GastronomiaNotícias

5 bons motivos (e receitas) para incluir a carne suína no cardápio

Class News

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas de consumo da proteína, que é magra, rica em nutrientes, auxilia na perda de peso e saúde dos músculos, coração e sistema imunológico

A carne suína é uma opção não só saborosa e versátil, mas também muito nutritiva para ser incluída na rotina alimentar. Magra, em alguns cortes, e rica em nutrientes, ajuda a manter a saúde em dia. A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica que a proteína, além de beneficiar músculos, coração e sistema imunológico e ajudar na perda de peso por aumentar a saciedade, é muito prática de preparar. “Seu sabor vai bem com acompanhamentos variados, incluindo opções doces, como molhos à base de frutas, que contrastam muito bem com a carne. No preparo, vale fazer os cortes na panela, na churrasqueira ou no forno”.

Renata lista cinco bons motivos para consumir a carne suína:

1     – Ótima fonte de proteína, vitaminas e minerais
Rica em proteínas de alto valor biológico, a carne é capaz de garantir uma ótima saúde muscular. As proteínas, quando quebradas, geram aminoácidos essenciais, que são necessários para a manutenção da massa magra – o que faz da carne suína uma grande aliada dos atletas. E suas vitaminas (principalmente B1 e B3), aliadas ao ferro, selênio e zinco, favorecem o rendimento durante todo o exercício.

2     –  Auxilia no desenvolvimento infantil
A carne suína possui proteínas e vitaminas A, do complexo B e minerais como selênio, zinco e ferro, que garantem o transporte de oxigênio no sangue e ajudam no crescimento e desenvolvimento infantil nos âmbitos cognitivo, psicomotor, estrutural e sistema imunológico.

3     – Ajuda na prevenção de doenças
Com baixo teor de sódio e maior quantidade de potássio, quando comparada às demais carnes, pode contribuir para o controle da hipertensão arterial. Também garante de 10% a 22,5% da quantidade de ferro ideal para o consumo diário, prevenindo a anemia ferropriva.

4 – Contribui para o envelhecimento saudável
Rica em selênio, micronutriente que protege o organismo do envelhecimento precoce, o consumo frequente da carne suína pode contribuir para uma terceira idade mais saudável e com mais disposição.

5 – Tem muitos cortes magros e gordura extramuscular
A maioria dos seus cortes é magro e tem a gordura extramuscular, que pode ser facilmente separada da carne. Entre os mais indicados para quem segue uma rotina de alimentação saudável, estão o lombo e o pernil suíno, ambos capazes de favorecer o controle do peso.

Para incentivar a adoção de hábitos saudáveis e uma rotina de dieta alimentar nutritiva, o Oba Hortifruti participa da campanha realizada pela ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos) que incentiva o consumo da proteína suína no dia a dia dos seus clientes. Na semana de 1 a 17 de junho, as lojas da rede contam com informações, ofertas e conteúdos e dicas especiais para os clientes, com uma grande variedade de produtos na rede.

Para integrar o cardápio, a nutricionista ensina cinco receitas fáceis de preparar com a carne suína.

Estrogonofe suíno
500g de mignon suíno em tiras
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de chá de champignon fresco picado
½ xícara de chá de passata de tomate
1 colher de sopa de mostarda amarela
1 xícara de chá de creme de leite
Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça a manteiga e doure o alho e a cebola. Adicione as tiras de carne, coloque sal e refogue bem. Junte os champignons fatiados, a passata de tomate e a mostarda. Mexa bem, delicadamente, incorporando os sabores. Se desejar, acerte o sal. Desligue o fogo, adicione imediatamente o creme de leite e misture bem para incorporar à preparação. Sirva em seguida, acompanhado de arroz e legumes no vapor.

Petisco de lombo suíno
500g de lombo suíno cortado em tiras
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de farinha de rosca
2 ovos caipiras
3 colheres de sopa de chimichurri
Sal a gosto  

Modo de preparo:
Tempere as iscas de lombo com o sal e o chimichurri. Empane, passando as iscas primeiro na farinha de trigo, em seguida no ovo, finalizando com a farinha de rosca. Leve as iscas à air fryer por cerca de 30 minutos, virando delicadamente na metade do tempo. Confira se as iscas estão douradas e aí é só servir.

Picadinho de pernil suíno
500g de pernil suíno cortado em cubos pequenos
1 colher de sopa de azeite
1 cebola média ralada
1 lata de 200g de tomates pelados
2 colheres de sopa de cheiro verde picado
Sal e pimenta preta a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Adicione os cubos de pernil e refogue bem, até que a carne fique dourada. Junte os tomates pelados, o sal e a pimenta. Deixe cozinhando em fogo baixo, com a panela tampada, por cerca de 20 minutos ou até o excesso de água evaporar. Desligue o fogo e finalize com o cheiro verde. Sirva em seguida.

Pernil de panela
700g de pernil suíno em cubos
Suco de 1 limão cravo
3 folhas de louro
2 cebolas cortadas em tiras
3 dentes de alho moídos
2 tomates picados em cubos
2 colheres de sopa de chimichurri  
4 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Adicione a carne, o suco de limão, o chimichurri, os tomates, o sal e pimenta.  Misture bem e refogue até a carne começar a dourar. Adicione ½ xícara de chá de água. Tampe a panela e deixe na pressão por cerca de 30 minutos ou até que a carne fique bem macia.

Macarrão ao molho branco com lombo suíno
1 pacote (500g) de espaguete
2 xícaras de chá de lombo suíno cortado em cubos pequenos
1 colher de sopa de manteiga
50ml de leite
150ml de creme de leite fresco  
Sal e pimenta a gosto
Raspas de noz-moscada a gosto
Queijo parmesão ralado para finalizar

Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão conforme instruções da embalagem e reserve. Em outra panela, aqueça a manteiga e doure os cubos de lombo, juntamente com o sal e a pimenta. Quando a carne estiver bem dourada, adicione o leite e o creme de leite. Acerte o sal e junte a noz-moscada ralada. Quando todos os ingredientes estiverem bem incorporados, adicione o macarrão cozido, desligue o fogo e sirva em seguida.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo