Secult Goiás homenageia Brasilete Caiado
Class News
Disponível no Youtube da Secretaria, documentário mostra a trajetória da professora universitária que foi uma das principais personagens na luta pela defesa do título de Patrimônio da Humanidade a cidade de Goiás
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), homenageia a professora universitária, Brasilete Caiado, uma das principais personagens na luta pela defesa do título a cidade de Goiás de Patrimônio da Humanidade. Para relembrar a história e importância de Brasilete para nosso estado, a Secult disponibilizou, no YouTube da pasta, documentário produzido em 2004 pelo Museu da Imagem e do Som (MIS).
O vídeo, realizado em parceria com a TV Brasil Central, apresenta depoimento gravado em 2003 pelo cineasta Lázaro Ribeiro, onde Brasilete relata a emoção do dia em que Goiás ganhou o título de Patrimônio da Humanidade. O material mostra também depoimentos de familiares, amigos e representantes de instituições goianas sobre a importância da professora para a história e cultura de Goiás.
Brasilete faleceu em 20 de setembro de 2003, aos 72 anos, antes do documentário ser divulgado. Por toda a sua trajetória de vida e especialmente pela luta em defesa do reconhecimento da Cidade de Goiás como Patrimônio da Humanidade, ela foi escolhida naquele ano para ser homenageada pelo MIS, no Projeto Memória/Série Perfil Personalidades.
Biografia
A professora universitária era filha do ex-governador de Goiás, Brasil Caiado, e dedicou sua vida à cultura e à promoção da cidade de Goiás: foi uma das responsáveis pela formação do arquivo documental do município, uma das fundadoras da Faculdade de Direito e Filosofia de Goiás, presidiu o Movimento Pró-Cidade de Goiás e trabalhou intensivamente pelo título de Goiás Patrimônio da Humanidade, conferido em 2001.
O vídeo documentário em homenagem à Brasilete já está disponível nas redes sociais e canal do Youtube da Secult Goiás. A apresentação é da jornalista Virginia Daumas.