Cultura

Filarmônica de Goiás Apresenta Concerto para Cordas

Class News
Fotos: Rafaella Pessoa

Beethoven e Schoenberg estão no programa

Sons dos violinos, violoncelos, violas e contrabaixos são os destaques do próximo concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás que acontece no dia 09 de maio (quinta-feira), às 20h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com entrada gratuita.

No programa estão as obras Verklarte Nacht” de Schoenberg ” e o “Quarteto de cordas (Op.135)” de Beethoven. A regência é do Diretor Artístico da instituição Neil Thomson.

“Verklarte Nacht” ou “Noite Transfigurada” foi escrita por Schoenberg quando ele tinha apenas 25 anos e é baseada no poema de Richard Dehmel. A obra, que é influenciada pela austeridade clássica de Johannes Brahms e pelo vanguardismo de Richard Wagner, traz a história de uma mulher que conta ao namorado que está gravida de outro homem. Através dos belíssimos acordes é quase possível enxergar o casal apaixonado caminhando por um bosque para achar uma solução à relação. “Noite Transfigurada” é considerada um drama sem palavras, perfeitamente articulado ao poema de Dehmel.

Quarteto para Cordas Op. 135 (1826), uma das últimas coisas que Beethoven escreveu, tem um caráter propriamente beethoveniano de uma trajetória que só decide e resolve os seus problemas dramáticos no final da obra. Nesse clima de que ainda não temos nada de definitivo, o último movimento abre com uma introdução terrível, muito grave e extremamente emocionante, como se o compositor soubesse que sua morte estava próxima. A Orquestra Filarmônica de Goiás executará a obra com base em um arranjo para cordas feito pelo consagrado maestro americano Leonard Bernestein.

Serviço:

Data: 09 de maio (quinta-feira)

Horário: 20h30

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer

Entrada gratuita

Programa:

“Verklarte Nacht”  (Noite Transfigurada) – Schoenberg

“Quarteto de Cordas” (Arranjo para orquestra completa) – Beethoven

 

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo