Notícias

Música brasileira: quais são os principais gêneros musicais atualmente?

Class News

DJ e produtor musical Mystical comenta sobre as mudanças do cenário musical e cultural do país

Em um país tão culturalmente diverso como o Brasil, não é difícil de imaginar que gêneros musicais sejam extremamente distintos em diferentes localidades. Porém, o povo brasileiro sabe apreciar essas diferenças culturais e, por vezes, músicas tocadas em uma região específica, acabam se tornando um grande sucesso em outro lugar do Brasil.

Para o DJ e produtor musical Mystical, esse fato demonstra uma grande riqueza cultural no país. “É interessante observar como a música brasileira é ovacionada em diferentes lugares do mundo. Fora do Brasil, as pessoas gostam da nossa música e dentro do país, isso também não passa despercebido. Nós sabemos aproveitar cada estilo musical, acho que a música é um importantíssimo elemento de manutenção da nossa cultura”, opina.

Nos últimos anos, claramente pode-se perceber um crescimento exacerbado dos gêneros sertanejo e funk. Porém, a cada ano que passa, outros estilos musicais também ganham destaque na trilha sonora da vida dos brasileiros. “Acredito que a música vai se adaptando de forma orgânica. Talvez, uma pessoa nem soubesse que gostava de sertanejo e funk, mas, aos poucos, foi começando a gostar, até que esse comportamento de modo coletivo, os tornou um grande fenômeno no país inteiro”, explica.

Em 2020, um levantamento realizado pelo G1, demonstrou que o forró cresceu em números de reproduções no aplicativo de streaming Spotify. Porém, para Mystical, a música eletrônica nacional é a grande aposta para o futuro. “Temos grandes artistas crescendo e inspirando uns aos outros. Em pouco tempo, teremos muito mais nomes de sucesso na eletrônica como o DJ Alok, que é reconhecido no mundo inteiro”, pontua Mystical.

Além do disso, também podemos destacar o crescimento do Pop Nacional, Rap Nacional e do Pagode. “O Brasil é extremamente rico por si só, mas com um mundo cada vez mais globalizado, conseguimos sempre aprender com outras culturas também e criar algo inovador que é muito apreciado por todos”, orgulha-se o produtor musical.

Sobre o DJ Mystical

Augusto Mystical é DJ e produtor musical. Atua no mercado fonográfico desde 1999 e em 2004 conquistou o prêmio DJ Sound Awards como Destaque Nacional.

Em Março de 2022 lança o álbum “Quarentine”, pela Universal Music, através do selo DJ Sound Music em todas plataformas digitais. Toda a renda advinda de direitos autorais será doada para a caridade em uma campanha de doação liderada  por mais de 100 influenciadores digitais. O repertório inclui músicas que vão desde ideais para lounge e happy hour até temas mais dançantes. Suas produções já alcançaram 35 países. Três composições remixadas estão na trilha de Cidade de Deus, filme indicado ao Oscar. 

Em relação ao álbum “Quarentine”, Mystical revela que o projeto teve como inspiração a pandemia da Covid-19 e o distanciamento social, e buscou uma sonoridade mais orgânica, tranquila, leve e marcante, para ouvir em casa ou no trabalho durante esse período delicado. Ainda fazem parte do portfólio musical os remixes Foge-me ao Controle de Fernanda Young, Menina Solta de Giulia Be e Primeira Vez  da cantora Clau, Menino Mulato de Ana John e Nega Malaka de Ivo Meirelles.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo