
Class News
Evento será realizado de 10 a 15 de junho, reunindo comunicadores de todo o Brasil e de países como Portugal. As inscrições estão abertas

Presidente da ACEG José Torres
Com o tema “Sustentabilidade também se faz com informação”, Belém (PA) sediará, de 10 a 15 de junho, o II Congresso Nacional da Febtur (Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo).
O evento busca promover o turismo responsável e ético, alinhado ao desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Brasil.
Organizado pela Febtur, o congresso terá uma programação estratégica com debates temáticos, palestras, momentos culturais e experiências imersivas. Participações confirmadas incluem o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, e a jornalista Bernadete Almeida, mestre em políticas públicas e especialista em gestão empresarial.
As inscrições e a programação completa estão disponíveis no portal da federação: febtur.org.br
Visitas técnicas imersivas
Um dos grandes diferenciais do evento será a vivência prática dos participantes. Estão previstas visitas técnicas a destinos emblemáticos como Belém (continental e insular), Bragança e Augusto Corrêa.
Durante as visitas, os comunicadores poderão experimentar turismo comunitário, gastronomia regional, manifestações culturais autênticas e projetos de conservação ambiental.
“O turismo é um instrumento de inclusão, empoderamento e transformação”, destaca a jornalista Christina Hayne, presidente da Febtur-Pará.
Amazônia no centro do debate
A Amazônia será o eixo central das discussões no congresso. O objetivo é fomentar um modelo de turismo que valorize povos originários, comunidades ribeirinhas e saberes ancestrais, promovendo um desenvolvimento respeitoso e integrado.
Diante da crescente demanda por viagens de experiência, espera-se que a região se consolide como referência mundial em turismo sustentável, unindo preservação ambiental, justiça social e desenvolvimento econômico.

Presidente da Febtur Gorgônio Loureiro
Parcerias estratégicas
O evento tem patrocínio do Ministério do Turismo e do Sebrae Pará, e conta com apoio institucional do Governo do Pará, prefeituras de Belém, Bragança e Augusto Corrêa, Sudam, CNC, FBHA e Fecomércio Pará.
“Vamos realizar um congresso diferenciado, estamos prontos para receber jornalistas e comunicadores de todo o país”, afirma o presidente da Febtur, Gorgônio Loureiro.
Profissionais da América do Sul, Portugal e Espanha também já confirmaram presença.
Comunicação como ferramenta de transformação
Em um momento marcado pela desinformação e negacionismo, o congresso destaca o papel dos jornalistas como agentes de transformação social. A programação reunirá especialistas que apresentarão pesquisas, experiências e propostas inovadoras no cruzamento entre turismo, comunicação e meio ambiente.
“É uma oportunidade única para que jornalistas compreendam a nova realidade do turismo em escala global”, afirma Christina Hayne.
Com a realização da COP 30 em Belém, a expectativa é de que o congresso seja um marco para o fortalecimento da Amazônia como destino sustentável.