Gastronomia

Menu vegetariano: três receitas de dar água na boca dos convidados

Class News

Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, sugere opções de beliscos sem carne para uma reunião entre amigos. Hambúrguer de quinoa, bolinhas de grão de bico e chips de batata doce estão entre as indicações saborosas e saudáveis da profissional

Vai receber os amigos em casa e tem um vegetariano entre os convidados? Não se preocupe! É possível apostar em petiscos sem carne, mas cheios de sabor. A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, indica pratos democráticos e nutritivos, que irão agradar o paladar de todos os presentes.

Entre as sugestões da profissional de finger foods, estão as bolinhas de grão de bico e o chips de batata doce. Já para as turmas que não dispensam um delicioso hambúrguer, dá para substituir a versão tradicional por uma feita com quinoa. E fazer uma refeição sem carne não significa que ela não terá proteínas. “As leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico e soja, são ótimas opções de proteínas vegetais. Castanhas, nozes, amêndoas, aveia e cereais integrais também contribuem significativamente para o aporte proteico total da alimentação. Todos esses alimentos podem ser usados no preparo de receitas gostosas e saudáveis”, ressalta Renata.

Para quem não tem muitas habilidades na cozinha e deseja um pouco de praticidade, a rede Oba Hortifruti oferece hambúrguer vegetal, chips de legumes e diversas outras opções de pratos vegetarianos e veganos prontos para consumo. Entretanto, se a ideia é colocar a mão na massa, vale se inspirar nas receitas propostas pela nutricionista. Anote o passo a passo!

HAMBURGUER DE QUINOA

200g de quinoa em grãos;

200g de aveia em flocos finos;

1 cenoura média ralada;

½ abobrinha ralada;

1 cebola grande picada;

60 ml de azeite extravirgem;

1 pitada de noz moscada;1 gema de ovo;

Sal a gosto;

Pimenta a gosto.

Preparo:

1) Em uma panela, cozinhe a quinoa com sal por aproximadamente 30 minutos e reserve. 2) Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola, a abobrinha e a cenoura. 3) Em um recipiente, misture a quinoa, o refogado e os demais ingredientes. 4) Misture até formar uma massa uniforme e molde os hambúrgueres. 5) Coloque em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno até dourar dos dois lados.

BOLINHAS DE GRÃO DE BICO

2 xícaras grão-de-bico cozido

1 cenoura média

1 limão

½ cebola média

3 colheres de sopa de farinha de linhaça

1 colher de chá de páprica defumada

Cheiro verde e sal a gosto

Preparo: 1) Bata no processador o grão de bico cozido, a cebola, o limão espremido, a cenoura, o cheiro verde e o sal.

2) Em um recipiente, acrescente a farinha de linhaça e misture bem até incorporar à massa. 3) Unte uma forma com azeite e acomode a massa modelada no formato de almôndegas. 4) Leve para assar por cerca de 30 minutos, virando as almôndegas na metade do caminho.

CHIPS DE BATATA DOCE

1 batata doce roxa média

1 colher de café de páprica doce

1 colher de café de sal

Azeite para pincelar

Preparo: 1) Misture o sal e a páprica e reserve.

2) Lave a batata doce e corte em fatias o mais fino que conseguir. Tempere cada rodela com a mistura de sal e páprica.

3) Pincele azeite em cada rodela de batata doce.

4) Forre uma assadeira com papel manteiga. Acomode as rodelas de batata doce e leve para assar em forno pré-aquecido até que fiquem crocantes.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo