CulturaGastronomiaGovernoNotícias

Cidade de Itauçu sedia 1º Festival Gastronômico na Rota dos Salgados

Class News

Com apoio do governo de Goiás, o evento será realizado neste fim de semana, apresentado ao público iguarias de encher os olhos 

A cidade de Itauçu, conhecida pelas lanchonetes às margens da rodovia, ganha título de “Capital Goiana dos Salgados” com a 1ª edição do Festival Gastronômico na Rota dos Salgados, que será realizado nesta sexta e sábado (13 e 14/10), com entrada gratuita. Para o evento serão montados vários quiosques na Praça da Prefeitura, num verdadeiro cenário de guloseimas, além de bebidas e atrações variadas.

O leque dos cardápios inclui iguarias fritas, assadas, recheadas com carne bovina, aves, queijo, embutidos, legumes, no formato individual ou em tabuleiros cortados em fatias, quentinhos, e salgadinhos que se tornaram um lanche irresistível. Essa fartura exposta nos bares e lanchonetes instalados no perímetro urbano da GO-070 em Ituaçu, também é abundante nos estabelecimentos no centro da cidade, o que caracteriza a identidade gastronômica do município e gera renda para as famílias.

O Festival será palco para o lançamento de novos pratos ofertados pelos empreendedores parceiros. Nas cozinhas das lanchonetes, além do ritmo frenético diário, as atenções também se voltam para a criação de petiscos. A produção coletiva da Cooperita- Itamel e da Associação de Micros e Pequenos Produtores Rurais de Santo Amaro, também vão para os quiosques da praça.

A programação traz ainda aula show com os renomados chefs de cozinha Junior Marinho e Mariana Rodrigues, com criações sugestivas, dicas de preparo e apresentação de receitas autorais, numa celebração da cozinha goiana. Tudo ancorado pelos jornalistas Johnathan Moreira e Suelen Reis. Ainda no quesito capacitação, aos profissionais do setor de alimentação fora do lar estarão disponibilizados cursos, na Carreta da Panificação do Senai, instalado na praça do festival. 

E mais, o público poderá conferir ainda manifestações artísticas e culturais que vão dar beleza à festa gastronômica com a chegada da Folia de Reis, a dança da Catira e das congadas. Exposição de arte e artesanato. Talentos locais da música vão subir ao palco dividindo espaço com artistas consagrados. Na programação tem Movimento Gospel, voz e violão com Marcos Nunes, Wesley Nunes canta Zé Ramalho e a banda The Band! O cantor Pádua faz show na sexta-feira e a Banda Falamansa fecha o evento no sábado.

O festival tem apoio do governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, mecanismo de fomento gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e visa contribuir na divulgação da culinária local e no fortalecimento da identidade gastronômica. 

 “Temos a missão de incentivar e valorizar a cultura e tradições do interior, como a gastronomia de Ituaçu. Estamos descentralizando os recursos da cultura e levando arte para todas as regiões do estado”, comemora a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

Confira a programação:

Dia 13/10 (Sexta-feira)

17h – Início do Festival Gastronômico

Manifestações culturais: Folia de Reis, Catira e Congada

Show: Movimento Gospel

Show: Voz e violão com Marcos Nunes

Aula Show: Chef Junior Marinho

20h30 – Abertura Oficial com Hino Nacional e fala de autoridades.

22h Show com o cantor Pádua

Dia 14/10 (Sábado)

16h- Início do Festival Gastronômico

19h30- Aula Show: Chef Mariana Rodrigues

Show: Wesley Nunes Canta Zé Ramalho

Show: The Band!

Show – Banda Falamansa

Serviço:

Assunto: 1º Festival Gastronômico Na Rota do Salgados 

Quando: Sexta-feira e sábado (13 e 14/10)

Horário: Das 17 às 24h

Onde- Praça da Prefeitura de Itauçu – GO

Maiores informações:  @ 99116 1313 / Sérgio Moreira Fernandes – Secretário de Indústria e Comércio de Ituaçu

Entrada gratuita

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo