Moda

No Calor a Bermuda Vai Bem em Qualquer Ocasião

Class News

Em nome de uma moda mais democrática e do conforto, essa peça que deixa as pernas à mostra está presente em várias ocasiões, desde um simples passeio no parque a uma festa à noite

Assim como para as mulheres, por décadas a moda e as regras de etiqueta também foram rígidas para os homens. Há alguns anos, o uso das calças era praticamente obrigatório para qualquer compromisso festivo, à noite ou durante o dia, mesmo durante as altas temperaturas do nosso tropicalíssimo verão. Bermudas somente para as ocasiões de lazer, atividades esportivas ou em casa.

Mas em nome do conforto e com uma moda cada vez mais flexível, essa peça que deixa as pernas à mostra está presente em várias ocasiões, desde um simples passeio no parque a uma festa à noite. “Há cerca de uma década, a moda tem buscado ser mais democrática, tanto para homens quanto para mulheres. Foi assim que perdemos a rigidez do corpo ideal e o estigma do ‘pode isso, pode aquilo’. Hoje, o importante é ter estilo e bom senso”, explica Lorena Darrot – diretora de estilo de uma importante grife goiana.

De acordo com ela, a possibilidade de utilização de bermudas em ocasiões que não sejam na praia ou academia é reflexo dessa democratização do mundo da moda. Hoje, por exemplo, já temos peças desse tipo que compõe com camisas de tecidos mais nobres e até com ternos, claro, desde que haja uma harmonização do visual.

Lorena explica que se está calor, pode-se sim ir de bermuda, desde que não sejam ocasiões que pedem trajes mais formais como formaturas, casamentos e premiações. “Não vejo mal algum em se fazer uma composição de uma bermuda com camisa de manga ou com camisa polo. Fica elegante, é refrescante e até bastante estiloso”, destaca a diretora de estilo ao contar ainda que a moda oferece inúmeras possibilidades para isso.

Marinheiro

Ainda de acordo com Lorena, o verão 2019 traz o estilo marinheiro para o público masculino. A linha Navy – como é conhecida esta inspiração surgida nos anos 20 – oferece bermudas em tecidos como brim, sarja e alfaiataria e estampas e cores que trazem frescor. Os tons azul, branco e vermelho estão em alta, principalmente se aliados a estampas relacionadas ao ambiente marítimo como âncoras.

Para não ter erro no visual,  Lorena Darrot dá dicas de look – baseados na coleção Navy da Jean Darrot.  Ela destaca que a estampa na parte de baixo, pede a parte de cima lisa. Então, para ficar elegante e acertar na bermuda, neste verão, opte por uma bermuda com o corte um pouco mais social e uma camisa polo. “As combinações de branco com azul e branco com vermelho estão bastante em alta e devem ser bem aproveitadas”, disse ao acrescentar que as estampas marítimas dão um ar bem descolado ao visual.

Outra sugestão da diretora de estilo é uma camiseta em gola v, que de acordo com ela alonga o shape, e bermudas com a barra dobrada. “São pequenos detalhes que deixam o look moderno e elegante”, finaliza.

Contexto histórico

No Ocidente, antes da primeira Guerra Mundial, homens não usavam shorts. A classe trabalhadora usava calças enquanto a aristocracia usava calções. Após a Revolução Francesa, todas as classes passaram a usar calças.

A mentalidade da época é que shorts eram para meninos, que na adolescência deveriam trocar os shorts pelas calças. Esta progressão na vestimenta ressaltava que o homem adulto era definido por alguém que “honra as calças que veste”, daí a origem do ditado.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Contra-Almirante Mason Berridge adotou para seus militares o estilo dos nativos de Bermuda, e por isso o nome dado à peça. Diz a lenda que existia uma única loja de chás na região e que o dono, não querendo gastar dinheiro com novos uniformes para sua equipe, pegou todas as calças dos seus funcionários e rasgou na altura do joelho. O contra-almirante viu esse novo uniforme e adotou o estilo. Logo, os oficiais do exército britânico que serviam em outros lugares tão quente quanto, passaram a usar as bermudas.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo