
Class News
Foto: DS Retratista
Cantora apresenta projeto Canta Brasil em seis shows e promove intercâmbio cultural com oficinas e poesia lusófona

Entre os ritmos do interior do Brasil e a musicalidade portuguesa, a cantora Maria Eugênia dá início à turnê internacional Canta Brasil – 30 Anos na Europa. Em celebração às três décadas de carreira, a artista leva aos palcos de Portugal e Espanha o som do Cerrado brasileiro em seis apresentações marcadas por diversidade, poesia e encontros culturais.
A estreia acontece no dia 23 de maio, na Casa da América Latina, em Lisboa. Em seguida, Maria Eugênia se apresenta no Palácio Penafiel, sede da CPLP, no dia 27 de maio, e no auditório Agostinho da Silva, na Universidade Lusófona, no dia 28. Já em junho, a artista segue para a Galícia, na Espanha, com shows marcados para os dias 5, 6 e 7, em Pontevedra e Marín.
O projeto tem apoio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), mecanismo gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). Acompanhada pelos músicos Luiz Chaffin e Pedro Braga (violões) e Edilson Morais (percussão), Maria Eugênia celebra sua trajetória com um repertório que passa por gêneros como samba, fado, baião e MPB.

Diálogo entre culturas
A turnê contará com a participação especial do embaixador Lauro Moreira, que declamará poemas de autores brasileiros e portugueses durante os espetáculos em Lisboa. Reconhecido pela promoção da cultura lusófona no exterior, Moreira já dividiu os palcos com Maria Eugênia em outras iniciativas culturais, como o espetáculo Uma Viagem Através da Música do Brasil.
No repertório, clássicos como Flor de Lis, Brasil Pandeiro e Qui Nem Jiló dividem espaço com composições autorais e temas regionais, como Fado de Vila Boa, inspirada na cidade de Goiás. Também será interpretada Companheiro, canção tema da novela Araguaia (TV Globo, 2010), e obras de nomes como Kleiton e Kledir, Luiz Gonzaga e Juraíldes da Cruz.
Uma história com raízes em Portugal
A escolha de Portugal e Espanha para comemorar os 30 anos de carreira é simbólica. A relação de Maria Eugênia com o público europeu começou em 1998, quando ela se apresentou na EXPOLisboa, impulsionada pela boa recepção do disco Pindorama (1997). Desde então, a cantora manteve uma conexão contínua com a cultura lusófona, realizando turnês e gravações no continente.
Em reconhecimento a sua contribuição para a difusão da música brasileira no exterior, Maria Eugênia foi condecorada com o título de Oficial da Ordem do Rio Branco, sendo a primeira mulher de Goiás a receber a honraria.

Oficinas e intercâmbio musical
Além das apresentações, a turnê inclui workshops com músicos locais e pesquisadores europeus, incentivando o intercâmbio artístico e a internacionalização de talentos brasileiros. Ao retornar a Goiânia, Maria Eugênia realizará uma aula-show gratuita para compartilhar a experiência com estudantes e artistas da cidade.
“Esse projeto celebra não apenas a minha trajetória, mas a riqueza da música brasileira e sua capacidade de criar pontes culturais com o mundo”, afirma a cantora.
Serviço
Turnê “Maria Eugênia: 30 Anos na Europa”
Portugal
23/05 – Casa da América Latina (Lisboa), às 20h
27/05 – Palácio Penafiel / CPLP (Lisboa), às 15h
28/05 – Auditório Agostinho da Silva – Universidade Lusófona (Lisboa), às 20h
Espanha
05/06 – Praça Méndez Núñez (Pontevedra), às 20h
06/06 – Jardín del Soho de Salvatierra de Miño (Pontevedra), às 18h
07/06 – Festival de Percusión e Cultura Afrobrasileira (Marín), às 16h20