Notícias

HUGOL é destaque na 12ª Convenção Brasileira de Hospitais

Class News

A transformação da Emergência do HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, unidade da SES – Governo de Goiás, foi destaque na 12ª Convenção Brasileira de Hospitais, realizada nos dias 03 e 04 de julho, no Centro de Convenções de Goiânia, evento nacional que contou com a participação de congressistas de diversas regiões do país, representantes, empresários, gestores e acadêmicos da saúde.

A palestra “Lean: filosofia japonesa aplicada à gestão de hospitais”, ministrada pela administradora hospitalar e coach, Andréa Prestes, Diretora Administrativa do HUGOL, versou sobre a experiência do hospital ao melhorar seus fluxos intra-hospitalares por meio do sistema Lean. Participaram da mesa de discussão do tema a Gerente de Excelência Operacional do Hospital Sírio-Libanês, Paloma Lopes, o consultor econômico da Confederação Nacional de Saúde (CNS) e da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Bruno Sobral, e o Conselheiro do COFEN, Walkírio Almeida. “Essas ferramentas podem ser usadas em qualquer hospital, nos variados portes, perfis ou complexidade, público ou privado, sem que os investimentos tecnológicos ou financeiros sejam determinantes para a obtenção de resultados tangíveis que podem ser alcançados num curto espaço de tempo”, explica Prestes.

O Superintendente Executivo da AGIR – Associação Goiana de Integralização e Reabilitação, Sérgio Daher, foi debatedor na palestra de abertura do congresso, intitulada “Hospitais brasileiros: cenários e perspectivas”, ministrada por Bruno Sobral. No segundo dia, o Assessor Executivo da AGIR, Dante Garcia, também contribuiu durante a mesa “Cenário e perspectiva do setor Saúde no Brasil”, ministrada por Paulo Henrique Fraccaro, Superintendente da ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Artigos. O Diretor Geral do HUGOL, Hélio Ponciano Trevenzol, participou da mesa “Arquitetura hospitalar humanizada”, ministrada pelo Presidente da ABDEH – Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, Emerson Silva.

Lançamento do livro Gestão da Comunicação Hospitalar

Durante o evento também foi realizado o lançamento do livro “Gestão da Comunicação Hospitalar”, escrito pelo Supervisor de Relações Institucionais e Comunicólogo do HUGOL, J. Antônio Cirino, no estande da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), com apoio também da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG), UBM, Viva Comunicação Group e Hospitalar, obra com uma abordagem inédita para o setor saúde.

De acordo com o presidente da FBH, Dr. Luiz Aramicy Bezerra Pinto, a publicação veio preencher a lacuna existente na aplicação prática das ações de comunicação com um enfoque de gestão estratégica no âmbito hospitalar. O autor, doutorando em Comunicação, destaca que “nos processos assistenciais, ao interagir com os pacientes e familiares, nas ações de transparência, com os investidores, ou mesmo na relação com a sociedade, as unidades de saúde lançam mão da comunicação, por isso é fundamental abordar suas especificidades e desafios na área hospitalar”.

Cirino também ministrou palestra aos congressistas sobre os desafios para o gerenciamento comunicacional das unidades de saúde, seguida de um painel com debate sobre o assunto, composto pela Gerente de Marketing da UBM/Hospitalar, Viviane Santos, a consultora e diretora do Grupo Giovanoni, Ana Giovanoni, e moderado pelo representante da Associação dos Hospitais de Santa Catarina (AHESC), Adriano Carlos Ribeiro. Além disso, participou também como debatedor na mesa da palestrante Janete Vaz, cofundadora do Laboratório Sabin, intitulada “Como transformar o hospital na melhor empresa para se trabalhar”.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo