GastronomiaNotíciasViagem

Air France apresenta novos cardápios nas cabines La Première e Business em voos de longa distância

Class News

Emmanuel Renaut e Anne-Sophie Pic assinarão menus nas cabines premium da companhia até janeiro

Cremoso blend de legumes, champignons, cogumelos porcini e Beaufort por Emmanuel Renaut para a La Première

Partindo da capital francesa, os renomados chefs franceses com estrela Michelin, Emmanuel Renaut e Anne-Sophie Pic, criarão pratos especiais para os clientes da Air France, em parceria com os chefs de confeitaria Meilleurs Ouvriers de France Angelo Musa e Philippe Urraca.

Já ao partir de estações internacionais, a Air France também continua desenvolvendo parcerias de destaque. Pela primeira vez, a companhia aérea está oferecendo novos pratos criados por Jean-Charles Brédas. O chef assinará todo o menu da cabine Business ao partir de Pointe à Pitre, Fort de France, Saint Martin e Caiena, assim como nos voos da rede regional no Caribe. Em 2023, Brédas é o 18º chef a colaborar com a Air France.

Para criar esses cardápios, os chefs trabalham em conjunto com a Servair, líder mundial em catering a bordo, utilizando produtos frescos e locais que variam de acordo com a estação. Em uma abordagem responsável, carnes, aves, laticínios e ovos de cada menu são de origem francesa, e o peixe provém de pesca sustentável, nas decolagens a partir de Paris. Além disso, menus vegetarianos estão disponíveis sistematicamente em todas as cabines de viagem em todos os voos da companhia aérea.

Emmanuel Renaut e Angelo Musa na cabine La Première partindo de Paris

A cabine La Première da Air France oferece a cada cliente uma experiência gastronômica digna dos melhores restaurantes. Votada como “Melhor Catering a Bordo de Primeira Classe do Mundo”, no Skytrax World Airline Awards de 2023, a Air France está confiando seu novo cardápio a Emmanuel Renaut a partir de novembro. Amante da culinária Savoyard, o chef com três estrelas Michelin e Meilleur Ouvrier de France combina produtos locais com a herança da culinária francesa. Renault criou um total de oito pratos para serem apreciados nos próximos meses, incluindo confit de frango caipira com cogumelos e um mil-folhas de legumes, e um cremoso blend de legumes, champignons, cogumelos porcini e Beaufort, o produto emblemático da culinária Savoyard.

“Simplicidade, indulgência e conforto. Minha cozinha conta uma história que se inspira na natureza, uma fonte de estímulo tão infinita quanto frágil. Isso é o que eu quis transmitir aos passageiros da Air France”, diz Emmanuel Renaut.

Quanto às sobremesas, Angelo Musa, com sua técnica única, adicionará um toque doce aos cardápios da cabine. Quatro sobremesas de alto nível em breve estarão disponíveis no menu, incluindo seu baba de manga, cítricos e conhaque, e o chocomûre, combinando o poder do puro chocolate venezuelano com as notas tangentes de amora silvestre.

Frango ao molho com saquê, revelando o poder dos ingredientes japoneses combinados com produtos franceses locais por Anne-Sophie Pic na Business

Anne-Sophie Pic e Philippe Urraca na cabine Business partindo de Paris

Na cabine Business dos voos de longa distância, Anne-Sophie Pic está criando novas delícias culinárias para os clientes da Air France. Nesta temporada, a chef com três estrelas Michelin criou oito cardápios para serem apreciados a bordo, incluindo um frango ao molho com saquê, revelando o poder dos ingredientes japoneses combinados com produtos franceses locais, e um nabo assado – um vegetal esquecido que agora está cada vez mais popular – com manteiga de endro e curry combinado com nozes.

“Para os clientes da Air France, criei pratos únicos destacando produtos franceses. Trabalhei neles brincando com a combinação de sabores originais e a força dos gostos”, disse Anne-Sophie Pic.

Pela primeira vez, a Air France também está confiando a um renomado chef de confeitaria a assinatura das sobremesas disponíveis na cabine Business. Philippe Urraca, Meilleur Ouvrier de France, criou uma Ópera, um bolo Floresta Negra e um Entremets de Yuzu para completar essa experiência culinária de alto nível.

Risoto cremoso com leite de coco, guandu – um produto típico do Caribe – amêndoas e abóbora por Jean-Charles Brédas

Jean-Charles Brédas na cabine Business partindo das Antilhas Francesas, Guiana Francesa e rede regional do Caribe

Desde 1º de novembro de 2023, a companhia aérea também está oferecendo novos pratos do chef martiniquense Jean-Charles Brédas na cabine Business em voos partindo das Antilhas Francesas (Pointe à Pitre, Fort de France e Saint Martin) e Guiana Francesa (Caiena) para Paris, bem como em voos na rede regional do Caribe que ligam Caiena a Fort de France, Pointe à Pitre a Miami, e Pointe à Pitre a Montreal (Canadá). Para a Air France, o chef criou nada menos que doze novos pratos que estarão disponíveis a bordo nos próximos meses, incluindo um risoto cremoso com leite de coco, guandu – um produto típico do Caribe – amêndoas e abóbora, assim como um filé de garoupa assado servido com chucrute de mamão crocante, molho verde e cubos de inhame. Para cada prato, o chef teve o cuidado de privilegiar produtos locais e sazonais, em conformidade com os padrões da empresa.

“Minha culinária é cuidadosamente pensada. Criei receitas simples usando produtos locais que refletem minha identidade crioula e mestiça, uma culinária que combina os prazeres do paladar e da visão: onde a terra encontra o mar.” comenta Jean-Charles Brédas.

Como parte do combate ao desperdício de alimentos, a Air France oferece aos seus clientes viajando na cabine Business a opção de pré-selecionar seu prato quente até 24 horas antes do voo. Esse serviço combina a garantia de disponibilidade da escolha do cliente com um consumo mais justo a bordo.

Confira as imagens dos pratos aqui. 

Sobre Emmanuel Renaut

O respeito pela natureza, pelo solo, pelos animais e pelos seres humanos são as mensagens que Emmanuel Renaut deseja transmitir através de cada uma de suas criações. Chef francês nascido em Soisy-sous-Montmorency, Emmanuel Renaut reinventa pratos locais usando produtos locais de maneiras inventivas. Após aprender em Paris, iniciou sua carreira no restaurante do hotel Crillon, com Christian Constant. Em seguida, juntou-se a Marc Veyrat na Auberge de l’Eridan, onde foi o segundo em comando por sete anos. Essa experiência foi interrompida por um período com o chef Yves Thuriès. Após uma temporada em Londres, onde comandou as cozinhas do Claridge’s, retornou às montanhas e se estabeleceu em Megève, no coração dos Alpes Franceses, em 1997, onde abriu seu restaurante gastronômico, Flocons de Sel. Fortemente inspirado pela culinária Savoyard, cria uma culinária gourmet, vibrante, colorida e resolutamente moderna, apresentando composições surpreendentes e harmoniosas. Em 2017, entre duas viagens de volta à Alta Sabóia, sua região natal, voltou aos pastos de montanha e abriu seu restaurante de alta altitude, Le Forestier, em Megève. Desde então, tem tido grande sucesso: Emmanuel Renaut foi coroado Meilleur Ouvrier de France, Compagnon du Tour de France e recebeu uma terceira estrela Michelin.

Sobre Anne Sophie Pic

Chef autodidata, Anne-Sophie Pic é a chef do Maison Pic em Valence, a única mulher na França a possuir 3 estrelas Michelin. Por 3 gerações, a casa da família está localizada às margens da antiga Nationale 7. É também parte da história do casal que formou com David Sinapian por mais de trinta anos. Ela na cozinha, ele no comando do negócio e dos 8 restaurantes do grupo ao redor do mundo. Sua criatividade? Combinações incomuns de sabores. Ela está constantemente pesquisando gostos menos convencionais, como amargor, acidez, ingredientes fermentados, iodados, torrados e defumados. Anne Sophie Pic é a chef mulher mais estrelada pelo Guia Michelin do mundo, com 10 estrelas para seus restaurantes em Valence***/ Lausanne**/ Londres**/ Paris*/ Megève* e Singapura*.

Sobre Angelo Musa

Como o Melhor Chef de Confeitaria do Mundo e Meilleur Ouvrier de France, Angelo Musa é autor de técnicas artísticas que marcaram a história da profissão. Como chef de confeitaria executivo do Hotel Plaza Athénée em Paris, e responsável por sua sala de chá no icônico Harrods em Londres, Angelo Musa continua sua paixão por sobremesas, dando a elas uma força criativa renovada. Uma aura que se estende além das fronteiras, cujas texturas determinam o sabor, uma verdadeira expressão da elegância e diversidade da confeitaria francesa. Em sua colaboração com a Air France para a criação de sobremesas na cabine La Première, Angelo Musa compartilha o mesmo desejo de elevar a confeitaria a um nível superior, e redescobrir a bordo uma arte de viver francesa que combina a arte da mesa, alta gastronomia e a arte do entretenimento.

Sobre Philippe Urraca

Foi aos 19 anos que Philippe Urraca, seguindo os passos de seu pai, abriu sua primeira padaria. Apaixonado por sua profissão e orgulhoso representante da tradição da confeitaria francesa, ele se certifica de que cada uma de suas criações seja uma celebração das habilidades que herdou. Em 1994, recebeu o título de Meilleur Ouvrier de France em confeitaria por sua expertise no campo das artes culinárias francesas. De 2003 a 2017, foi eleito presidente dos Meilleurs Ouvriers de France Pâtissiers. Permanece um artesão de coração, um chef de confeitaria que gosta de “colocar a mão na massa” e que não hesita em compartilhar sua paixão pela grande confeitaria francesa e seu conhecimento. Ele toma a iniciativa, dá conselhos para encorajar a inovação e transmitir seu conhecimento às futuras gerações, para promover ainda mais a cultura francesa. Desde 2011, também é diretor técnico da La Compagnie des Desserts, o que lhe dá a oportunidade de experimentar e desdobrar seu talento na busca por sabores. Sua reputação lhe rendeu convites na França e no exterior para criar sobremesas para cerimônias e outros eventos. Há alguns anos, além de seus diversos compromissos, Philippe tem dedicado grande parte de seus esforços a revisitar e aprimorar a confeitaria francesa tradicional. Escreveu um livro intitulado ‘Pâtisserie leçons en pas à pas’ para adultos, que também foi adaptado para crianças.

Sobre Jean-Charles Brédas

Nascido em Martinica, Jean-Charles Brédas tem uma paixão pela agricultura! Descobriu a culinária com seu tio. Após obter seu CAP (primeiro colocado em sua turma em 1981), ingressou nas cozinhas do Novotel em Le Diamant, deixou sua ilha natal e mergulhou na gastronomia francesa em Paris com o Chef Roland Durand. De volta à Martinica, gerenciou a cozinha do restaurante “La Plantation”, recebeu a “Gault et Millau” clé d’Or pela qualidade em 1991, e aceitou o desafio com “L’Habitation Lagrange”, um hotel-restaurante de luxo em sua cidade natal, Le Marigot. Sua próxima parada foi na ilha caribenha de Tobago, onde foi Chef Executivo no Mount Irvine Bay Hotel and Golf Club, seguido por Trindade, no Country Club, onde desenvolveu “Le Bistrot Français”. Em seguida, viajou para Nova York para a abertura do “Bambou”, um restaurante caribenho em Manhattan. De volta para casa de vez, no meio de uma vegetação exuberante, criou seu restaurante “Le Brédas”. Um verdadeiro alquimista culinário, defende uma mistura de culturas e sabores harmoniosos na culinária crioula e caribenha. Ganhou inúmeros prêmios, incluindo a Médaille du Tourisme em 2011.

Sobre a Air France

A Air France, uma companhia aérea global de inspiração francesa, com altos padrões e uma atitude baseada em cuidados, transforma o voo em um momento muito agradável em todas as suas operações diárias na França, Europa e no mundo. A Air France-KLM é o grupo líder em termos de tráfego internacional partindo da Europa. Oferece aos seus clientes acesso a uma malha aérea que abrange 312 destinos em 116 países, graças às suas marcas Air France, KLM Royal Dutch Airlines e Transavia, com uma frota de 554 aeronaves. Foram mais de 104 milhões de passageiros transportados em 2019. O seu programa de fidelidade Flying Blue é um dos líderes na Europa, com mais de 17 milhões de membros. A Air France e a KLM também fazem parte da aliança SkyTeam, que possui 19 companhias aéreas associadas.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo