CasaNotíciasViagem

Últimos dias para conferir a CASACOR Minas Gerais 2023

Class News

Foto: Daniel Mansur

Ambiente: Nãna Guimarães e Pedro Moreno – Jardim Dulce Ferolla

Realizada na Casa Ferolla, um empreendimento da F2 Incorporadora e Construtora e Arthros Incorporadora, a 28ª edição da CASACOR Minas encerra sua programação neste domingo(03/09)

 

A capital mineira vem recebendo desde o dia 15 de julho, a 28ª edição da CASACOR Minas. Considerado o maior evento do setor de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado, a mostra, realizada sob a direção de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, apresenta ao público um total de 50 ambientes, assinados por 53 profissionais de destaque do segmento, incluindo veteranos e jovens talentos. A mostra conta ainda com 2 instalações artísticas.

O principal atrativo desta edição é sem dúvida a possibilidade da mostra de voltar a ocupar imóveis residenciais. O endereço escolhido é um complexo formado por 3 casas das décadas de 1930 e 1940, além de parte de um edifício contemporâneo que está sendo erguido no local, viabilizado por meio de uma parceria entre F2 Incorporadora e Construtora e a Arthros Incorporadora. O projeto da construção é assinado pelo arquiteto José Eduardo Ferolla, arquiteto homenageado nesta edição. Ferolla viveu parte de sua vida no casarão principal, construído pelos seus pais para ser a morada oficial da família. Enquanto aguardavam a conclusão da construção da Casa Ferolla, que levou alguns anos, a família passou uma temporada na charmosa Casa Hera, que também foi anexada ao complexo da mostra. Diversos ambientes desta edição ajudam a contar a história das construções ocupadas nesta edição. A começar pelo Jardim Dulce Ferolla, projeto de Nãna Guimaraes e Pedro Moreno, em homenagem à matriarca da família que construiu e viveu no casarão. A dupla investiu no resgate das espécies que faziam parte do jardim original, com predominância de plantas nativas brasileiras, com ênfase especial nos ecossistemas da Mata Atlântica e do Cerrado, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

Lena Pinheiro, também decidiu homenagear o arquiteto José Eduardo Ferolla em seus ambientes Alpendre, Hall de entrada e Espaço Ferolla. O antigo escritório da casa, onde ele costumava trabalhar durante o tempo que viveu na casa, foi mantido e ganhou uma intervenção, assinada pelo artista Cláudio Parreiras, a partir de uma fotografia tirada durante a última visita do arquiteto ao imóvel, durante o open house da CASACOR Minas. “O José Eduardo Ferolla foi uma pessoa muito importante para a cidade. Além dos projetos, ele também se dedicou à docência na UFMG, contribuindo para a formação de diversos colegas que hoje se dedicam à arquitetura. Foi um prazer enorme fazer este espaço em homenagem a este grande arquiteto, que é referência para todos nós que somos  profissionais do segmento”, destaca Lena Pinheiro.

Os banheiros originais da Casa Ferolla foram ressignificados sob o olhar de Isabela Bethônico, que desenvolveu um projetoem parceria com o Studio Tertúlia. Juntas, elas criaram osQuartos de Banho Azul e Rosa, ambientes que se destacam pelo conteúdo histórico e pela interpretação poética e delicada que explora as sutilezas e a conexão do passado com o presente. Para compor o ambiente, as profissionais investiram no restauro de uma penteadeira que fazia parte do acervo do casarão. Restaurada, hoje a peça ajuda a contar a história do imóvel.  

Ao visitar o ambiente Hera uma Vez, de Laura Carvalho, o público terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história da família Ferolla. A arquiteta localizou um antigo álbum de fotos da família, com registros da época em que eles viveram na Casa Hera. Isso aconteceu entre os anos de 1930 e 1940, durante a construção da Casa Ferolla. Essas fotos conduziram a criação do projeto, que mistura a história com uma boa dose de autoralidade.

