempere com sal, pimenta e o limão. Em uma panela grande, faça camadas de cebola, de tomate, de pimentões, de azeitona, de coentro e de bacalhau. Repita as camadas até que acabarem os ingredientes. Regue com metade do leite de coco, o molho de tomate, a água e o azeite de dendê. Cozinhe em fogo baixo por 25 minutos ou até que o bacalhau ficar macio. Regue com o restante do leite de coco e sirva.

Bacalhoada Portuguesa

Tempo: 1h30

Rendimento: 6 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes da Bacalhoada Portuguesa

3 lombos de bacalhau dessalgados

4 batatas em rodelas com 1 dedo de espessura

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola em rodelas finas

1 pimentão verde em rodelas finas

4 dentes de alho amassados

Sal e cheiro-verde picado a gosto

1 tomate em rodelas finas

Azeite para untar e regar

2 ovos cozidos em rodelas

1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas fatiadas

Modo de preparo

Cozinhe o bacalhau em água fervente por 3 minutos. Retire com uma escumadeira e deixe esfriar. Na mesma água do bacalhau, cozinhe as batatas por 3 minutos. Escorra e deixe esfriar.Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e refogue a cebola, o pimentão, o alho e sal por 3 minutos. Reserve. Desfaça os lombos de bacalhau em lascas grandes, retirando as espinhas e a pele.Em um refratário médio untado, faça uma camada de batatas, espalhe o bacalhau, intercalando com as batatas restantes.Cubra com o refogado de cebola e o tomate. Polvilhe com sal, regue com azeite, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos.Retire o papel, decore com os ovos, as azeitonas, regue com mais azeite, polvilhe com cheiro-verde e sirva.

Risoto de Bacalhau e Camarão

Tempo: 50min

Rendimento: 6 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes do Risoto de Bacalhau e Camarão

2 cubos de caldo de legumes

2 litros de água fervente

5 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola picada

1 tomate sem sementes picado

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo ou carnaroli

1 e 1/2 xícara (chá) de bacalhau em lascas dessalgado

1 xícara (chá) de vinho branco seco

1kg de camarão pequeno limpo

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão fresco ralado

Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, dissolva os caldos na água e mantenha aquecido em fogo baixo. Reserve. Em uma panela grande, derreta 4 colheres (sopa) da manteiga e refogue, em fogo médio,  a cebola até amaciar. Adicione o tomate, o arroz, o bacalhau e refogue por 3 minutos, mexendo. Junte o vinho e mexa até evaporar. Coloque uma concha do caldo reservado e deixe o arroz cozinhar, em fogo baixo, até secar. Mexa de vez em quando. Vá colocando conchas do caldo toda vez que o arroz secar até que este fique al dente.  Acrescente o camarão e deixe cozinhar por 4 minutos, mexendo. Adicione a manteiga restante, o queijo parmesão, tempere com sal, pimenta, salsa e misture. Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos. Sirva em seguida.

Bacalhau ao Molho de Tomates

Tempo: 1h (+48h de molho)

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes do Bacalhau ao Molho de Tomates

4 lombos de bacalhau

2 xícaras (chá) de leite

4 xícaras (chá) de água

Azeite para untar e regar

Molho

4 colheres (sopa) de azeite

1 cebola picada

2 dentes de alho amassados

1/2 pimentão verde em cubos

1 lata de tomate pelado picado

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 xícara (chá) de azeitona preta picada

Modo de preparo

Coloque o bacalhau de molho em água na geladeira por 48 horas, trocando de água por 6 vezes.Em uma panela, leve ao fogo alto o leite, a água e cozinhe o bacalhau por 5 minutos, após iniciada a fervura. Escorra e reserve.Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e frite a cebola e o alho por 3 minutos.Junte o pimentão e refogue por 2 minutos. Junte o tomate pelado, sal, pimenta e cozinhe por 3 minutos.Junte as azeitonas e misture. Em um refratário médio untado, arrume o bacalhau e cubra com o molho.Regue com azeite, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos.Retire e sirva acompanhado com salada de alface, se desejar.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo