Notícias

Iluminação é destaque nos projetos da CASACOR Goiás, na 22ª edição no Órion Bussiness & Health

Luz e sombras

O conceito de boa iluminação vem se modificando ao longo dos anos e cada dia mais o Lighting Design vem conquistando sua importância entre os arquitetos, designers e decoradores. A luz, por si só, já é um acontecimento. Responsável por iluminar o ambiente e realçar as composições da decoração, ela foi, aos poucos, ganhando espaço de respeito nos projetos arquitetônicos. Com a evolução da indústria, o planejamento luminotécnico passou a impactar diretamente no resultado final do trabalho de arquitetos e designers de interiores. Exemplos não faltam na 22ª CASACOR Goiás e nos 43 ambientes da mostra, que está sendo realizada no Órion Business and Health, no Setor Marista.

São peças de design com forma e função impecáveis, muitas vezes as estrelas dos ambientes. Exemplos que devem agradar a diferentes estilos estão distribuídos ao longo de cinco dos 50 andares do edifício que recebe a mostra até o dia 13 de junho. O led, por sua vez, ganhou enorme destaque na iluminação dos ambientes. Ele está presente na forma de fitas, placas e lâmpadas em diversos espaços. Todos os profissionais são unânimes em afirmar que o led, além de iluminar melhor, é mais econômico, dura mais e é sustentável, à medida que consome menos energia.

O design, aliado à função, também é a aposta de muitos profissionais da mostra. São pendentes, luminárias de teto ou chão, arandelas, plafons e abajures, que além do desenho e da forma, têm a função da iluminação – direta ou pontual – como destaque dos ambientes, no jogo de sombra e luzes.

Responsável pela área de convívio da CASACOR Goiás, o arquiteto Jefferson Castro optou por misturar diferentes pendentes feitos em madeira assinada pelo designer inglês David Trubridge. A iluminação também é destaque no Restaurant, assinado pelo arquiteto Leo Romano. No espaço, os pendentes Bubble Saucer, do americano George Nelson, são destaque no centro do  projeto do badalado arquiteto.

No Lounge Órion, projeto de Edmara Cavalcanti, têm destaque duas colunas, assinadas por Maria Cândida Machado, que tem os seus desenhos caracterizados pela madeira como matéria-prima mais frequente. Já no ambiente You’re the Sky, dos irmãos Karla e Eduardo Bittar, dois pendentes Here Comes the Sun, do designer Bertrand Balas, foram pendurados em alturas diferentes. No living do empresário, dos profissionais Leandra e Pedro Ernesto Gualberto, na iluminação se sobressai o pendente Chlorophilia, da Artemide.

No Studio YUP, de Giordano Rogoski Horne, o pendente Prop Light, do design Bertjan Pot, foi propositalmente desalinhado. A iluminação troca de cenas, que ora estará mais claro, ora mais escuro. Já no Soggiorno, projeto de Ana Paula Pedroso Munhoz e Gabriela Saback, destacam-se os plafons em murano, material tipicamente italiano, em contraponto a perfis modernos nas paredes.

Outra tendência que aparece em praticamente toda a Casa Cor Goiás 2018 é a chamada iluminação pontual. Nesses casos, a luz pode vir embutida no teto ou sair de trilhos milimetricamente instalados para dar destaque a um objeto, móvel ou ponto focal do projeto.

Um exemplo é o pendente  Anauneute, da marca Itens no projeto de arquiteta Kerley de Melo, do Studio do Golfista, que ilumina a mesa e cadeiras. Já no longe do casal, assinado por Mayara Oliveira, um pendente dourado de iluminação indireta é um dos destaques luminotécnicos, assim como a peça Zig Zag, da Munclair.

A iluminação embutida, com perfis de diferentes tamanhos feitos de LED, é a aposta da engenheira civil Cristiane Moussa. Ela assina o espaço Lavabo Luz, e defende a sofisticação minimalista das linhas retas e tons acinzentados e terrosos. Acima das cubas, ela usa luminárias sem bordas do tipo noprame.

Já no projeto Pousada de Charme Quarto 8, das irmãs e arquitetas Cynara de Siqueira e Karina de Siqueira, a coluna Lepanto de Murano, da marca italiana Vistosi Vettreria e um pendente corda e colunas do designer Guilerme Wentz em vidro soprado e iluminadores em led ligados à peça, chamam a atenção. A iluminação é pontuada com os Spots Theo totalmente direcionável e bem diversificada, valorizando o rústico das cabaças aparentes com a fita de led em sanca. A Coluna Lepanto tem a elegância do Murano e ilumina a entrada do ambiente. As Colunas Wentz são peças esbeltas que proporcionam fácil mobilidade e iluminam a cabeceira, a penteadeira, a leitura, e a escrivaninha assim distribuídas por todo o ambiente.

 

 

Serviço

CASACOR Goiás 2018

Período: 4 de maio a 13 de junho

Local: Órion Business & Health Complex (Avenida Portugal, esquina com Avenida Mutirão – Setor Marista)

Horários da bilheteria: Terça a sexta das 16h às 22h

Sábados, domingos e feriados: das 12h às 22h

Preço: Meia-entrada: R$ 25 (professores, estudantes e pessoas acima de 60 anos)

Inteira: R$ 50

 

 

 

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo