BelezaNotíciasSaúde

Já usado por Gisele Bündchen e Cláudia Raia, peeling é capaz de tratar manchas e rejuvenescer a pele

Class News

Especialista em saúde estética explica os tipos de procedimento e as diferenças entre eles

Presente entre os tratamentos estéticos mais feitos pelas famosas do Brasil e do exterior, como Claudia Raia e Gisele Bündchen, o peeling remove as células mortas da pele por meio da aplicação de substâncias ácidas e é capaz de tratar manchas, rejuvenescer e deixar a pele com aspecto mais liso. No entanto, o tratamento é rodeado de dúvidas e para esclarecer essas questões, a biomédica e especialista em saúde estética, Vânia de Paula, explica os tipos de tratamentos e as funções de cada um.

“O Peeling é o processo de remoção das camadas superficiais da pele. Com essa remoção, a pele fica reestruturada e estimula a produção de colágeno que é a substância que dá firmeza à pele e a deixa com o aspecto de renovada. Essa remoção também é eficaz para prevenir problemas faciais e dermatológicos, como cicatrizes, craves, espinhas e manchas”, explica Vânia, que também é farmacêutica e bioquímica.

Segundo a especialista, há dois tipos de peeling: O físico e o químico. Esses tipos se dividem em outros subtipos que são usados conforme o tipo de pele da pessoa.

O peeling físico é feito por meio do uso de equipamentos, cremes abrasivos ou aparelhos que realizam uma descamação mecânica na pele. Pode ser feito por fluxo de cristais, os chamados ‘peeling de cristal’, que é utilizado para combater cicatrizes de acne, remover manchas de sol e de cravos ou rugas finas, sem o uso de produtos químicos. As sessões podem ser feitas de uma a duas vezes por semana, conforme o estado da pele, e em qualquer parte do corpo, apesar de ser mais comum no rosto.

Já o peeling de diamante, também conhecido como microdermoabrasão, consiste em uma esfoliação na pele feita com uma caneta com uma lixa diamantada na ponta para a remoção das células mortas na camada mais superficial. É recomendado para quem deseja amenizar as machas, eliminar estrias brancas e vermelhas e diminuir a oleosidade da pele. As sessões duram cerca de 15 a 30 minutos e podem ser feitas uma vez no mês.

“Tanto o peeling de cristal quando o de diamante necessitam de atenção no pré e pós-procedimento. É recomendável que se evite exposição ao sol e faça uso constante do protetor solar. Além disso, é importante consultar um profissional antes de realizar outros procedimentos de estéticos. Justamente por esse risco em se expor ao sol, esse tipo de procedimento é mais procurado durante o inverno”, diz a especialista.

Ao contrário do físico, o peeling químico usa substâncias ácidas para fazer a remoção das camadas danificadas da pele e promover o crescimento de camadas lisas. Além de auxiliar na produção de colágeno, o peeling é ideal para que deseja eliminar linhas de expressão.

Esse peeling é subdivido em três tipos que variam de acordo com a região a ser aplicado e o tipo de pele a ser tratada.

“O peeling químico superficial é mais usado por quem quer clarear e tirar marcas de acne e rugas que estão superficiais. Já no químico médio, é usado ácidos para remover manchas mais profundas. Por fim, o químico profundo é recomendado para as pessoas que têm a pele danificada pelo sol e acidentes que sofreu e deixou cicatrizes, por exemplo”, comenta Vânia de Paula.

Assim como no outro tipo, esse procedimento também demanda cuidados, como evitar exposições ao sol e usar protetor solar com frequência. É importante evitar tocar a área tratada, já que ela estará sensível, e usar cremes hidratantes para evitar que novas manchas apareçam. 

Delson Carlos

Delson Carlos, Assessor de imprensa,Profissional de Marketing , colunista social, passou pelo: Jornal A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás . Há 10 anos, escreve a coluna social Paparazzi, do Jornal Diário de Aparecida. Editor da Revista Class. formando em Marketing e pós-graduado em Marketing digital. Estudioso das redes sociais.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo