Notícias

Associação Espaço Vida lança Projeto Anjo Vida

Class News
Foto: Janete Fernandes

Projeto arrecada fundos para tratamento fisioterápico de jovem com transtorno do espectro autista (TEA) que passou por cirurgia de correção da coluna

A Associação Espaço Vida, instituição sem fins lucrativos que acolhe crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down e Atraso Global do Desenvolvimento, lança o Projeto Anjo Vida. A iniciativa tem como objetivo realizar ações que beneficiem e apoiem os assistidos pela entidade. “O Projeto Anjo Vida é o ponto de encontro entre aqueles que querem colaborar para proporcionar algo essencial e importante a alguém. Ajudar o próximo dá significado a nossa existência e a gratidão faz coisas maravilhosas acontecerem”, acreditam a presidente Karina Civile Pereira e a coordenadora da Espaço Vida, Karla Franco.

Nessa primeira edição, o Anjo Vida tem como foco a arrecadação de fundos para o tratamento do adolescente Vitor Hugo Barbosa de Castro, de 18 anos. Nascido com atraso global de desenvolvimento, transtorno do espectro autista (TEA), microcefálico e epiléptico, o jovem ainda apresenta atrofia cerebral cortical difusa. Em 2019, realizou um procedimento cirúrgico com alto risco de ficar paraplégico, com a inserção de hastes e parafusos metálicos para a correção da escoliose e sustentação da coluna, já que os músculos fracos não a suportam.

Agora, Vitor Hugo precisa entrar no programa de fisioterapia intensiva de alto custo – estimado em torno de R$ 77 mil reais -, pelo Método Therasuit, para fortalecer o corpo e controlar a deformação da coluna na região do pescoço. “Ele é um adolescente iluminado e de uma doçura infinita, que dá um sorriso para cada pessoa que encontra. Sem a terapia o Vitor Hugo poderá acentuar a deformidade da coluna cervical até encostar o queixo no peito. Com isso, perderá seu equilíbrio para andar e passará a se alimentar por sonda”, explica Karla, sobre a necessidade do tratamento. Atualmente, o jovem tem dificuldade para se alimentar e, sem a terapia, poderá ter os quadros de desnutrição e sarcopenia intensificados, aumentando muito o risco de morte.

“Precisamos de ajuda para garantir os primeiros 6 meses de tratamento, até que a família consiga que o plano de saúde cubra o procedimento”, ressalta Karina. A arrecadação está sendo realizada através de doações. Quem ainda quiser ajudar com qualquer valor, pode depositar ou transferir para a conta da Associação, no Banco Sicoob (756), agência 50044, conta corrente 1.013.439-5. Mais informações podem ser obtidas pela rede social @espacovidagyn   

Sobre a Espaço Vida

Instituída como associação em novembro de 2014, a Espaço Vida (AEV) funciona em Goiânia e assiste 67 crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down e Atraso Global do Desenvolvimento. A entidade presta assistência social inclusiva por meio de um espaço existencial, afetivo e social que proporciona habilitação, reabilitação, formação e fortalecimento de vínculos, potencializando a aprendizagem e desenvolvimento global, através de oficinas sócio educativas e atividades de socialização e profissionalização. O espaço é equipado com quadra, piscina aquecida, instrumentos musicais, computadores, jogos de mesa, materiais de esporte, artes, entre outros e um espaço diferenciado para o Projeto de Profissionalização, distribuídas em 800 metros na nova sede, no Setor Nova Suíça.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo