Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/classnew/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Peixes para surpreender na Semana Santa – Class News
GastronomiaNotícias

Peixes para surpreender na Semana Santa

Class News

Chef Rodrigo Macellaio dá dicas e ensina receitas práticas e saborosas com pescados para celebrar a data com criatividade

Durante a Semana Santa, de 13 a 20 de abril, o consumo de pescados no Brasil registra um aumento expressivo. Segundo a Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), o aumento médio do consumo de pescado neste período sobe de 35% a 40%. A tradição cristã de evitar carne vermelha na Sexta-feira Santa reforça o protagonismo dos peixes e frutos do mar nas mesas brasileiras, conectando fé, cultura e gastronomia.

Para quem quer sair do convencional na Semana Santa, o chef Rodrigo Macellaio, especialista em gastronomia na brasa, traz dicas práticas para acertar no preparo de pescados na grelha, unindo tradição, criatividade e muito sabor. 

Escolha o peixe certo

Nem todo peixe é ideal para a grelha — e saber escolher é o primeiro passo para garantir um bom resultado. Peixes de carne mais firme, dourado, pintado e salmão, resistem melhor ao calor direto da brasa, sem desmanchar durante o preparo. 

Além disso, esses peixes têm sabor marcante e textura agradável, o que os torna perfeitos para esse tipo de cocção. Rodrigo recomenda pedir ao peixeiro para manter a pele e cortar em postas grossas ou assar o peixe inteiro, sempre respeitando o frescor do ingrediente.

Use a pele a seu favor

Ao preparar peixe na brasa, a pele pode ser uma grande aliada. Além de proteger a carne do calor intenso, ela ajuda a manter a umidade do peixe e evita que ele grude na grelha. O ideal é começar com a pele virada para baixo, deixando-a ficar crocante antes de virar o peixe com cuidado. Se estiver assando o peixe inteiro, a pele ajuda a preservar os sabores internos, selando os sucos e garantindo um preparo mais uniforme.

Tempere com simplicidade

Na grelha, simplicidade é o caminho. Para o chef, o segredo está em realçar o sabor natural do peixe com temperos básicos, mas bem equilibrados. Uma pitada de sal grosso, um fio de azeite, limão fresco, pimenta-do-reino moída na hora e ervas como alecrim, coentro ou tomilho bastam para dar identidade ao prato sem esconder o protagonista. Marinadas leves, entre 15 e 30 minutos, também são bem-vindas para intensificar o sabor sem comprometer a textura do pescado.

Segundo Rodrigo, o preparo de pescados na brasa une tradição e inovação. “Muita gente tem receio de grelhar peixe, mas com a escolha certa e alguns cuidados, é mais simples do que parece — e o resultado vale cada minuto. Além disso, preparar pescados na brasa é uma forma de unir tradição e inovação, respeitando o sabor original enquanto se descobrem novas experiências sensoriais”, afirma. 

Além das dicas, o chef sugere receitas práticas, cheias de sabor e perfeitas para reunir a família em torno da grelha:

Dourado grelhado com crosta de ervas

4 filés de dourado com pele

Suco de 1 limão

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Azeite de oliva para pincelar

Crosta de ervas

1 xícara de farinha de pão (ou panko)

2 colheres (sopa) de salsa picada

1 colher (sopa) de cebolinha picada

1 dente de alho picado
Raspas de 1 limão

2 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo: Tempere os filés com limão, sal e pimenta. Reserve por 15 minutos. Misture os ingredientes da crosta até formar uma farofa úmida. Coloque os filés na grelha com a pele para baixo e, por cima da carne, pressione a crosta. Grelhe em fogo médio com a tampa da churrasqueira fechada por cerca de 10 minutos, até a crosta dourar e o peixe estar cozido. Sirva com legumes grelhados ou arroz de limão.

Postas de pintado na marinada cítrica

4 postas de pintado (ou surubim)

Suco de 2 limões
Suco de 1 laranja

3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de cominho em pó

1 colher (chá) de páprica doce
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 dentes de alho amassados

Rodelas finas de cebola para acompanhar

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes da marinada e mergulhe as postas de peixe. Deixe na geladeira por 30 minutos a 1 hora. Retire da marinada e leve direto à grelha quente. Grelhe por cerca de 5 a 6 minutos de cada lado, até dourar. Sirva com farofa de banana-da-terra ou vinagrete de abacaxi.

Salmão grelhado com manteiga de ervas e limão-siciliano

4 filés de salmão com pele (cerca de 180g cada)

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Raspas e suco de 1 limão-siciliano

3 colheres (sopa) de manteiga
1 dente de alho picado

1 colher (sopa) de salsinha picada

1 colher (sopa) de tomilho fresco

Azeite para pincelar

Modo de preparo: Tempere os filés com sal, pimenta e raspas de limão-siciliano. Em uma frigideira, derreta a manteiga com o alho e as ervas. Adicione o suco do limão e reserve. Aqueça a grelha e unte com azeite. Grelhe os filés com a pele para baixo por 4 a 6 minutos. Vire e deixe dourar por mais 1 a 2 minutos. Retire do fogo e regue com a manteiga de ervas ainda quente antes de servir.

Serviço 

Chef Rodrigo Macellaio 

Contato: (62) 9 9975-1889

Email: brasafds@gmail.com 

Instagram: @macellaio_rodrigodemelo  

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo