GovernoNotícias

Governo de Goiás apresenta campanha Xô Dodói a secretários municipais de Saúde

Class News

Foto: Hêgon Correa

Objetivo é reverter a baixa cobertura vacinal do público infanto-juvenil em Goiás, que não chega a 50%. Kits interativos, games e materiais publicitários em rádio, TV e redes sociais serão usados para sensibilizar a população

O governador Ronaldo Caiado participou nesta quinta-feira (18/08) do lançamento da Campanha de Multivacinação “Xô Dodói” aos secretários municipais de saúde. A reunião aconteceu no auditório da Escola Estadual de Saúde Pública, em Goiânia. O objetivo da campanha, desenvolvida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) é reverter a realidade da baixa cobertura vacinal do público infanto-juvenil. Levantamento da SES mostra que a imunização completa não chegou a 50% no Estado, sendo que a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%. No caso da poliomielite (paralisia infantil), das 405 mil crianças com idade até 5 anos que não foram vacinadas em Goiás, apenas 2% receberam o imunizante desde o início da Campanha de Multivacinação, no dia 8 de agosto.

Com o intuito de interagir com as crianças e encorajar a população goiana a procurar as salas de vacina – são 943 distribuídas nos 246 municípios goianos –, serão entregues mais de 80 mil kits interativos com itens como: quebra-cabeça, certificado de vacinação, máscara e cartela de adesivos. O carro-chefe da campanha é o jingle “Xô Dodói” que já está sendo veiculado em emissoras de rádio e televisão e em redes sociais. Todas as peças publicitárias da campanha e os games interativos estão disponíveis no site da SES.

“Temos que ter a responsabilidade de manter a caderneta atualizada. Tudo isso interfere no processo de desenvolvimento das crianças”, reforçou o governador. A poliomielite foi erradicada no país em 1994 e corre o risco de ser reintroduzida devido aos baixos índices de vacinação.

Para garantir o apoio das prefeituras goianas, o lançamento da campanha foi realizado durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada pelos secretários municipais de Saúde, a quem o governador agradeceu pela presença. “Precisamos de todos nessa campanha. Chamem todo pessoal, agentes de saúde, dê entrevista nas rádios, fale com todas as comunidades, converse com lideranças dos sindicatos rurais e exija um compartilhamento de responsabilidade”, indicou o governador.

Ao explicar a nova campanha, o secretário estadual de Saúde, Sandro Rodrigues, frisou que a vacinação é um ato de amor e cuidado. “Precisamos reforçar esse processo. Que tenhamos uma imunização bastante efetiva, com aumento das coberturas vacinais. Precisamos disso para proteger as pessoas, para que elas não adoeçam e não haja a reprodução de enfermidades que já foram erradicadas”

Campanha
Também estão disponíveis durante a campanha os imunizantes BCG, que protege contra a tuberculose; Rotavírus Humano; Meningococo C, que imuniza contra a meningite e meningococcemia; Pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus Influenza tipo b; Febre Amarela; Hepatite A e a Tríplice Viral, que imuniza contra a caxumba, sarampo e rubéola. A campanha de multivacinação será realizada até o dia 09 de setembro e o dia “D” de mobilização e divulgação, acontecerá no próximo sábado (20/08).

Também participaram da reunião da CIB a Superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim; a subsecretária de Saúde, Luciana Vieira; além do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Wellington Matos; e a diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Melo Caiado.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo