CulturaNotícias

Por trás da coxia: livro retrata relações entre mercado artístico e política no Brasil

Class News

Em “Nos bastidores da vida”, Alipio Rangel utiliza os anos de experiência no mundo das artes para criticar a realidade sociopolítica do país

Os anos de trabalho como produtor de televisão, cinema, exposições artísticas e eventos inspiraram Alipio Rangel a escrever o livro Nos bastidores da vida. Nesta ficção, o autor tece críticas à política brasileira, dá visibilidade às dificuldades dos trabalhadores do mundo das artes, descortina as hipocrisias da sociedade e retrata os conflitos da juventude a partir da história de Dora.

A protagonista é assessora de imprensa de Adriano, um famoso ator. Ela está no período de divulgação de uma peça, que, apesar das opiniões positivas da crítica, tem dificuldades de aumentar o público. Mas essa não é a única preocupação dela: após um romance fracassado com o próprio cliente, Dora inicia um processo de reflexão interna ao se envolver com Raquel, uma escultora renomada.

Ao utilizar uma narrativa em terceira pessoa, a obra equilibra descrições, narrações e diálogos sob diferentes pontos de vista. Com esses recursos, o escritor traça um panorama da realidade do país, que está entrelaçada às experiências de vida dos personagens. Alguns demonstram aversão à política por causa das consequências da ditadura militar, enquanto outros evidenciam o descaso da sociedade com a arte por estarem inseridos no mercado artístico.

Eu sei como é, essa é a realidade da vida do meu marido, falta dinheiro, o público não prestigia, o orçamento estourou, a equipe está insatisfeita… Sempre o mesmo lenga-lenga. Mas a minha vida não é muito diferente, se eu fosse viver dos amantes de arte brasileiros estaria passando fome. (Nos bastidores da vida, pg. 36)

O enredo de Nos bastidores da vida ocorre no final do século XX, mas os temas abordados convidam os leitores a refletirem sobre o país da atualidade. Além do protagonismo feminino, o livro atravessa questões como o conhecimento sobre a sexualidade, os efeitos da corrupção no cotidiano da população, as desigualdades socioeconômicas e a negligência com os trabalhadores da cultura – assuntos que, passadas três décadas, continuam relevantes no Brasil.

Ficha Técnica
Título: Nos bastidores da vida
Autor: Alipio Rangel
ISBN: 978-65-84796-08-9
Páginas: 416
Preço: R$ 24,99 (e-book) | R$ 79,90 (físico)
Onde comprar: Amazon

Sobre o autor: O cearense Alipio Rangel é administrador de empresas por formação, mas exerceu diversas funções no meio artístico quando trabalhou para a Renato Aragão Produções durante a década de 1990. Por 15 anos, esteve na produção de televisão, cinema, exposições e eventos – além de ter contribuído para a realização de vários filmes do grupo Os Trapalhões. Estas experiências serviram de inspiração para a publicação de “Nos bastidores da vida”, que marca sua estreia na literatura. O escritor, que também morou no Rio de Janeiro, agora reside em Jundiaí, em São Paulo, e administra o setor financeiro de duas empresas.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo