Notícias

Independência financeira para aposentadoria

Consórcio é uma alternativa para garantir um futuro confortável

A previdência social tem chamado à atenção dos brasileiros nos últimos meses. As propostas de mudanças estão sendo apresentadas e o assunto tem se tornado tema de debates em várias regiões. Uma opção evidente é a previdência privada, que sempre foi uma alternativa para aumentar o valor de recebimento na velhice e garantir uma independência financeira.

Mas, o que poucos sabem é que o consórcio pode ser uma alternativa interessante e acessível para quem quer garantir um futuro confortável. Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), indicam que apenas no primeiro mês do ano, 182 mil novas cotas de consórcio foram comercializadas frente as 176 mil registradas no mês de janeiro de 2017.

Segundo o Wesley Kennedy , diretor do Grupo Govesa, na hora de poupar para se aposentar com a ajuda do consórcio, vale se atentar a algumas questões.  “Busque por instituições autorizadas pelo Banco Central, fique atento às taxas administrativas e esteja ciente dos prazos de contemplação”, orienta.

História de sucesso

Este é o caso do proprietário de empresa gráfica, Leopoldo Moreira Neto, de 55 anos. Ele conta que chegou a fazer previdência privada, mas não ficou satisfeito com a remuneração. “Construí boa parte do meu patrimônio por meio do consórcio imobiliário”, revela. Hoje, o empresário é dono de sete locais para locação e dez terrenos para construção e parte deste patrimônio é resultado do consórcio imobiliário.

Além disso, ele também conseguiu construir uma sede própria para a empresa, fez uma recente expansão e até mesmo adquiriu frota de cinco veículos. “Tenho certa dificuldade para juntar dinheiro, mas pagar prestação não. Assim, me forço a poupar e ter uma segurança no amanhã. Quando compro um imóvel comercial, o aluguel dele faz parte da minha renda para um futuro próximo”, revela.

Este ano, Leopoldo faz um consórcio, mas no ano passado fez quatro, todos focados na compra de imóveis. Pai de duas filhas, ele investe em consórcios imobiliários há mais de 15 anos. Ele acredita que formar patrimônio e renda garantirá um futuro para ele e a família. “Já coloquei minhas duas filhas para poupar com o consórcio”, complementa.

Saiba mais

A previdência privada é um investimento que tem a finalidade de complementar a previdência pública ou aposentadoria. Mensalmente, se investe um valor, e após um tempo estipulado, recebe-se de uma só vez ou em parcelas mensais, o dinheiro aplicado. Tanto o valor que será pago por mês quanto a forma de resgate são combinados antecipadamente através do contrato.

O consórcio também é um investimento que proporciona um futuro tranquilo. Diferentemente da caderneta de poupança, em que o dinheiro pode ser sacado a qualquer momento, no consórcio sempre há um objetivo definido e um prazo máximo de poupança, e isso nos disciplina a guardar mensalmente um pouquinho de nossa renda.

Optando pelo consórcio, é possível poupar dinheiro para adquirir bens ou serviços futuros, como casas e apartamentos, terrenos, salas comerciais, vagas de garagens, construções ou reformas. Além disso, é possível, inclusive, quitar um financiamento já em andamento.

Benefícios

A vantagem com relação às demais alternativas está relacionada às parcelas, que são acessíveis e sem juros, sendo cobradas taxas de administração. A taxa de administração é baixa e cobrada apenas para o funcionamento do sistema e não com o objetivo de lucro.

Esta modalidade está em uma crescente. Em 2016, segundo dados da Associação Brasileira de Administradores de Consórcios (Abac), em 2016, 57% dos consorciados eram de pessoas com mais de 40 anos. Já em 2017, este número aumento para 60%.  Com isso, a Abac pontua que a idade em torno de 45 anos é um bom perfil para o setor de investimentos.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo