CulturaPolítica

Governo de Goiás e UFG reestabelecem parceria histórica em ação compartilhada na preservação do patrimônio cultural

Class News

Programação será aberta nesta segunda-feira (20/09) e faz parte da 15ª Primavera dos Museus. Evento ocorrerá em formato de aulas abertas e mesas redondas. As duas Instituições foram responsáveis pela formação e capacitação de profissionais e construção de museus em Goiânia e no interior do Estado desde a década de 1980

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), em parceria com o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG), abrem nesta segunda-feira (20/09), uma série de encontros voltados para a reflexão sobre preservação do patrimônio cultural. A programação faz parte da 15ª Primavera dos Museus e ocorrerá em formato de aulas abertas e mesas redondas, até 23 de setembro, sempre às 19h, no canal do Museu Antropológico no YouTube.

O evento marca o reinício da parceria histórica entre as duas instituições, que foram responsáveis pela formação e capacitação de profissionais e a construção de museus em Goiânia e no interior do Estado desde a década de 1980.

As atividades da semana integram uma ação continuada que tem o objetivo de fortalecer a preservação do patrimônio cultural salvaguardado nos museus do Estado de Goiás. A partir do tema “Convergências de Experiências e Conhecimentos: novos caminhos”, as duas instituições propõem o debate quanto a quem, o quê, quando, onde, porquê e como preservar. Quanto se tem a perder quando não há preservação e como é possível recomeçar?

A 15ª Primavera dos Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que convida instituições de todo o Brasil a oportunizarem reflexões e comunicações acerca dos papéis dos museus diante dos cenários sociais de mudança e ressignificação.

Além da programação conjunta, a Secult Goiás desenvolverá uma série de outras atividades dentro do roteiro da 15ª Primavera dos Museus, com atrações nos museus da Imagem e do Som, Zoroastro Artiaga, Pedro Ludovico, Museu Ferroviário, de Pires do Rio, Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás, e no Arquivo Histórico Estadual, disponibilizadas gratuitamente pelas redes sociais e pelo canal do YouTube da secretaria.

Programação conjunta entre a Secult e o Museu Antropológio

20/09 – 19 às 21h

Aula aberta com a professora e Drª Maria Cristina Oliveira Bruno (MAE/USP) e convidados

21/09 – 19 às 20h45

Mesa redonda com Tony Boita (Ibram), Simone Rosa (Museu Histórico de Jataí), Maria Tereza da Silva (FAV/CCUFG) e Mayara Monteiro (MA/UFG)

22/09 – 19 às 21h

Mesa redonda com a Drª Margareth Souza (Iphan), Pedro Henrique Campos (Museu Pedro Ludovico) e Tatyana de Oliveira (MA/UFG)

23/09 – 19 às 21h

Mesa redonda com Vitória Bandeira (MIS/GO), e Drª Mônica Carvalho (MA/UFG). Aula aberta com a professora e doutora Yaci-Ara Froner (EBA-UFMG)

Localyoutube.com/MuseuAntropologicoUFG

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo