Viagem

Surpreenda-se com às belezas da Costa do Conde, na Paraíba

Class News

O Brasil tem belezas infinitas e nós não cansamos de olhar. Se você ainda não decidiu onde vai ser sua próxima parada, que tal conhecer um pouco mais sobre a Costa do Conde, Paraíba? Com cenários paradisíacos, a região a apenas 25 km da capital João Pessoa é uma das paradas obrigatórias para quem ama o Nordeste!

Costa do Conde

A região no Litoral Sul paraibano é formada por 30 km de areia e mar, reunindo atrativos diversos para a família inteira, viajantes solo, grupo de amigos ou casais em Lua de Mel. O roteiro começa na isolada Barra de Gramame, praia propícia para esportes náuticos como kitesurf devido aos ventos refrescantes e cortantes. O encontro do mar com o rio fez com que ali se desenvolvesse uma vila de pescadores, resultando em frutos do mar frescos colocados à mesa.

Na sequência vem as praias do Amor e Jacumã, onde há um arco de pedra furada que ficou bem conhecido entre os casais e pessoas solteiras. Isso porque reza a lenda que quem passar por baixo terá amor eterno garantido ou, se ainda não tem, encontrará sua alma gêmea antes de ir embora da cidade. Na dúvida, todo mundo acaba passando.

Rodeada de vegetação, a pequena Praia de Carapibus concentra o maior número de pousadas e por isso tem bastante movimentação. Isso não prejudica seu visual exuberante, formado por piscinas naturais e corais. A Praia de Tabatinga encanta pelos enormes paredões de falésias avermelhadas, em contraste com o mar de águas mornas e tranquilas. Ali se formam maceiós, pequenas lagoas. Há poucas pousadas e apenas um bar no local.

Seguindo rumo à próxima praia está um dos grandes pontos turísticos da Costa: o Dedo de Deus. A formação rochosa tem um dos melhores mirantes de Conde e algumas pessoas até se emocionam ao chegar lá. Em Coqueirinho, que vem logo depois, está uma praia arredondada, cercada por coqueiros e falésias. É uma das favoritas dos turistas, com águas claras, arrecifes e ondas que vão de baixa à alta intensidade, dependendo do ponto em que se está. É um local propício para surfe, mergulho e camping.

Depois de passar pela selvagem praia Arapuca, que atrai surfistas, se chega a um dos destinos mais famosos: a praia de Tambaba, conhecida também como a primeira praia de naturismo do Nordeste. Atualmente, é dividida em duas partes: a dos peladões e a dos vestidos. As belezas naturais se estendem por toda a faixa litorânea, que sedia também as edições do Surf Naturista. Subindo rumo ao Castelo da Princesa, uma formação natural com cerca de 60 metros de altura, há um mirante de tirar o fôlego.

Quem curte aventura encontra adrenalina na medida certa. Tem rapel de 40 metros de altura em Tabatinga; arvorismo; tirolesa em Coqueirinho; trilhas ecológicas (rio das Pedrinhas e Cipó); passeios de caiaque pelo rio Graú, descendo aproximadamente 4 km de percurso; de buggy pela Barra de Gramame; e de quadriciclo. As atividades variam entre R$ 20 e R$ 220 por pessoa.

A região também se destaca pelo agroturismo e o etnoturismo, como acontece no Território Macuxi, comandado por uma família de tradições indígenas. Ali, a diversão familiar é garantida. As crianças se divertem nos banhos de rio, passeios de caiaque, subindo em árvores, em trilhas ecológicas e no exótico banho de ‘tabatinga’, no qual se lambuzam de argila branca. Não vá embora de Conde sem passar no assentamento Tambaba, onde são oferecidas degustações gratuitas de doces artesanais, feitos com frutas da época. É pra ficar com gostinho de saudade mesmo!

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo