Gastronomia

Probióticos: As Bactérias Amigas do Corpo que Ajudam a Combater Doenças

Class News

Elas fortalecem a imunidade, melhoram a digestão e, segundo um estudo da USP, também ajudam a identificar doenças graves como o câncer colorretal. Nutricionista do Oba Hortifruti, Lívia Nogueira explica como esses micro-organismos contribuem para a saúde e cita em quais alimentos se pode encontrá-los

Quando se fala em bactérias, é muito comum o primeiro pensamento ser algo negativo, afinal esses micro-organismos estão relacionados a algumas indisposições de saúde. Mas, ao lado das vitaminas e minerais, está também um grupo de bactérias que são tão responsáveis pelo funcionamento adequado do corpo quanto os outros elementos mais conhecidos.

Esses bichinhos benfeitores são chamados de probióticos, estão mais perto do que se pode imaginar: eles vivem dentro do intestino de todo ser humano, em uma grande comunidade chamada microbiota. Apesar de pouco faladas, as funções positivas dessa “colônia de bactérias” são constantemente analisadas pelos cientistas. Um estudo publicado em abril pela Nature Medicine, feito pela Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, constatou que essas bactérias têm potencial para serem usadas no diagnóstico do câncer de cólon retal.

Segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Lívia Nogueira “quando ingeridos na quantidade certa os probióticos trazem muitos outros benefícios para o corpo: eles aumentam a produção das células de defesa do organismo, o que fortalece a imunidade, ajudam na absorção dos nutrientes e afastam problemas como candidíase, infecções urinárias e doenças cancerígenas”.

As vantagens não param por aí. Por estarem presentes no trato intestinal, é claro que as bactérias boazinhas também fazem sua parte por lá, melhorando a digestão e combatendo desconfortos, como a azia e a prisão de ventre.

Quem pretende investir em uma dieta rica em probióticos, então, deve seguir as dicas de Lívia Nogueira. “Iogurtes naturais, leite fermentado, missô (pasta de soja), kefir e kombucha não podem faltar no cardápio”, afirma. A nutricionista ainda ensina o passo a passo de três receitas que também cumprem com essa função.

Receita de iogurte desnatado caseiro

“Um dos alimentos probióticos mais conhecidos é o iogurte. Pode ser consumido no café da manhã, no intervalo entre as refeições ou no lanchinho da tarde. É uma ótima opção para quem deseja obter as propriedades desses organismos”, indica Lívia. 

Ingredientes:

  • 1 litro de leite desnatado;
  • 1 copo de iogurte desnatado natural.

Modo de preparo:

1) Ferva o leite em um caneco.

2) Depois de alguns segundos, quando ele já não estiver mais tão quente, despeje o iogurte no caneco e misture bastante.

3) Adicione a mistura em uma panela e tampe bem. Para deixar bem fechado, você pode colocar um pano de prato bem higienizado entre a panela e a tampa.

4) Separe a mistura em um canto e deixe descansar por 24 horas.

5) Após isso, coloque na geladeira.

6) Depois que gelar, basta servir.

Sopa de missô com cogumelos

Outra indicação da nutricionista é a sopa de missô, ingrediente tradicional da culinária japonesa. Rica em probióticos naturais, essa refeição confere força extra ao intestino, além de ajudar a desintoxicar e a desinchar.

Ingredientes

·         ½ cebola média picada

·         4 dentes de alho

·         6 xícaras (chá) de caldo de legumes caseiro

·         2 colheres (sopa) de água

·         1 xícara (chá) de shiitake e cogumelo-de-paris fatiados

·         1 xícara (chá) de cevada em grãos cozida

·         1 xícara (chá) de couve fatiada

·         1 colher (sopa) de missô

·         1 colher (sopa) de endro ou raspas de limão

Modo de preparo

1) Refogue a cebola, o alho e os cogumelos na água, em fogo médio, por três minutos.
2) Adicione o caldo de legumes, a cevada e deixe por 30 minutos.
3) Acrescente a couve fatiada nos últimos 3 minutos de cozimento.
4) Retire do fogo e acrescente o missô.
5) Polvilhe com endro ou raspas de limão.
6) Sirva em seguida.

Chucrute:

“O chucrute é um tipo de repolho fermentado, rico em probióticos que trazem grandes benefícios para a saúde!”, cita a nutricionista.

Ingredientes

  • 1 repolho verde médio (de preferência orgânico)
  • 1 colher de sopa rasa de sal não iodado
  • 2 dentes de alho em pedaços (opcional)

Modo de preparo

1) Reserve um pote de vidro de 500 gramas para manter o chucrute; uma tábua; um amassador; uma faca e uma tigela para espremer o repolho.

2) Dê uma lavada rápida com cloro em todos os utensílios que você vai usar (esse processo evita a contaminação por micro-organismos indesejados). Descarte as folhas externas do repolho e corte-o em tiras bem finas.

3) Depois de bem cortado em tiras, esprema o repolho na bacia com a mão e espalhe bem o sal e o alho. Depois desse passo, vá colocando o repolho aos poucos no pote de vidro e esprema bem com o amassador, até que ele libere água.

4) A cada porção de repolho colocada no pote de vidro, amasse bem, até que, depois de passar toda a quantidade de repolho para o pote, ele esteja completamente coberto pela água que liberou.

5) Tampe o vidro de modo levemente frouxo para que os gases da fermentação possam sair. Deixe-o de três dias a uma semana fora da geladeira em temperatura ambiente. Quanto mais quente a temperatura, mais rápida será a fermentação.

6) Atenção: não consuma seu chucrute se ele tiver uma aparência escura ou com crescimento de fungos.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo