CulturaNotíciasVariedades

“21ª Edição – Bon Odori 2023 – Tema: Tradição e Progresso”, dias 25/8 e 26/8

Class News

O Clube Kaikan receberánesta sexta (25/8) e neste sábado (26/8), a “21ª Edição do Bon Odori 2023” – o Festival de Música, Dança, Culinária e Artes Japonesas”, com o tema: “Tradição e Progresso”. Depois do sucesso do ano passado, o apresentador e dançarino paulista “Yudi Tamashiro”, juntamente com a interação da cantora “Karen Ito”, conduzirão novamente a transmissão simultânea online pelo YouTube da Embaixada do Japão no Brasil (correalizadora da comemoração, junto à Associação Nipo-Brasileira de Goiás – ANBG eda Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (BUNKYO). A celebração oficial, que já é tradição no calendário goianiense, espera receber novamente as 8 mil pessoas, ao longo das 2 noites de festa. Pela 1ªx, o atual Embaixador do Japão no Brasil, HAYASHI Teiji virá ao evento. E demais autoridades locais também já confirmaram presença. Os ingressos antecipados estarão disponíveis no site www.bilheteriadigital.com a partir de R$ 60 e darão direito a uma porção de Guioza. Mais informações no Instagram da organizadora: @anbgkaikan

SOBRE O BON ODORI:

A abertura do Bon Odori, da comunidade japonesa em Goiânia, à participação da população em geral completa 21 anos em 2023. Internamente, a cerimônia ocorria desde os primórdios da instalação da comunidade da cidade, no final da década de 40. Consolidado no calendário festivo da capital, o festival anima o Clube KAIKAN nos dias 25 (sexta) e 26 (sábado) de Agosto, a partir das 19h30. O tema deste ano será: “Tradição e Progresso”, onde serão explorados os elementos mais tradicionais da cultura japonesa, enfatizando o progresso na tecnologia e inovação.

A organização é da Associação Nipo-Brasileira de Goiás, sob a atual presidência de Leonardo Massuda, que realiza a festa no Conjunto Itatiaia celebrando com muita dança, música, artes e culinária japonesa. A Embaixada do Japão no Brasil será a correalizadora do evento, junto da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (BUNKYO).

Além das tradicionais apresentações que já se tornaram marca registrada do evento, teremos também a apresentação do grupo Kyoushin Daiko de Goiânia, pioneiros na cidade das apresentações de taikô, o milenar tambor japonês de batida forte e pausada. Entre as novidades, a divulgação e ensino das regras da modalidade esportiva (totalmente inclusiva): o “Takkyu Volley”.

O momento de destaque do festival acontece com as danças japonesas, no qual todos convidados podem dançar as tradicionais músicas utilizando seus adereços, e também pelo Matsuri Dance que animará o festival com um estilo pop de dança e música japonesa, misturando movimentos tradicionais com modernos.

Depois do sucesso do ano passado, o apresentador e dançarino paulista “Yudi Tamashiro”, juntamente com a interação da cantora Karen Ito, conduzirão novamente as apresentações durante a transmissão simultânea online pelo YouTube da Embaixada do Japão no Brasil. O embaixador do Japão no Brasil, HAYASHI Teiji virá de Brasília pela 1ªx ao evento. Ele falará sobre a nova medida do Governo do Japão que isentará o visto de turista para brasileiros, a partir do dia 30 de setembro. E demais autoridades locais também já confirmaram presença.

Preparação

O altar com frutas da estação, os quimonos novos e o taikô já estão sendo preparados para receber um público estimado de 8 mil pessoas nos dois dias de festival. A festa é realizada sempre em agosto, após o pôr-do-sol. Na crença dos nipônicos, é neste momento que, uma vez ao ano, os antepassados têm a oportunidade de festejar com os descendentes, que os homenageiam. 

Para os goianienses, o festival é uma oportunidade de conhecer melhor alguns costumes da cultura que se desenvolve há milênios do outro lado do mundo.

Durante o evento, é possível apreciar os pratos mais conhecidos por aqui, como sushi, sashimi, yakisoba, tempurá, udon, guioza, temaki e o shimeji. Além disso, o visitante ainda pode conferir exposições de produtos das artes nipônicas. Entre eles, o shodô, a caligrafia originária do Japão, também considerada uma forma de manifestação artística da Terra Sol Nascente.

SERVIÇO:

“21ª Edição – Bon Odori 2023 – Tema: Tradição e Progresso”.

Data/horários do “Bon Odori”: Dia 25 e 26 de Agosto, das 19h às 23h30.

Local: Clube Kaikan (ANBG) – Av. Planície S/Nº, Conjunto Itatiaia (ao lado do Clube dos Bancários, próximo ao Campus Samambaia da UFG).

Diretor de Relações Públicas & Atendimento à Imprensa: Ricardo Noguchi: (62) 99999-3531 –ricardonoguchi@gmail.com / www.anbgkaikan.com.br – www.facebook.com.br/anbgkaikan

Diretoria (para mais esclarecimentos e/ou entrevistas): Presidente do KAIKAN Leonardo Massuda / Coordenador geral do Bon Odori – Marco Tulio Toguchi 99688-5004 / Dir. de RP: Ricardo Noguchi (62) 99999-3531 / Dir. Conselho – Mário Kuwae (62) 99268-6809.

INGRESSOS disponíveis no site: https://www.bilheteriadigital.com/ (incluso uma porção de Guioza), a partir de R$ 60.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo