Política

Evento reúne, ao longo de três dias de programação, representantes do Facebook, Human Rights Watch, WWF Brasil, entre outras autoridades

Class News

O vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, representa o Executivo estadual na abertura do I Simpósio do Politizar – edição 2020, que acontece nesta quinta-feira, 24, às 19h, com transmissão ao vivo pelo Youtube da UFG. O Politizar é realizado por alunos da Universidade Federal de Goiás, em parceria com a Assembleia Legislativa, e tem o objetivo de aproximar a comunidade acadêmica das atividades parlamentares e da vivência política em Goiás

Tejota é um admirador do programa, que também desafia os universitários a realizarem trabalho de jornalistas, fotógrafos e assessores parlamentares. “Muitas vezes, a população quer se manter afastada da política e iniciativas como esta mostram o potencial da atividade política e a importância desse trabalho para fazer a diferença na vida das pessoas. Isso acaba despertando o interesse nos jovens, que são muito bem-vindos na vida pública, pois têm boas e arrojadas ideias para entregar o melhor à sociedade”, opinou.
Em julho de 2020, o vice-governador participou da 5ª rodada de entrevistas online do projeto, na qual abordou a importância de políticas públicas no estado e o papel da Vice-Governadoria em Goiás.
Dentro do corpo de palestrantes do Simpósio estão: Bruno Taitson, analista de políticas públicas da ONG ambientalista WWF-Brasil; Maria Laura Canineu, diretora do Human Rights Watch no Brasil; Daniele Kleiner, gerente de Bem-Estar para a região da América Latina do Facebook; Cassia Moraes do Youth Climate Leaders; Creomar Souza, conselheiro do Instituto de Relações Governamentais (irelgov); Patrícia Campos Melo, colunista do jornal Folha de São Paulo; Leandro Demori, do site The Intercept, entre outros convidados.
Professores especialistas da UFG serão moderadores de painéis sobre saúde, orçamento público, meio ambiente, jornalismo político, direitos humanos e comunidades tradicionais do estado de Goiás. Em todos os seis painéis haverá ainda um representante do Poder Legislativo Estadual e Municipal.
 
Aproximação com a sociedade
A pandemia da Covid-19 e a necessidade de manter o distanciamento social têm feito com que a sociedade se adapte às adversidades que a crise sanitária causou. Pensando nisso, as duas vertentes do projeto Politizar, realizado por meio de convênio com a ALEGO e em parceria com a Câmara Municipal de Goiânia resolveram unir forças e realizar um simpósio.
A coordenadora do Programa de Extensão, Profa. Dra. Laís Thomaz, ressalta que neste formato esperam alcançar um número ainda maior de participantes de todas partes do estado de Goiás e do Brasil, levando informações de alta qualidade sobre temas indispensáveis para debate público.
O público-alvo dos projetos inclui jovens estudantes dos ensinos médio e superior e, também, cidadãos engajados em movimentos, entidades e projetos que visam atuar e transformar realidades. Desse modo, o Simpósio visa estabelecer um campo de debate e de diálogo para apresentar diagnósticos, análises e possíveis soluções para os problemas que afligem as cidades e as comunidades locais, bem como a nível nacional.
Não é necessária inscrição prévia, sendo que serão oferecidos certificados de horas para cada atividade da programação. Os formulários de requerimento destes certificados serão publicados no chat do canal da UFG Oficial durante a transmissão.
 
Programação
24/09 – QUINTA -FEIRA
19h – Cerimônia de ABERTURA
Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=YDL0sCQucxw
20h30 – Palestra de Abertura
Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=O5zWsSglc7o
25/09 – SEXTA – FEIRA
14h – Mesa ex – participantes
 
Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=senrE0rykP8
16h -17h30 – Painel I – Saúde
 
Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=2DKQuf5XOCA
 
18h – 19h- Painel II- Orçamento e Transparência
Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ugqLsWg_N9I
26/09 – SÁBADO
9h – 11h – Painel III – Meio Ambiente
Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=WlMCdTrwuv0
14h -15h30 – Painel IV- Jornalismo político e o combate à desinformação
Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=UFenmhJ0vzE
16h – 18h – V Painel – Direitos Humanos. Tema: Redes Sociais e Políticas de Gênero.
Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=sOqVWKe3A0U
19h – 20h- VI – Comunidades tradicionais: Quilombolas e Indígenas em Goiás
Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=lU0EQx_ypY4

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo