GastronomiaNotícias

Saúde e sabor: seis acompanhamentos nutritivos para churrasco

Class News

Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina a preparar opções para deixar o tradicional prato ainda mais saudável

Verdadeira paixão nacional, o tradicional churrasco é sempre bem-vindo aos finais de semana e tem até uma data especial no calendário, dia 24 de abril, para ser comemorado. Conhecida por ser uma das primeiras formas de preparar alimentos desenvolvidos pela humanidade, a preparação do prato é recheada de truques que garantem suculência, maciez e sabor às carnes.

Versátil, um bom churrasco atende a todos, seja aos amantes de carnes, frutas ou legumes. No entanto, o comum é exagerar no consumo dos itens mais gordurosos. Por isso, é aconselhável agregar outros alimentos para que a refeição fique mais leve e completa.

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica que acrescentar vegetais à preparação faz toda a diferença. “Saladas, como a de rúcula ou de alface, podem complementar a refeição. Uma opção muito nutritiva é apostar em pimentões, berinjela, abobrinha, tomate, cenoura, aspargos e até cogumelos”, indica.

Na hora do preparo do churrasco, cortes já prontos para ir direto para a churrasqueira podem ser muito práticos e saborosos. “O fundamental é que a carne tenha boa procedência. Isso vale tanto do ponto de vista de qualidade microbiológica (de contaminação) das carnes quanto do ponto de vista sensorial, para que haja a possibilidade de desfrutar de uma carne macia, saborosa, suculenta”, ressalta a especialista.

A nutricionista ensina os cuidados que se deve ter na hora da compra.

Como escolher uma boa carne:

● Observe a maturação:

A maturação é importante porque garante carnes mais macias. Trata- se de um processo enzimático natural em uma peça de carne que é submetida a condições de temperatura apropriada para seu amaciamento.

● Atente-se à embalagem:

Geralmente, as melhores carnes para churrasco são embaladas a vácuo. Além de garantir um nível de maturação maior ao corte, o que garante mais maciez, permite que você possa conferir a data de validade, procedência e aparência.

Uma série de cortes especiais na linha Oba Reserve, diferenciados pela embalagem, maturação, qualidade e garantia de procedência, está disponível no Oba Hortifruti.

Renata ensina algumas receitas de acompanhamentos saborosos e nutritivos para o churrasco

Molho chimichurri caseiro para salada

10g de salsinha desidratada
10g de alho e cebola desidratados
5g de pimenta calabresa desidratada
200ml de azeite
100ml de vinagre de vinho branco
5g de cebolinha desidratada
5g de louro em pó
5g de orégano desidratado

Modo de preparo:
Misture tudo e deixe descansando de um dia para o outro na geladeira antes de servir.

Molho barbecue caseiro para costela assada
1 peça de costela pequena
1 cebola ralada
2 dentes de alho ralados
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
Azeite para refogar
100ml de vinagre de arroz
100ml de água
2 colheres de sopa de molho inglês
2 xícaras de chá de catchup
1 colher de sopa de mostarda amarela
2 colheres de sopa de mel
1 pitada de páprica picante
1 colher de café de sal

Modo de preparo:
Aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Acrescente o vinagre, o catchup, o açúcar, a água, a mostarda, o mel e o molho inglês. Misture bem até que tudo incorpore. Tempere com o sal, o cominho e a páprica. Misture novamente. Deixe o molho apurando por cerca de 20 minutos em fogo baixo. Asse a peça de costela na churrasqueira e passe o molho na carne ainda bem quente.

Pão de queijos para churrasco

5 pães de leite
1 pote de 200g de requeijão
150g de parmesão
150g de muçarela
100g de gorgonzola
2 colheres de sopa de manteiga

Modo de preparo:
Derreta a manteiga. Rale os queijos. Misture tudo. Faça cortes nos pães para rechear com o creme de queijos. Asse na churrasqueira até que os queijos derretam e o pão fique gratinado.

Espetinho de vegetais

1 pimentão amarelo cortado em cubos
1 cenoura média cortada em fatias finas
1 batata-doce roxa cortada em cubos de 1cm de espessura
2 cebolas médias cortadas em 4 partes
Espetinhos de churrasco

Modo de preparo:
Monte os espetinhos colocando o pimentão amarelo, a cenoura, a batata-doce e finalize com cebola. Tempere com azeite e sal e leve para a churrasqueira até que os vegetais fiquem bem dourados. Sirva acompanhado de carnes fatiadas e arroz branco.

Batata com alecrim
Batatas bolinha, lavadas, com casca
Azeite
Alecrim
Sal

Modo de preparo:
Corte as batatas bolinha ao meio, mantendo a casca. Tempere com alecrim, azeite e sal. Leve para a churrasqueira até que fiquem macias. Sirva com linguiça grelhada, farofa e salada de folhas temperada com vinagrete.

Vinagrete de rúcula

1 xícara de chá de cebola cortada em cubos
1 xícara de chá de tomate cortado em cubos
1/2 xícara de chá de folhas de rúcula cortadas ao meio
2 colheres de sopa de cheiro-verde fresco picado
2 colheres de sopa de azeite
50ml de suco de limão
50ml de água
1 colher de chá de sal

Modo de preparo:
Misture delicadamente todos os ingredientes. O ideal é que essa receita seja preparada pelo menos uma hora antes de servir e que fique armazenada em geladeira. Sirva com salada de folhas, com linguiça assada, com pães ou torradas.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo