CulturaGastronomiaNotícias

Circuito “Rota Gastronômica” encerrará sua 1ª edição em Trindade, desta sexta 28/8 até domingo (30/8), com grandes shows nacionais!

Class News

A reta final da 1ª edição do projeto que fomenta a gastronomia como produto turístico de “norte ao sul” do Estado, terá uma Arena Gastronômica (com aulas-shows, pratos participantes do “12° Festival Gastronômico” e mais de 20 expositores de produtos locais), além de um palco para apresentação de grandes nomes nacionais, como Vanessa da Mata (nesta sexta, 28/8), Falamansa (sábado, 29/8) e Frejat (domingo, 30/8), no ‘Carreiródromo” da cidade que comemora 106 anos de emancipação.

O município de Trindade (desta sexta, 28/8 até domingo, 30 de Agosto) receberá o encerramento da primeira edição do Circuito “Rota Gastronômica”, no Carreiródromo Municipal “Ada Cyra”. Realizado pelo Sindtur Goiás, fomenta a gastronomia como produto turístico local, criando um circuito entre os municípios. As primeiras 4 cidades do roteiro têm os seus empreendimentos e atrativos divulgados de maneira simultânea, criando a oportunidade dos goianos escolherem os destinos participantes para uma nova viagem, dentro dos períodos de realização do projeto.

Em cada localidade, este novo projeto é dividido em dois momentos: primeiro, em uma “Arena Gastronômica” com mais de 20 expositores da região, empreendedores comercializando os pratos participantes da ação, aulas-shows com chefes regionais e nacionais (como Paula Labaki, Emiliana Azambuja, Carô Borges, Jimmy Ogro, Marcos Livi, Lucas Corazza, Marco Tulio Abras, Alê Sotero), apresentações de artistas diversos e atividades kids. E durante 21 dias, o Circuito “Rota Gastronômica” continuará nos estabelecimentos comerciais com valores promocionais, onde o público pode escolher entre aproximadamente 30 opções de empreendimentos participantes da rota.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás e vice-presidente da CNC, Marcelo Baiocchi Carneiro, destaca que o Rota Gastronômica reforça o potencial do estado como destino turístico e cultural. “Goiás tem uma riqueza gastronômica única, que carrega história, identidade e desenvolvimento. O Rota Gastronômica é uma forma de valorizar nossos produtores, chefs e empreendedores, além de impulsionar o turismo nas regiões participantes”, disse.

Já o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, destaca o papel estratégico da iniciativa na integração entre cultura, qualificação e desenvolvimento econômico. “Estamos conectando cidades como Rio Verde, Cavalcante, Alto Paraíso e Trindade por meio da gastronomia, criando experiências que transcendem o prato e valorizam a identidade de cada território. É uma ação que fomenta a qualificação profissional e amplia o acesso à cultura, gerando oportunidades e fortalecendo o turismo”, afirma.

Chef Emiliana Azambuja

Programação & Calendário

As atrações culturais das Arenas Gastronômicas, nas quatro cidades participantes, são gratuitas. Elas são montadas em grandes e conhecidos espaços públicos: em Rio Verde, no Parque Espelho D’Água; em Cavalcante, na Praça Central; em Alto Paraíso, na Praça do Bambu; e em Trindade, no Carreiródromo.

O público pode fazer suas inscrições para as aulas-show até uma hora antes de cada apresentação dos chefes convidados, mediante a contribuição de 1kg de alimento. Toda a arrecadação é destinada para as instituições locais, através da parceria com as Secretaria de Turismo de cada localidade.

Confira as datas dos dois momentos da Rota:

Rio Verde – Recebeu a abertura do Projeto, de 6 a 9/8. O Circuito nas casas participantes segue até dia 30/8.

Cavalcante – Foi o palco do projeto de 13 a 16/8. O Circuito nas casas participantes vai até dia 06/09.

Alto Paraíso – Aconteceu de quinta, 20/3 até domingo, 23/8, na Arena Gastronômica, com shows de “Eli” e “Grace Carvalho”, “Nóys é Nóys”, “Pádua”, Dj Múcio, “Zabumba Beach”, Dj Cássia, “Belo e Mariano”, e “Diego Mendes”. O Circuito nas casas participantes continuará até 13/9.

Trindade – Desta sexta, 28 até domingo 30/8, onde a Arena Gastronômica será realizada conjuntamente com o “12° Festival Gastronômico” & aniversário de 106 anos da cidade, com grandes shows já confirmados de Vanessa da Mata, Falamansa e Frejat. Maíra Lemos, Pádua, Diego Mendes, Eli e Tripop completarão o line-up do evento solidário (com doação de 2kg de alimentos).

Realização

O circuito “Rota Gastronômica” tem como realizador o Sindtur Goiás, sendo apresentado pelo Senac-GO, com apoio da Fecomércio, Sesc, AGS (Associação Goiana de Suinocultores), Sebrae, Imperador Alimentos e patrocínio da “Piracanjuba”. Este projeto é realizado com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. A organização é da São Bento Produções e Eventos.

Para as próximas edições do Circuito “Rota Gastronômica”, pretende-se a unificação dos Festivais de Pirenópolis, Goiás, Anápolis e alcançando assim um total de 10 cidades goianas participando ativamente deste novo projeto.

Mais informações e programação completa de cada destino em https://www.instagram.com/rotagastronomicadegoias/ & https://www.instagram.com/senacgoias/

SERVIÇO:

Encerramento do Circuito “Rota Gastronômica” – Trindade

Datas da Arena Gastronômica & Shows: Vanessa da Mata (28/8), Falamansa (29/8) e Frejat (30/8),

Horários: Arena Gastronômica, após as 17h. Apresentações artísticas, após as 19h.

Contato: Frederico Costa / (62) 99320-9720.

Redes Sociais para maiores informações em: https://www.instagram.com/rotagastronomicadegoias/ & https://www.instagram.com/senacgoias/ & https://trindade.go.gov.br/prefeitura-de-trindade-anuncia-xii-festival-gastronomico-com-atracoes-nacionais-e-valorizacao-da-culinaria-local/

Ingressos solidários (com doação de 2kg de alimentos).

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo