GastronomiaSaúde

FRUTAS EXÓTICAS: CONHEÇA NOVOS SABORES E SAIBA COMO INCLUIR NA ROTINA

Class News

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, indica receitas com frutas exóticas, deliciosas e extremamente nutritivas: Atemoia, pitaya, lichia, physalis e toranja estão entre as escolhidas para serem incluídas no dia a dia e surpreender com seus benefícios

Com características incomuns, as frutas exóticas surpreendem a todos. Apesar de serem pouco conhecidas, elas possuem uma variedade de nutrientes e benefícios para o corpo. Pensando nisso, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, indica algumas dessas frutas, além de ensinar receitas fáceis para incluir na rotina.

A atemoia é uma das frutas exóticas recomendadas, pois é extremamente nutritiva. Doce e suculenta, ela lembra uma graviola ou uma pinha, mas tem a sua particularidade que a faz ser única. Nasceu do cruzamento da fruta-pinha e da cherimóia, e tem a sua origem em regiões tropicais do Equador, Colômbia e Peru.

“A atemoia possui cálcio (bom para ossos, dentes e músculos), ferro (importante para prevenir anemias e garantir oxigenação adequada do corpo), potássio (que atua na saúde cardiovascular e na prevenção de cãibras) e vitaminas do complexo B (que atuam no metabolismo energético e na saúde do sistema nervoso central)”, ressalta a nutricionista. Além de fibras, que ajudam na saúde intestinal e a aumentar a saciedade nas refeições.

Muitas frutas exóticas são encontradas apenas em regiões específicas do país e são pouco conhecidas nas demais regiões. “Em geral, são frutas que sofreram menos modificações ao longo do tempo e, por isso, podem ser mais difíceis de serem cultivadas em regiões que não são as originais. São normalmente ricas em vitaminas, antioxidantes e fibras e contribuem para a saúde em geral”, ressalta Renata.

Além da atemoia, há outras frutas exóticas que são essenciais para a saúde, como a pitaya, a lichia, a physalis, a toranja, o abiu e o tamarillo. “Essas frutas são ótimas opções para sobremesas e acompanhamentos no café da manhã.  Podem ser consumidas na forma de sucos, saladas de frutas ou até mesmo misturadas à refeição, principalmente nas saladas”. 

Pitaya: rica em vitaminas A e C e fibras, fornece grande ação antioxidante ao organismo. Suas sementes têm grande poder laxativo. Pode ser usada para o preparo de sucos e geleias.

Lichia: rica em fibras, fósforo e potássio, a lichia favorece a saúde dos ossos e do sistema cardiovascular.

Physalis: possui ferro e vitamina C, combinação perfeita no combate à anemia. Também possui vitaminas do complexo B, que ajudam no metabolismo energético. Pode ser usada para decorar saladas e sobremesas.

Toranja: de baixa caloria e ricas em fibras, a toranja é ótima opção de sobremesa e acompanhamento do café da manhã. Ela favorece a boa digestão e ajuda a melhorar o sistema imunológico.

Abiu: rico em vitamina A, cálcio e fósforo. Seu sabor ácido é geralmente utilizado para o preparo de sucos ou consumido in natura. Para fazer o suco, basta bater a polpa no mixer e adoçar a gosto.

Tamarillo: de sabor agridoce, ideal para acompanhar carnes e para o preparo de geleias. Possui vitamina A e fitoesteróis, importantes para a saúde cardiovascular.

Confira abaixo 5 receitas práticas e fáceis com as frutas exóticas para incluir no dia a dia!

Mousse de atemoia

Ingredientes:

6 atemoias

3 claras em neve

5 colheres de sopa de açúcar

1 envelope de gelatina sem sabor

5 colheres de sopa de água

1 xícara de creme de leite fresco

Preparo: dissolva a gelatina na água e bata a polpa das atemoias em um mixer ou liquidificador. Depois, bata as claras em neve e, em seguida, acrescente delicadamente o açúcar, o creme de leite, a gelatina e a polpa da atemoia. Leve para gelar em taças por pelo menos 2 horas antes de servir.

Smoothie antioxidante

Ingredientes:

1 pitaya vermelha média

1 banana nanica congelada

1 rodela de abacaxi

2 folhas de hortelã

100 ml de água de coco

Preparo: bata tudo no liquidificador e consuma em seguida.

Manjar de lichia

Ingredientes:

1 e ½ xícara de polpa de lichia

1 envelope de gelatina

½ lata de leite condensado

4 colheres de sopa de amido de milho

1 colher de café de essência de baunilha

4 colheres de sopa de açúcar

Preparo: para a calda, cozinhe metade das lichias com o açúcar até formar uma calda espessa. Para o manjar, prepare a gelatina sem sabor conforme instruções da embalagem. Bata no liquidificador com o leite condensado, a essência de baunilha e o amido de milho. Logo após, coloque em taças e leve para gelar por pelo menos 1 hora.

Bombom de physalis

Ingredientes:

15 unidades de physalis

200g de chocolate amargo

100g de creme de leite

Preparo: derreta o chocolate e acrescente o creme de leite. Envolva cada unidade de physalis no creme de chocolate, de forma que as folhas fiquem como se fossem pétalas e o fruto fique todo envolvido no chocolate. Leve ao freezer por 30 minutos.

Bolo simples de toranja

Ingredientes:

1 xícara de farinha integral

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de açúcar mascavo

2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretidas

3 ovos

½ copo de iogurte natural

100 ml de suco de toranja

1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo: bata no liquidificador a manteiga derretida, os ovos, o iogurte natural e o suco de toranja. Em uma vasilha, misture o trigo, a farinha integral, o açúcar e o fermento em pó. Despeje a mistura do liquidificador na mistura seca e mexa bem, até que forme uma massa uniforme. Asse em fogo baixo até que a massa fique dourada (ou faça o teste do palito). Sirva em seguida!

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo