Política

Vice-governador defende reforma do Pacto Federativo durante abertura da Expo Municípios

Class News
Foto: Jota Eurípedes

Lincoln Tejota foi agraciado com comenda em homenagem àqueles que contribuem para o desenvolvimento dos municípios

A defesa do municipalismo e de uma reforma do pacto federativo marcou o discurso do vice-governador Lincoln Tejota, na manhã desta quarta-feira (7), durante a abertura da Expo Municípios, feira realizada durante dois dias no Centro de Convenções de Goiânia e que busca atrair olhares e investidores para as potencialidades dos municípios goianos. O evento é promovido pela Federação Goiana dos Municípios. A abertura contou também com as presenças do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama, Gracinha Caiado, além de vários prefeitos.

Para Lincoln, a maior parte dos problemas que afetam a sociedade envolvem os municípios e, por isso, os recursos de impostos deveriam ser direcionados para eles em maior volume. “Nos moramos nos municípios e os problemas residem nos municípios, mas infelizmente os recursos estão concentrados na mão da união. Por isso sempre defendi e sigo defendendo a reforma do pacto federativo”, discursou.

O vice-governador disse ainda que “o País passa por reestruturação”, o que exige dos administradores públicos uma nova visão. “Começamos um novo momento e precisamos entender que a resposta para os problemas dos municípios passa pela por uma nova distribuição de recursos”, avaliou. Ele disse ainda “países desenvolvidos têm municípios fortes”

Comenda
Lincoln foi agraciado, durante o evento, com uma comenda em homenagem ao trabalho em apoio aos municípios. A honraria oferecida pela FGM também já foi concedida ao governador Ronaldo Caiado. Receber essa comenda é motivo de muito orgulho. É o reconhecimento do trabalho que fazemos pelos municípios desde o início da vida pública, e seguimos fazendo no governo do Estado. Seguimos firmes na defesa de um novo pacto federativo que redirecione recursos da união para os municípios.

Expo Municípios
Durante dois dias, os representantes de 246 municípios goianos vão se dividir em 30 stands para trocar experiências, capacitar seus servidores e conhecer as potencialidades de cada região do Estado. O presidente da FMG e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, garantiu que o principal objetivo desse encontro é fomentar e incentivar os trabalhos que estão sendo feitos pelos gestores municipais.

Ao todo, 13 representações diplomáticas confirmaram presença na exposição para conhecer melhor os potenciais agrícolas, minerais, industriais e agropecuários de Goiás. “Tentar encurtar distâncias, colocar nossos produtos em outros países para gerar empregos, gerar renda, esse é um dos objetivos dessa Expo Municípios”, afirmou o presidente da FMG.

Sobre o novo ciclo que começou há seis meses em Goiás, Tejota exaltou o programa Goiás de Resultados, que abrange todas as ações do governo de Ronaldo Caiado. Sob coordenação do vice-governador, uma das principais características do programa é buscar alternativas de renda extra para reforçar as economias municipais. “O recurso precisa estar no município para que esses prefeitos sejam empoderados”, garantiu Lincoln Tejota.

Antes de encerrar seu discurso, o vice-governador encorajou os prefeitos que continuem trabalhando sem esmorecer e acreditarem que as situações difíceis formam pessoas ainda melhores: “A mudança que nós vamos estar relatando daqui alguns anos está sendo construída hoje”.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo