Entrevistas

 O Brasil é um dos países que lideram a realização de procedimentos cirúrgicos estéticos. E uma cirurgia que está despontando na preferência nacional atualmente, tem um nome meio esquisito, é a chamada Bichectomia

 

Class News

O Brasil é um dos países que lideram a realização de procedimentos cirúrgicos estéticos. E uma cirurgia que está despontando na preferência nacional atualmente, tem um nome meio esquisito, é a chamada Bichectomia. Trata-se de uma técnica descrita em 1980, já consolidada mundialmente no meio científico, mas que agora é que está sendo difundida aqui no Brasil. Sabe-se de várias pessoas do meio artístico internacional e nacional que já fizeram o procedimento e que apresentaram resultados visíveis na harmonia facial.

Esse nome esquisito vem da Bola de Bichat ou Corpo Adiposo Bucal (Buccal Fat Pad, em inglês) que é uma estrutura gordurosa presente na face, na região da bochecha entre a maçã do rosto e a mandíbula. O procedimento cirúrgico consiste na remoção destas bolsas de gordura,  pode ser feita com anestesia local, com ou sem sedação. A incisão (um corte de um a três centímetros) é feita por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes, e o procedimento dura em média 40 minutos. É importante que a cirurgia seja realizada por profissionais habilitados.

O resultado é um rosto mais fino.“A pessoa que tem a bochecha mais proeminente muitas vezes se incomoda com isso e a cirurgia está aí para resolver esse problema, além do que existem pacientes com lesões traumáticas causadas pela mordedura frequente das bochechas, que necessitam do alívio proporcionado pela cirurgia”, como bem esclarece Drª Lílyan Oliveira Silvério, que é habilitada e realiza o procedimento com frequência em sua clínica. Nesta matéria ela esclarece as dúvidas mais frequentes sobre a cirurgia de Bichectomia.

 

Qual o tempo de recuperação da Bichectomia?

O processo de recuperação é muito semelhante à extração de um dente siso. O inchaço é variável de indivíduo para indivíduo, mas normalmente dura em torno de uma semana, sendo mais intenso nos 3 primeiros dias. Nessa primeira semana, o ideal é fazer um repouso relativo, evitando esforço físico e exposição ao sol. Não é preciso afastamento do trabalho, além de 2 a 3 dias, desde que o inchaço não seja um fator comprometedor.

Quais os riscos da cirurgia ?

Por ser um procedimento de pequeno porte, os riscos são mínimos.  Existem algumas complicações possíveis, como em toda cirurgia (sangramento, infecção, etc.) e outras mais específicas, mas igualmente raras (lesão de nervo, assimetria, ressecção em excesso).

Se eu emagrecer, essa gordura não some sem eu precisar fazer a cirurgia?

A Bola de Bichat é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo. Ela só diminui quando o indivíduo já queimou praticamente todas as outras.

Tenho as bochechas grandes, como saber se a Bichectomia é a solução para mim?

Um profissional habilitado é que poderá avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Algumas vezes, a causa de um rosto mais largo pode ser a hipertrofia do músculo masseter e isso também é tratado através da injeção da toxina botulínica (popularmente Botox).

 

 

Lílyan Oliveira Silvério
Mestre em Periodontia pela UNITAU/Taubaté-SP
Especialista em Implantodontia pela PROFIS/USP-Bauru-SP
Especialista em Periodontia pela PROFIS/USP-Bauru-SP
Professora-assistente no curso de Especialização em Implantodontia Orthoplace/Goiânia-GO
Plena Odontologia e Saúde

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo