Coluna SocialDelson CarlosEntrevistasNotícias

Entrevista por Delson Carlos 23/10/2023

Class News

Um sonho que virou realidade para a cirurgiã-dentista Drª. Lilyan Silvério

Cursar odontologia era um dos meus sonhos, não havia dúvidas quanto à escolha da minha profissão. Minha trajetória profissional iniciou-se muito jovem aos 16 anos quando passei no vestibular para Odontologia, na Faculdade João Prudente, hoje Unievangélica em Anápolis-GO. Meu ponto de partida na profissão foi cuidar do essencial, a qual é a base da Odontologia – a Periodontia – que cuida do alicerce dos dentes. Na Implantodontia – vi o poder transformador de devolver a função e a autoestima a outro ser humano ao lhe devolver “dentes”. E nesta caminhada, com a Harmonização Oro-Facial – descobri que o belo agrada, conquista, impacta e encanta. Também fiz o Mestrado em Periodontia na UNITAU em Taubaté-SP, por gostar muito de estudar e de aprofundar meus conhecimentos para trazê-los para a prática clínica e para oferecer tratamentos diferenciados para meus pacientes.

DC – Quais as áreas relacionadas para um Cirurgião-dentista?

LS– A Odontologia é uma profissão ampla baseada em princípios fundamentais, principalmente de anatomia, fisiologia, histologia, farmacologia etc. Que necessita de muita dedicação e estudo. Com a vinda das ferramentas digitais, tem-se um dos melhores momentos para exercê-la pois temos como oferecer tratamentos extremamente precisos incorporando técnica, funcionalidade e estética. Mesmo diante de todos os avanços, é essencial ter um olhar apurado e sensibilidade para vermos o ser humano de uma forma integral, harmonizando expectativas, desejos e possibilidades. Sabendo que os conhecimentos integrativos são necessários para bem exercê-la pois, o ser humano é um ser integral e como tal deve ser visto e tratado.

DC – Quais doenças podem ser tratadas por um Cirurgião-dentista?

LS – O cirurgião-dentista trata diversas patologias que acometem a cavidade bucal, a face, pescoço, as disfunções articulares, bem como a estética facial. Hoje, com a mudança do estilo de vida, com o aumento de estímulos, diminuição ou má qualidade do sono, etc. Existem vários fatores que provocam ou levam a exacerbação do bruxismo promovendo desgastes dentais precoces, o que tem levado a chamada “nova odontologia” que trata, atenua ou previne especialmente este envelhecimento bucal precoce.

DC – Qual a sua especialidade?

LS – Sou especialista e mestre em Periodontia, especialidade fundamental para longevidade e saúde geral do paciente, que proporciona harmonizações do sorriso através da cirurgia plástica gengival. Em Implantodontia – especialidade que restaura a função mastigatória e devolve autoestima ao paciente com as próteses sobre implantes. E também especialista em Harmonização Oro-facial, que foi um caminho natural após as outras especialidades para harmonizar o sorriso com a face do paciente.

DC– Quais as novidades no campo da odontologia ao quais você utiliza?

LS– Hoje temos como oferecer conforto e precisão através do uso dos escaners odontológicos que substituem as tradicionais moldagens, bem como conferem agilidade e precisão na realização e entrega dos trabalhos protéticos – desde as lentes de contato dental, até os protocolos sobre implantes feitos na porcelana ou em zircônia. Na área da estética oro-facial, aqui na clínica aliamos tecnologias tais como os lasers de última geração (ultrafomer, lavien, etc) com os procedimentos regenerativos usando o plasma sanguíneo, associados ou não aos bioestimuladores tais como sculptra, elleva e outros.

DC – Qual a dica para manter uma dentição saudável?

LS – A base de toda saúde é a prevenção. Cultive bons hábitos na sua rotina com alimentação balanceada, sono restaurador, exercícios físicos, etc e faça diariamente sua higiene bucal, ela deve ser feita com o uso da dupla fio dental e escova dental, preferencialmente, macia ou extra macia executando uma técnica adequada orientada pelo dentista, bem com, deve-se fazer também a higiene do dorso da língua. Em casos específicos, incorporamos artefatos para auxiliar na higiene bucal, personalizando para a necessidade de cada paciente. A longevidade das estruturas dentárias e dos tratamentos odontológicos dependem fundamentalmente da saúde periodontal, daí a importância de consultar regularmente um periodontista.

DC – Quem é Lilyan Silvério?

LS – Eu sou uma pessoa que acredita na vida, no ser humano. Creio em Deus e esta crença é que me sustenta. Sou verdadeira, persistente, responsável, generosa. Que em inúmeras vezes e quantas forem necessárias me transformo. Reinventando-me para o bem viver. Gosto de aprender e de ensinar. Acredito no poder de mudança e melhora que cada um traz.

DC – O que você teria feito se não tivesse se tornado uma cirurgiã-dentista?

LS –Nem consigo imaginar, mas estaria dando vazão ao meu lado empreendedora, com o olhar para o crescimento e cuidado com o próximo. Gosto de motivar pessoas e nesta sintonia me motivo a ser melhor a cada dia.

DC – O que gosta de fazer em seus momentos de folga?

LS – Gosto de ler, medito, rezo e rego meus amores- família, plantas.

DC – Uma mensagem para os leitores como cirurgiã-dentista para quem está começando na

área e deseja ingressar nesta profissão.

LS- A Odontologia necessita de dedicação diária e de muito estudo. Persista, pois principalmente o início é desafiador. Lembre-se que o maior sentido de tudo é fazer o seu melhor, em qualquer área que seja, nas pequenas e nas grandes coisas – Seja o seu melhor.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo