GastronomiaNotícias

Três delicias doces para o cardápio de Natal

Class News

Rabanada, biscoito amanteigado natalino e panetone são três iguarias versáteis para qualquer hora do dia e podem acompanhar outras refeições

Faltam poucos dias para o Natal. Para quem está decidindo qual será o cardápio para as festividades, Anna Gabriella Carvalho, nutricionista da rede de panificadoras Casa Martinho, sugere três iguarias saborosas, versáteis e que apresentam baixo ou médio grau de dificuldade para preparar. As delícias são a rabanada, o biscoito amanteigado natalino e o panetone (ou chocotone). “Essas receitas são perfeitas para qualquer hora do dia e inclusive podem acompanhar outras refeições”, explica.

A nutricionista destaca que a rabanada, o panetone e os biscoitos amanteigados se tornaram alimentos característicos do Natal porque trazem uma memória afetiva para as pessoas. “Como diz uma frase de Adélia Prado, ‘o que a memória ama, fica eterno’. Cada um desses alimentos tem um cheirinho e sabor únicos, que trazem uma experiência completa de clima natalino”.

O trio é versátil e pode acompanhar outras refeições. A rabanada pode ser servida com ovos mexidos, como uma refeição de café da manhã ou lanche da tarde; e também com chantilly e inúmeras variações de geleias para uma sobremesa deliciosa. Já o panetone pode ser acompanhado de um café quentinho, ser servido com queijo mascarpone, entre inúmeras combinações.

“Os biscoitos natalinos são aqueles que remetem à tradição principalmente das crianças. Na manhã de Natal, os biscoitos vão bem acompanhados de um copo de leite”, afirma Anna Gabriella Carvalho. “Os biscoitos também são sucesso se servidos com doce de leite, chocolate e creme branco”, completa a nutricionista.

E para quem não tem muita experiência na cozinha, as receitas apresentam baixo e médio grau de dificuldade. “O biscoito natalino e a rabanada são bem fáceis de serem feitos. O importante é seguir à risca a receita e seu passo a passo. Já o panetone ou chocotone apresentam um grau médio de dificuldade, mas nada impossível de ser feito”, explica a gastróloga Gabriela Queiroz, gerente geral da panificadora Casa Martinho Campinas.

A gastróloga dá algumas dicas para facilitar o preparo e incrementar a receita. “Para o biscoito natalino, uma boa ideia é abrir a massa entre um saco plástico e após feito cobrir com chocolate ou confete para dar um charme a mais. No caso da rabanada, pode molhar ela bem e fritar em óleo quente. Para dar o toque especial, passe em uma mistura de açúcar com canela após a fritura”, aconselha Gabriela Queiroz.

RECEITAS
Biscoito amanteigado natalino
Ingredientes:
500g farinha de trigo
200g margarina 50%
200g açúcar refinado
2 ovos
1 colher de sopa de essência de baunilha

Modo de preparar:
Passo 1: bata em uma batedeira a manteiga e o açúcar até virar um creme.
Passo 2: em seguida, acrescente a essência de baunilha e os ovos, bata até unificar os ingredientes.
Passo 3: adicione a farinha de trigo.
Passo 4: modele os biscoitos com forminhas temáticas de Natal.
Passo 5: leve ao forno pré-aquecido de 8 a 9 minutos com a temperatura de 160°.

Rabanada tradicional
Ingredientes:
1 caixa de leite condensado
500ml de leite
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 ovo
Pães amanhecidos
Canela e açúcar a gosto

Modo de preparar:
Passo 1: em um recipiente coloque o ovo e bata ele bem com o auxílio de um garfo. Em seguida coloque o leite, leite condensado e essência de baunilha. Misture bem até homogeneizar.
Passo 2: pegue o pão francês ou baguete amanhecido e corte em fatias mais grossas, aproximadamente 3 cm de largura. Feito isso, corte novamente ao meio, mas sem chegar ao fim.
Passo 3: passe as fatias na mistura do leite condensado, leite e essência de baunilha.
Passo 4: coloque o óleo para esquentar, a medida é uma quantidade suficiente de óleo para a imersão das rabanadas.
Passo 5: frite as rabanadas de pouco em pouco.
Passo 6: coloque as rabanadas em um papel para absorver a gordura
Passo 7: finalize as rabanadas passando canela e açúcar.

Panetone de frutas cristalizadas ou chocotone
Ingredientes:
1kg farinha de trigo
3 ovos grande
1 copo americano de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de margarina ou manteiga
250ml leite morno
50g fermento biológico
300g de frutas cristalizadas
250g uvas passas
Raspas de limão

OBS.: Em caso de se fazer o chocotone, substitua as frutas cristalizadas e as uvas passas por 400g de chocolate gotas forneáveis.

Modo de preparar:
Passo 1: misture os ovos, leite morno, margarina, açúcar, pitada de sal e fermento biológico e misture. Deixe descansar por 5 minutos.
Passo 2: bata essa mistura com a farinha de trigo e a essência em velocidade baixa até formar uma massa.
Passo 4: bolear a massa, cobrir com plástico e deixar descansar por 1 hora.
Passo 5: adicione as frutas cristalizadas e as uvas-passas, misture em velocidade baixa por mais 1 minuto.
Passo 6: divida a massa em partes.
Passo 7: bolear e cobrir com plástico. Deixe descansar por 15 minutos.
Passo 8: bolear novamente, colocar nas formas para panetone e deixe fermentar.
Passo 9: leve para assar por 40 minutos a 200°.


 

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo