GastronomiaSaúde

AMAMENTAÇÃO: SAIBA O QUE COMER PARA O BEBÊ CRESCER SAUDÁVEL

Class News

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, fala sobre a importância da alimentação das mães e indica 3 receitas fáceis e indispensáveis, durante o período de amamentação

Para as mulheres que estão amamentando, uma boa alimentação é fundamental para o crescimento saudável do bebê.  Aproveitando que maio é considerado o “mês das mães”, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica como cada mulher pode garantir uma dieta balanceada – a fim de aproveitar todos os nutrientes essenciais para esse período – e também sugere receitas simples para fazer em casa.

“As mamães que estão em processo de amamentação devem reforçar o consumo diário de alimentos frescos. Consideramos o ideal de 2 a 3 porções de frutas, e de 3 a 5 porções de verduras e legumes por dia”, explica Renata.

“Vale lembrar que a mulher que amamenta precisa de mais de algumas vitaminas e minerais nessa fase, e que o corpo se organiza para garantir nutrientes para o bebe como prioridade”, completa.

Dessa forma, a profissional reforça que, se a alimentação não suprir toda a demanda, a mãe pode ter prejuízos à saúde, como queda de imunidade, desnutrição, queda de cabelo, unhas fracas e aumento na fadiga.

Assim, é importante que a mulher tenha uma rede de apoio para ajudá-la nas escolhas da sua alimentação e até para preparar os alimentos frescos, quando ela não tiver disponibilidade.

“É importante frisar também que uma hidratação adequada é essencial para garantir a produção do leite materno. A orientação é tentar manter um consumo entre 35 ml a 50 ml para cada quilo de peso atual da mulher”, ressalta.

Além de alimentos frescos e água, incluir nas refeições proteínas e ômega-3 também contribui para o crescimento do bebê, de acordo com Renata. “Boas fontes de nutrientes são carnes, ovos, lácteos e feijões. Uma atenção especial deve ser dada para o consumo de peixes, principalmente salmão e sardinha”, explica Renata.

Por outro lado, o conselho da especialista é reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados e açúcar, para garantir a saúde e o bem-estar tanto do filho, quanto da mãe.

Confira abaixo as receitas selecionadas pela nutricionista do Oba Hortifruti especialmente para as mães que estão amamentando:

SUCHÁ DE CAMOMILA COM ABACAXI

Ingredientes:

200 ml de chá de camomila gelado

50 ml de água

2 fatias de abacaxi


Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador ou mixer e consuma em seguida!

CARNE ASSADA COM MOLHO DE TANGERINA

Ingredientes:

1 peça pequena de carne a sua escolha (pode ser a maminha)

2 dentes de alho amassados

1/2 cebola ralada

Sal e pimenta a gosto

2 colheres de sopa de azeite

4 colheres de sopa de água

1 colher de sopa de farinha de trigo

1 xícara de suco de tangerina

2 colheres de sopa de gergelim branco

Modo de preparo:

Para o tempero da maminha, misture água, azeite, sal, pimenta, alho e a cebola. Envolva a peça de carne no tempero e deixe descansando, por 12 horas, na geladeira. Leve para assar por cerca de 1 hora.

Para o molho, aqueça uma frigideira e doure a farinha de trigo. Acrescente o suco de tangerina, uma pitada de sal e vá mexendo até engrossar (cerca de 3 minutos). Se necessário, use uma pitada de açúcar para reduzir a acidez. 

Retire do forno, acrescente o molho de tangerina e finalize com o gergelim. Sirva em seguida!

PUDIM DE CHIA COM MAMÃO

Ingredientes:

1 copo de iogurte natural

2 colheres de sopa de aveia

2 colheres de sopa de semente de chia

1 xícara de mamão

2 colheres de sopa de castanhas ou nozes picadas (opcional)

Modo de preparo:

1) Misture o iogurte, a chia e a aveia e reserve.
2) Amasse os pedaços de mamão até ficar com a consistência de um purê.
3) Em um recipiente, acrescente a mistura do iogurte e finalize com o purê de mamão por cima.
4) Quem quiser, pode finalizar com as nuts picadas.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo