Cultura

CVV Celebra 40 Anos com Palestra sobre Suicídio e Pocket Show

Class News
Foto: Marcelo Pereira

Dentro das ações do Setembro Amarelo, mês de combate e prevenção ao suicídio, jornalista Cleisla Garcia fala sobre o tema e seu livro Sobre Viver

Como parte das ações alusivas ao Setembro Amarelo, que alerta para o suicídio, e comemorando ainda os 40 anos do Centro de Valorização à Vida (CVV) em Goiânia, acontece nesta segunda (30), o evento Sobre Viver. A partir das 19 horas no Teatro Goiânia, a iniciativa contará com palestra da jornalista goiana e autora do livro Sobre Viver, Cleisla Garcia, além de pocket show com o cantor Pádua. Na oportunidade, serão realizados esclarecimentos sobre o trabalho do CVV e também de integrantes do Instituto Olhos da Alma Sã, instituição que tem feito de forma voluntária atendimento psicológico a escolas de Goiânia. O ingresso deve ser retirado no site www.abre.ai/cvv40. A entrada é gratuita.

Cleisla Garcia vem trabalhando, desde o lançamento do seu livro Sobre Viver, editora Benvirá, para desfazer os mitos sobre o tema: o suicídio juvenil. Como ajudar jovens e adolescentes a sair do caminho do suicídio, em sua palestra, a jornalista vai apresentar números, o crescimento entre os jovens, os motivos, o papel da imprensa e o que, juntos, pais, escola e sociedade podem fazer para reverter esse quadro.

Sobre Viver

SobreViver traz para a luz o suicídio. Um tema tão controverso quanto chocante, é tratado com sensibilidade pelas mãos da jornalista. Quando foi escalada para participar da série de reportagens “Suicídio – Alerta aos jovens”, da Record TV, a jornalista Cleisla Garcia não podia imaginar os relatos que ouviria ou os dados aos quais teria acesso. A cada nova entrevista sobre o tema, uma nova porta se abria e revelava não apenas estatísticas assustadoras – como o número de suicídio entre jovens ter atingido 5,7 casos para cada 100 mil habitantes -, mas o que é possível fazer para ajudar quem está pensando em tirar a própria vida?

O que leva pessoas aparentemente saudáveis e felizes a cometer suicídio? Quais sinais quem está pensando em se matar emite antes de, de fato, tentar? Existe um perfil suicida? Como o jogo Baleia Azul, que aterrorizou pais, recruta jovens para seus desafios mortais? Filmes e séries, como 13 reasons why, podem mesmo levar pessoas a cometer suicídio ou podem servir de alerta para pais e familiares?

Em SobreViver, Cleisla aprofunda sua pesquisa e vai além do que foi mostrado na TV. Aqui ela traz as respostas para essas e outras perguntas por meio de relatos de jovens que tentaram tirar a própria vida – e sobreviveram para contar -, familiares que buscam se reerguer após a perda trágica de um ente querido, médicos, psicólogos e voluntários que lutam pela prevenção ao suicídio, causa de morte que, no mundo, já ultrapassa o número de homicídios.

Sempre preocupada em seguir as cartilhas da Associação Brasileira de Psiquiatria, do Conselho Federal de Medicina e do Centro de Valorização da Vida, o CVV sobre como divulgar casos de suicídio sem incentivá-los, Cleisla nos oferece um relato delicado e transformador sobre como lidar com um assunto que está, infelizmente, cada vez mais presente na nossa vida.

Sobre a Autora

Formada em Jornalismo, Cleisla Garcia começou sua carreira aos 17 anos na redação do jornal Diário da Manhã, em Goiânia. Trabalhou por doze anos na TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo em Goiânia, e, durante esse período, realizou reportagens-denúncia sobre o tráfico de mulheres para a Europa. Ainda em Goiás, por conta de uma serie de reportagens especiais, todos os integrantes de um grupo de extermínio que atuava dentro da polícia militar, no entorno de Brasília foram presos. Atualmente, Cleisla trabalha no Núcleo de Reportagens Especiais do Jornal da Record. Entre suas conquistas profissionais está o Prêmio Vladimir Herzog de 2007 pela série “Guerreiras do Brasil”, que mostra a trajetória de mulheres que dedicam a vida à luta pela cidadania e direitos humanos. Em 25 anos de carreira, Cleisla já realizou coberturas especiais em países como Portugal, Espanha, Panamá, Guatemala e Tailândia. Na Africa Austral, na Namíbia e Botsuana, denunciou a crueldade do exterminio de elefantes na por conta da atuação dos traficantes internacionais do mafim. No Camboja, revelou a violação dos direitos humanos depois do regime ditatorial Kmer Rouge, que destruiu o país e o tráfico de crianças para a Europa.

SobreViver, Como ajudar jovens e adolescentes a sair do caminho do suicídio
Cleisla Garcia
Editora Benvirá/ Grupo Saraiva

Toda renda do livro será revertida para o CVV e instituições que trabalham no auxílio de jovens com transtornos.

SERVIÇO

Evento Sobre Viver – Palestra Jornalista e autora Cleisla Garcia

Data: 30 de setembro de 2019 (segunda-feira)

Horário: 19 horas

Onde: Teatro Goiânia – R. 23, 252 – St. Central

Ingressos: site www.abre.ai/cvv40. A entrada é gratuita.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo