NotíciasSaúde

Saiba como eliminar a dor nas costas com exercícios físicos simples

Class News

Aurélio Alfieri explica que atualmente muitas queixas são decorrentes da má postura

Conviver com dores nas costas, principalmente na região lombar (lombalgia), é tido como algo corriqueiro para grande parte das pessoas. Existem estimativas que indicam que 80% da população adulta vai sofrer com o problema em algum momento da vida. Nos últimos anos, a percepção das dores tem aumentado consideravelmente, tanto entre pessoas mais jovens quanto entre os idosos.

Segundo o profissional de educação física e influenciador Aurélio Alfieri, autor do livro “Manual Prático para ser Jovem por Mais Tempo – A Roda da Juventude”, as dores podem estar ligadas ao processo de envelhecimento, que faz com que os discos da coluna naturalmente se deteriorem; e à obesidade, sendo que o excesso de peso resulta em sobrecarga na região das costas.

Porém, na atualidade, o que se verifica é que as queixas estão relacionadas principalmente à postura. Esta costuma ser bastante afetada pela falta de ergonomia no trabalho, durante a utilização do computador, e pelo uso excessivo de tablets e celulares.

“Ao visualizar os telefones, as pessoas devem levar o equipamento na direção do rosto. Porém, o que a maioria faz é justamente o contrário, levando a cabeça em direção ao aparelho. Isto força a região cervical e as torna corcundas, fazendo com que as dores nas costas se manifestem de forma intensa e muito rapidamente”, explica Aurélio.

A solução do problema pode envolver uma série de medidas, como realização de fisioterapia e uso de medicamentos analgésicos. Entretanto, também pode ser mais simples, necessitando apenas de algumas mudanças de hábitos de vida, que incluem fundamentalmente a realização diária de exercícios físicos específicos.

“Os exercícios, quando bem orientados, podem alongar e fortalecer os músculos posturais, que são músculos pequenos que puxam a coluna, alinhando-a”, diz o profissional. “Com a prática de apenas cinco minutos diariamente, quem não tem nenhum problema específico na coluna pode eliminar as dores completamente. Já entre quem tem hérnia de disco, bico de papagaio, artrose ou qualquer outra situação que afete a coluna, as atividades podem diminuir a intensidade da dor de forma considerável”.

As dores nas costas costumam afetar imensamente a qualidade de vida de quem as sente. A pessoa que enfrenta o desconforto pode se tornar mais deprimida e mal-humorada, tendo a vida social prejudicada. “Muitas vezes, o problema faz com que sua vítima deixe de fazer algumas coisas de que gosta, como caminhar no parque ou sair com amigos, sabendo que terá dificuldades em passar muito tempo em pé”, observa Aurélio. 

A melhora postural gerada pelos exercícios físicos também mexe com a autoestima de homens e mulheres, fazendo com que se sintam mais elegantes e, consequentemente, mais joviais. “O fortalecimento da coluna envolve o fortalecimento dos músculos abdominais, muitas vezes eliminando, além da dor, aquela barriguinha indesejada. Assim, a estética também acaba sendo favorecida”. 

Em seu livro, Aurélio dedica um capítulo inteiro à melhoria da postura, buscando conscientizar os leitores sobre a questão. Nas redes sociais, o profissional dá dicas simples e ensina sobre a realização de alguns exercícios considerados fáceis e seguros para todos. Ele garante que através do alinhamento das costas e da eliminação das dores é possível transmitir uma imagem confiante de si mesmo e ter uma atitude muito mais positiva diante da vida. “A posição da coluna diz muito sobre nós”.

Sobre o Aurélio Alfieri

Aurélio Alfieri é profissional de educação física e autor do livro Manual Prático para ser Jovem por Mais Tempo – A Roda da Juventude (Ed. Appris), que configurou entre os mais vendidos da Amazon em 2022. Possui especialização em Psicologia Corporal e já ministrou mais de 50 cursos e palestras no Brasil e no exterior. Desde 2016, produz vídeos semanais em seu canal no YouTube, que conquistou quase 2 milhões de inscritos, com treinos para o público com mais de 50 anos e para pessoas que precisam se exercitar sem impacto. No Instagram já possui mais de 1 milhão de seguidores.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo