Especialista orienta cuidados ao comprar o primeiro imóvel
Class News
O advogado Diego Amaral separou seis passos necessários para quem deseja realizar a compra
A primeira casa é o sonho de muita gente, mas para atingir esse objetivo é preciso fazer um bom planejamento. Esta aquisição exige um grande investimento e comprometimento do comprador, o que exige muito cuidado para evitar dificuldades na realização dos pagamentos necessários ou arrependimento da escolha.
É importante garantir que a propriedade atenda as expectativas e se concretize em um bom negócio. Afinal, ninguém quer correr o risco de se arrepender da aquisição ou comprometer o orçamento de forma indevida.
Segundo Diego Amaral, advogado especialista em direito imobiliário e Diretor da Comissão de Direito Imobiliário do Conselho Federal da OAB, é importante ter alguns cuidados. “Antes de decidir fechar o contrato, leia-o com atenção, assim você terá toda a segurança necessária para comprar o primeiro imóvel, também é importante ficar atento aos pequenos detalhes que podem causar dores de cabeça no caminho. Por se tratar de um investimento financeiro muito grande, é interessante procurar um especialista que irá orientar durante todo o processo”, explica.
Para esse momento tão importante, o advogado reuniu seis dicas importantes que vão te ajudar a realizar a compra corretamente e não ter problemas após a transação.
1) Defina o tipo de imóvel: Ao procurar o primeiro imóvel para comprar, encontrará diversas opções: casas ou apartamentos, coberturas, imóveis na planta, novos ou usados, em condomínios ou particulares.
2) Escolha uma boa localização: A localização do imóvel influenciará sua rotina, por isso deve ser avaliada com calma. Considere questões como segurança, distância de pontos de interesse e vias de acesso para determinar os bairros de sua preferência.
3) Considere o valor de entrada do primeiro imóvel: O financiamento é a opção de compra mais comum, mas exige uma entrada que depende do limite de crédito e do tipo de imóvel e geralmente começa em 10% do total.
4) Planeje os pagamentos restantes: Não basta planejar a entrada: é preciso considerar o valor das parcelas para ter tranquilidade na hora de pagar o imóvel. Não faz sentido aceitar pagamentos muito elevados que ameaçam o seu padrão de vida e podem tornar-se impossíveis se surgirem circunstâncias imprevistas.
5) Avalie se o FGTS pode ser usado para comprar: Para facilitar a compra do seu primeiro imóvel, verifique se o saldo do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser usado. Utilizado para dar entrada, pagar parte do valor das prestações ou amortizar o saldo devedor, incluindo o saldo restante.
6) Documentação: Após determinar o imóvel, localização e formas de pagamento, o último passo é ficar atento à documentação. Antes de tomar uma decisão, é muito importante que o cliente visite o imóvel e, caso esteja planejado, se familiarize com o projeto e certifique-se de que o local possui todas as características desejadas, para que o sonho de comprar o primeiro imóvel se torne realidade.