GastronomiaNotícias

Dia dos Namorados: como cuidar bem da saúde do coração

Class News

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas de alimentos que contribuem para a saúde cardiovascular e de receitas especiais para a data

O Dia dos Namorados celebra o amor, acelera e aquece corações. Para cuidar bem desse órgão tão importante para a saúde emocional e física, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas de alimentos que, além de fazerem bem ao coração, também podem compor um delicioso e saudável jantar a dois.

“Alimentos ricos em ômega-3, como peixes, são fundamentais, pois contribuem para melhores níveis de colesterol e protegem o coração. Tomate e melancia são boas fontes de licopeno, um antioxidante associado à redução na incidência de doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista, que ressalta a importância de manter uma rotina alimentar rica em vegetais variados, carnes magras, laticínios magros e pobre em alimentos processados.

Kiwi, maçã e uva, excelentes fontes de fibras, e, especialmente, as uvas roxas, ricas em resveratrol, um antioxidante relacionado à redução do risco de doenças cardíacas, são outros alimentos benéficos para o sistema cardiovascular.

A especialista diz que queijos e vinhos, quando consumidos com moderação, podem ajudar a saúde cardiovascular. “Os queijos, fontes de proteínas e ricos em cálcio, atuam na formação de todas as células e tecidos do corpo e na saúde óssea e muscular, e os vinhos contribuem com a ação antioxidante dos flavonoides da uva”.

Renata ensina receitas de seis pratos preparados com ingredientes que cuidam da saúde do coração e que deixam o jantar dos namorados ainda mais gostoso e saudável.

Caldo de abóbora
1kg de abóbora cabotiã
1 cebola grande picada em cubos
1 colher de sopa de azeite
2 xícaras de chá de carne seca desfiada
½ xícara de chá de cebolinha verde picada
1 xícara de chá de queijo minas ralado
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe a abóbora com sal e bata no liquidificador. Aqueça a cebola e refogue a carne seca desfiada. Acrescente a abóbora batida e acerte o sal e a pimenta. Finalize com o queijo ralado e decore com a cebolinha picada. Sirva com pão italiano ou pão de fermentação natural.

Fondue de queijo
200ml de leite desnatado
1 colher de sopa de amido de milho
100g de parmesão ralado
150g de requeijão light
100g de queijo gruyère
Uma pitada de sal e de noz-moscada

Modo de preparo:
Em uma panela de fondue, adicione o requeijão e a metade do leite com o amido dissolvido. Mexendo sempre, acrescente os queijos já ralados, o sal e a noz-moscada. Coloque o restante do leite até ficar homogêneo. Servir com legumes assados: couve-flor, abobrinha, brócolis, batata, cogumelos e cenoura.

Overnight de kiwi
1 pote de 20ml de iogurte natural
4 colheres de sopa de sementes de chia
4 colheres de sopa de granola
4 colheres de sopa de aveia em flocos
2 kiwis maduros picados
1 colher de sopa de amêndoas laminadas

Modo de preparo:
Misture o iogurte com a aveia e reserve. Misture o kiwi com a semente de chia e reserve. Separe 2 taças para montar o overnight. Faça camadas: iogurte com aveia; kiwi com chia e granola. Repita de modo que cada taça fique com 2 camadas de cada item. Finalize as duas taças decorando com as amêndoas laminadas. Deixe na geladeira por pelo menos 6 horas ou de um dia para o outro antes de consumir.

Risoto de abobrinha com limão
1 xícara de chá de arroz integral
1 litro de caldo caseiro de legumes
2 xícaras de chá de abobrinha ralada
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola cortada em cubos
¼ de xícara de chá de vinho branco seco
1 colher de sopa de requeijão light
2 colheres de sopa de queijo parmesão
Suco de 1 limão siciliano + raspas de limão para decorar
Sal, pimenta e noz-moscada a gosto

Modo de preparo:
Refogue a cebola na manteiga, adicione o arroz integral e, logo em seguida, o vinho branco. Quando o vinho estiver evaporando, adicione, aos poucos, o caldo de legumes. Mexa o arroz para não grudar no fundo da panela. Cozinhe em fogo brando. Quando o arroz estiver ao dente, acrescente o suco de limão e a abobrinha, acerte os temperos. Desligue e acrescente o requeijão, o parmesão e sirva com as raspas de limão.

Tomate confitado
500g de tomate-cereja
150ml de azeite de oliva
2 dentes de alho em lâminas
5g de sal
5g de açúcar
Pimenta a gosto
Folhas de manjericão e alecrim a gosto

Modo de preparo:
Corte os tomatinhos ao meio e reserve. Pegue uma assadeira e coloque metade da quantidade de azeite, os tomatinhos e os temperos. Mexa bem e acrescente o restante do azeite. Leve ao forno pré-aquecido em 200º C por 45 minutos e mexa de vez em quando para não secar os tomates. Após esse período, retire do forno, espere esfriar e coloque em um pote de vidro. Os tomates duram até 15 dias na geladeira.

Cheesecake de frutas vermelhas
Base de biscoito:
1 caixa de biscoito amanteigado
½ xícara de chá de nozes trituradas
1 colher de sopa de manteiga derretida

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no processador e reserve.

Calda de frutas vermelhas:
½ xícara de chá de framboesas congeladas ou frescas
1 xícara de chá de morangos frescos picados
1 xícara de chá de açúcar cristal

Modo de preparo: Leve todos os ingredientes para o fogo e mexa bem até formar uma geleia.

Creme:
400g de cream cheese
1 lata de leite condensado
Raspas de 2 limões

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Montagem: Em taças, faça uma camada com a base de biscoitos. Em seguida, acrescente o creme até quase completar as taças. Finalize com uma camada da calda de frutas vermelhas. Leve para gelar.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Serviço
Oba Hortifruti Goiânia
OBA Goiânia – Setor Bueno –  Av. T-63, 1100 – St. Bueno
OBA Goiânia – Jardim Goiás – R. 69, 111 – Jardim Goiás, Goiânia
@obahortifruti

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo