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Programa Expresso completa um ano e contabiliza mais de 1,3 milhão de serviços realizados no formato digital

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Canais digitais disponibilizam mais de 100 serviços e podem ser acessados pelos cidadãos a qualquer hora e em qualquer lugar. Programa engloba ainda modalidades de interação presencial disponíveis em 133 municípios

Criado com o intuito de democratizar e facilitar o acesso aos serviços públicos oferecidos pelo Governo de Goiás, o programa Expresso completa um ano nesta semana, com mais de 100 serviços digitais disponíveis aos cidadãos. Pelas plataformas on-line (expresso.go.gov.br e totens de autoatendimento) foram realizados mais de 1,3 milhão de atendimentos no período.

O programa tem obtido êxito também na ampliação dos canais de atendimento presenciais. Nestes 12 meses, 133 municípios passaram a contar com alguma das ferramentas do Expresso que disponibiliza esse tipo de interação, seja pelo Expresso totem, balcões ou agências dos Correios. Essas modalidades foram implementadas com o objetivo de atender o cidadão que tem dificuldade com o uso de ferramentas tecnológicas, ou que não possui meios para se conectar à internet.

Dentre os disponíveis estão: emissão da segunda via da conta de água, agendamento presencial nas unidades do Vapt Vupt, emissão de boletos do Ipasgo, solicitação da primeira e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros. O Expresso também está disponível em aplicativo para smartphone, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas dos sistemas operacionais Android ou IOS.

Expresso Totem
O equipamento disponibiliza mais de 20 serviços do governo estadual no formato digital e está disponível em 68 municípios. Os totens estão instalados em 29 prefeituras no interior e em 65 unidades do Vapt Vupt. Na maioria dos locais, os cidadãos contam com o auxílio de jovens do programa Aprendiz do Futuro para manusear a ferramenta.

Expresso Balcão
Os cidadãos com pouca familiaridade com as plataformas virtuais também estão sendo contemplados com a oferta de atendimentos oferecidos pelo programa. A ferramenta está sendo implantada, pelo Governo de Goiás, em 30 municípios que responderam ao edital de chamamento para a parceria e cumpriram com as normas para a adequada oferta dos serviços.

Na modalidade, fruto de parceria entre Estado e prefeituras, o cidadão tem acesso a todos os serviços do site do Expresso, com o auxílio e intermediação de um servidor do município. São mais de 100 serviços estaduais digitalizados por meio do site expresso.go.gov.br.

Expresso Correios
O Governo de Goiás iniciou os atendimentos do Expresso Correios em 62 municípios. A iniciativa faz parte da ampliação dos canais proposta pelo programa Expresso e é resultado de parceria do Estado com os Correios. Na etapa inicial estão sendo realizados atendimentos das Secretarias de Economia e Segurança Pública e do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo).

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

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