Arrematando as homenagens, o sótão da Casa Ferolla foi o local escolhido para abrigar a intervenção O SÓTÃO. Uma casa imaginária, assinadapelo Estúdio Veste. A instalação prestauma homenagem à beleza da forma arquitetônica da construção. As plantas e fachadas foram bordadas em tecido e são apresentadas em formato expositivo dando protagonismo às  histórias invisíveis que integram os prédios e grandes monumentos da cidade. Como representantes simbólicos da “alma da casa”, linhas brancas sobre tecido branco indicam trajetos emocionais por onde a imaginação é conduzida.

CASACOR Minas: um programa para toda a família

Uma visita à CASACOR Minas é capaz de despertar todos os sentidos. A maior mostra de

arquitetura, design de interiores e paisagismo também conta com uma programação que valoriza manifestações, como Gastronomia, Arte, Artesanato e a Moda.  Além de ambientes criados por diversos profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e do paisagismo, ainda é possível apreciar a boa gastronomia, a arte em suas mais variadas expressões e também a moda, que aparece em destaque em diversos ambientes.

Assim como nos anos anteriores, a gastronomia é um dos pontos altos da CASACOR Minas. A mostra sempre reserva um espaço especial na programação para destacar o trabalho de chefs de cozinha, produtores artesanais e representantes da nossa cultura. A proposta é que o visitante possa usufruir de uma série de experiências durante o passeio pela mostra.

Neste ano, o restaurante assinado pela arquiteta Betânia Nascimento está sendo comandado pelo chef paraibano Onildo Rocha, eleito o Chef do ano pela Revista Veja SP.  Coincidentemente, tanto Betânia quanto Onildo participam da mostra pelo segundo ano consecutivo. Betânia fez sua estreia em 2022 com uma suíte e agora assumiu o compromisso de assinar o restaurante, um dos espaços mais frequentados da mostra. Criar um espaço funcional dentro da mostra é um desafio muito grande e Betânia conseguiu traduzir com maestria toda a essência do universo do chef, que é natural do sertão da Paraíba.

Concebido para reverenciar a trajetória de um dos chefs mais premiados do país, o projeto destaca as origens de Onildo Rocha enquanto celebra a sua evolução e a conexão do seu trabalho com a brasilidade e com a nossa relação com a comida, com os ingredientes brasileiros e com a experiência de comer fora de casa.

“Foi um sucesso tão grande nossa primeira participação na CASACOR Minas. Fiquei muito feliz e impressionado com a receptividade dos mineiros à minha cozinha. Tudo isso foi fundamental para que eu decidisse retomar esse projeto junto dentro da mostra neste ano novamente. As pessoas estão curtindo muito e já estão até questionando se existe a possibilidade de termos um restaurante fixo na cidade pós evento. Isso é o maior motivador para estarmos aqui”, destaca o chef Onildo Rocha, que desenvolveu o projeto juntamente com o designer Gustavo Greco, outro nome de peso no seu segmento de atuação e parceiro da CASACOR Minas há 8 edições.  

A parceria com diversas empresas e marcas do segmento de alimentos e bebidas, atrai um grande público interessado em participar das experiências gastronômicas. Entre os parceiros do segmento que estarão presentes nesta edição, destacamos Krug Bier, Rex Bibendi/Zahil, Supernosso, Água Mineral Ingá e Felicitea.

O Projeto da Varanda Café, de Adriana Gouveia, foi criado para abrigar a operação do Uluru Café. O projeto surpreende ao subverter a ordem dos materiais. Uma árvore em estrutura metálica foi coberta com plantas e vegetação e ganhou um balcão em tijolinho com bancadas em travertino. A proposta foi criar um espaço que será o cenário ideal para o brunch ou aquela pausa durante a visita.

Viabilizado por meio de uma parceria com o Sebrae Minas, o Espaço Origem Minas é novamente assinado pela arquiteta Cynthia SilvaO projetojá está presente na CASACOR Minas há 5 anose foi criado para apresentar o trabalho de pequenos produtores e artesãos mineiros. Entre os itens que podem ser encontrados estão queijos, cafés especiais, geléias, licores, cachaças, antepastos e outros itens de produção artesanal. A concepção do espaço teve como ponto de partida a fachada da casa Hera, com arquitetura Art Decó da década de 40. O espaço surge como uma extensão harmônica dessa arquitetura, trazendo uma proposta de retrofit ao anexo. O piso e parede em granito rústico mineiro, da região de São João Del Rei, e as bancadas, também em granito, têm sua origem em terras mineiras e batizado de Café Cerrado, devido à semelhança visual com grãos de café. As luminárias também são assinadas pela arquiteta e foram desenvolvidas pela artesã de Carangola – MG, Simone Oliveira.

Bar, um dos maiores sucessos desta edição é assinado pela arquiteta Cris Capanema. A ideia foi criar um espaço requintado, mas ao mesmo tempo despojado, em formato de um grande lounge a céu aberto. Intimista, e ao mesmo tempo, conectado com vários outros ambientes do entorno, ele é o local ideal para pequenos encontros e reuniões. Iluminação sutil, luz de velas, lareiras, tapetes e, claro, a imprescindível presença da arte. A base em cores neutras foi pensada para ser colorida pela presença dos frequentadores. Operado pelo Jangalito, a carta de cocktails conta com criações exclusivas, como o Ferolla e o Capanema, uma clara homenagem ao ilustre morador e à arquiteta que desenvolveu o projeto do ambiente.

Os amantes do vinho, não podem deixar de conhecer e de apreciar a Vila do Vinho, espaço criado pela arquiteta Silvia Carvalho, que se especializou na criação e desenvolvimento e adegas e espaços de apreciação da bebida. Desde o início da mostra, o espaço vem recebendo degustações e encontros com enólogos e apreciadores. O projeto tira partido do desenho curvo da fachada da casa Hera e segue este conceito que será expresso desde a parede que abriga o gourmet passando pela grande mesa da confraria e todo o seu mobiliário. A ideia foi um espaço para confrarias cercado de elementos naturais, como tijolo, madeira, pedra e cimento. A tecnologia está presente nos cenários de luz, que variam de acordo com o tipo de vinho escolhido. Painéis piso-teto funcionam como porta rolhas de um lado e do outro, ao se alinharem, formam um grande painel para as projeções de conteúdo. A mesa da confraria tem desenho da arquiteta e chama atenção pelo formato orgânico agregador, em diferentes alturas. O jardim em estilo europeu, assinado por Nãna Guimarães complementa o clima de aconchego.

Arte

A presença da arte também é muito forte dentro da mostra. Além da intervenção proposta pelo Estúdio Veste, da curadoria de peças que podem ser conferidas no Armazém Origem Minas e das diversas obras espalhadas pelos ambientes da mostra, fornecidas pelas galerias de arte da cidade, a CASACOR Minas ainda conta com a Galeria de Arte e Varandaassinada pelos profissionais do Studio 44(Adriana Ferreira, Fernando Coelho e Magno Horácio). O espaço celebra a fusão entre a contemporaneidade, a história e a natureza, dividindo-se em duas atmosferas distintas, porém complementares, a Galeria de Arte e Varanda. A edificação contemporânea apresenta uma linguagem moderna e funcional, abrigando uma galeria versátil e atemporal que recebe uma série de exposições artísticas ao longo da mostra. A cada semana uma galeria de arte diferente expõe seus trabalhos. O sótão da Casa Ferolla,

A CASACOR Minas Gerais conta com o patrocínio master da Deca. Os fornecedores oficiais desta edição são Tintas Coral, Audi, Divinal e Detronic. O parceiro local de sustentabilidade é a Optpower. Entre os patrocínios locais, estão: BH Airport, Ooh Brasil, Gasmig, ArcelorMittal, F2 Incorporadora e Construtora e Arthros Incorporadora.  A mostra ainda conta com o apoio da Portinari, Sebrae, Mall Midia e da Guararapes.

28ª CASACOR Minas Gerais vai até dia 03/09, na Casa Ferolla(Rua São Domingos do Prata, 631). Ingressos disponíveis no site(www.casacor.abril.com.br) ou na bilheteria do evento.  

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo